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http://ri.ufmt.br/handle/1/5433
Tipo documento: | Tese |
Título: | A atuação profissional do pedagogo técnico no Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT) : entre narrativas singulares e plurais |
Autor(es): | Silva, Silvana de Alencar |
Orientador(a): | Monteiro, Filomena Maria de Arruda |
Membro da Banca: | Monteiro, Filomena Maria de Arruda |
Membro da Banca: | Oliveira, Ozerina Victor de |
Membro da Banca: | Santos, Geniana dos |
Membro da Banca: | Fontoura, Helena Amaral da |
Membro da Banca: | Mello, Geison Jader |
Resumo : | A presente investigação vincula-se à linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. O interesse pela temática “A atuação profissional do Pedagogo Técnico no Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT): entre narrativas singulares e plurais” foi se constituindo de experiências pessoais-sociais e profissionais e, em especial, como Pedagoga no IFMT desde 2008. Entende-se que as experiências dos Pedagogos na instituição constroem desenvolvimento profissional, envolvem dilemas, mas também potencialidades, por isso é importante considerar sentidos e significados do ser Pedagogo no IFMT. Indaga-se: como o Pedagogo Técnico Administrativo do IFMT constrói seu Desenvolvimento Profissional a partir de sua atuação? O objetivo foi: “compreender o Desenvolvimento Profissional construído por Pedagogos Técnicos Administrativos no (IFMT) a partir de sua atuação”, o que requereu situar a trajetória dos Pedagogos participantes da pesquisa; entender desafios, dilemas e potencialidades experienciados na atuação; apreender como as narrativas oficiais-documentais, os contextos micro e macro atravessam narrativas da ação do Pedagogo e interpretar como se dão as relações que este profissional estabelece com a comunidade escolar. Em termos teóricometodológicos, o estudo orientou-se na abordagem qualitativa do tipo Pesquisa narrativa de Clandinin e Connelly. Os textos de campo foram compostos por um conjunto de narrativas, que em conjunto compuseram a unidade narrativa sobre o desenvolvimento de Pedagogos no IFMT. As reflexões interpretativas orientaram-se pelas concepções de formação enquanto Desenvolvimento Profissional Docente (DPD), de docência em uma perspectiva alargada e de identidade como Processos de Identificação. Elegeram-se eixos temáticos correspondentes às dimensões do DPD relacionadas ao pessoal, ao profissional e ao contexto. A composição de sentidos das experiências revela que os Pedagogos exercem a docência, constroem sentidos e significados de Desenvolvimento Profissional singulares e plurais, imbricados em contextos sócio-históricos, temporais e espaciais específicos do IFMT, atravessados por diferentes relações estabelecidas com a gestão, com os docentes e com os Técnicos em Assuntos Educacionais (TAE). O Desenvolvimento Profissional para Pedagogos técnicos requer considerar a qualidade das experiências vivenciadas em sua atuação profissional, bem como apreender que elas se articulam nas dimensões do pessoal-social e de formações compartilhadas. A atuação do Pedagogo se faz como campo teórico e investigativo da educação e do trabalho pedagógico que se realiza na práxis social, sem dicotomias entre as funções técnicas quanto à docência. Outro ponto importante diz respeito às narrativas oficiaisdocumentais. As análises apontaram que estas foram traduzidas por cada Pedagogo de maneira particular, subjetiva, apontando que ele traduz as narrativas oficiais em prol de uma atuação profissional mais próxima de uma concepção crítica e humana de se ir fazendo Pedagogo. Nesse contexto, seria potencializadora políticas de formação continuada, de diretrizes institucionais que articulassem demandas pessoais e de atuação com vistas a processos de identificação que culminem em experiências formativas para a democracia e para a justiça social. |
Resumo em lingua estrangeira: | ABSTRACT: The present investigation is linked to the research line School Organization, Training, and
Pedagogical Practices of the Postgraduate Program in Education of the Federal University of
Mato Grosso. The interest for the theme "The professional performance of the Technical
Pedagogue in the Federal Institute of Education of Mato Grosso (IFMT): between singular and
plural narratives" was constituted from personal-social and professional experiences and,
especially, as a Pedagogue in IFMT since 2008. It is understood that the experiences of
Pedagogues in the institution build professional development, involve dilemmas, but also
potentialities, so it is important to consider senses and meanings of being a Pedagogue in IFMT.
The question is: how does the Technical Administrative Pedagogue of IFMT build their
Professional Development from their performance? The objective was: "to understand the
Professional Development built by Technical Administrative Pedagogues in IFMT based on
their performance", which required to situate the trajectory of the Pedagogues participating in
the research; to understand challenges, dilemmas and potentialities experienced in the
performance; to apprehend how the official-documental narratives, the micro and macro
contexts cross narratives of the Pedagogue's action and to interpret how the relationships that
this professional establishes with the school community occurs. In theoretical and
methodological terms, the study was based on the qualitative approach of Clandinin and
Connelly's narrative research. The field texts were composed of a set of narratives, which
together composed the narrative unit about the development of Pedagogues in IFMT. The
interpretative reflections were guided by the conceptions of training as Professional Teacher
Development (PDD), of teaching in a broad perspective, and of identity as Processes of
Identification. Thematic axes were chosen corresponding to the dimensions of PDD related to
the personal, the professional and the context. The composition of meanings of the experiences
reveals that the Pedagogues exercise teaching, build senses and meanings of singular and plural
Professional Development, imbricated in specific socio-historical, temporal and spatial contexts
of IFMT, crossed by different relations established with the management, with the teachers and
with the Technical Staff in Educational Subjects (TAE). The Professional Development for
technical Pedagogues requires considering the quality of the experiences lived in their
professional performance, as well as understanding that they are articulated in the dimensions
of personal-social and shared formations. The performance of the Pedagogue is done as a
theoretical and investigative field of education and pedagogical work that takes place in the
social praxis, without dichotomies between technical functions and teaching. Another important
point concerns the official-documental narratives. The analyses pointed out that they were
translated by each Pedagogue in a particular, subjective way, indicating that they translate the
official narratives in favor of a professional performance closer to a critical and human
conception of becoming a Pedagogue. In this context, it would be a potentializer of continued
formation policies, of institutional guidelines that articulate personal and performance demands
with a view to identification processes that culminate in formative experiences for democracy
and social justice. RESUMEN: La presente investigación está vinculada a la línea de investigación Organización Escolar, Formación y Prácticas Pedagógicas del Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Federal de Mato Grosso. El interés por el tema "El desempeño profesional del Pedagogo Técnico en el Instituto Federal de Educación de Mato Grosso (IFMT): entre narrativas singulares y plurales" se constituyó a partir de experiencias personales-sociales y profesionales y, especialmente, como Pedagoga en el IFMT desde 2008. Se entiende que las experiencias de los Pedagogos en la institución construyen desarrollo profesional, involucran dilemas, pero también potencialidades, por lo que es importante considerar sentidos y significados de ser Pedagogo en el IFMT. La pregunta es: ¿cómo el Pedagogo Técnico Administrativo del IFMT construye su Desarrollo Profesional a partir de su desempeño? O objetivo foi: "compreender o Desenvolvimento Profissional construído por Pedagogos Técnicos Administrativos no (IFMT) a partir de sua atuação", o que requirdeu situar a trajetória dos Pedagogos participantes da pesquisa; entender desafios, dilemas e potencialidades experenciados na atuação; apreender como as narrativas oficiais-documentais, os contextos micro e macro atravessam narrativas da ação do Pedagogo e interpretar como se dão as relações que este profissional estabelece com a comunidade escolar. En términos teóricos y metodológicos, el estudio se basó en el enfoque cualitativo de la investigación narrativa de Clandinin y Connelly. Os textos de campo foram compostos por um conjunto de narrativas que, em conjunto, compõem a unidade narrativa sobre o desenvolvimento dos Pedagogos no IFMT. Las reflexiones interpretativas se guiaron por las concepciones de formación como Desarrollo Profesional Docente (DDP), de enseñanza en una perspectiva amplia, y de identidad como Procesos de Identificación. Se eligieron ejes temáticos correspondientes a las dimensiones del DDP relacionadas con lo personal, lo profesional y el contexto. La composición de significados de las experiencias revela que los Pedagogos ejercen la docencia, construyen sentidos y significados de Desarrollo Profesional singulares y plurales, imbricados en contextos socio-históricos, temporales y espaciales específicos del IFMT, atravesados por diferentes relaciones establecidas con la dirección, con los docentes y con los Técnicos en Sujetos Educativos (TAE). El Desarrollo Profesional para Pedagogos técnicos requiere considerar la calidad de las experiencias vividas en su desempeño profesional, así como comprender que ellas se articulan en las dimensiones de las formaciones personalessociales y compartidas. El desempeño del Pedagogo se hace como un campo teórico e investigativo de la educación y del trabajo pedagógico que se realiza en la praxis social, sin dicotomías entre las funciones técnicas en cuanto a la enseñanza. Otro punto importante se refiere a las narrativas oficiales-documentales. Los análisis señalaron que éstas fueron traducidas por cada Pedagogo de forma particular y subjetiva, indicando que él traduce las narrativas oficiales a favor de una actuación profesional más próxima de una concepción crítica y humana del ser Pedagogo. En este contexto, sería un potencializador de políticas de formación continuada, de directrices institucionales que articulen demandas y desempeños personales visando procesos de identificación que culminen en experiencias formativas para la democracia y la justicia social. |
Palavra-chave: | Desenvolvimento profissional Docência Identidade Processos de identificação Experiência |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Professional development Teaching Identity Identification processes Experience |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | SILVA, Silvana de Alencar. A atuação profissional do pedagogo técnico no Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT): entre narrativas singulares e plurais. 2023. 249 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5433 |
Data defesa documento: | 27-Fev-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
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