Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5451
Tipo documento: Dissertação
Título: Sobre literatura eletrônica e algumas questões de materialidade e autoria : Fantasia Breve, a Palavra-Espuma, de Rui Torres
Autor(es): Deicke, Débora Keppi
Orientador(a): Pereira, Vinícius Carvalho
Membro da Banca: Moreira, Maria Elisa Rodrigues
Membro da Banca: Pereira, Vinícius Carvalho
Membro da Banca: Silva, Rogério Barbosa da
Resumo : Na ciberliteratura, práticas que por vezes transgridem noções tradicionais de materialidade e autoria advindas da literatura impressa ganham espaço, como o poema gerado por software Fantasia Breve, a Palavra-Espuma, de Rui Torres, em que o texto corre ininterrupto e então desaparece, sendo diferente em cada acesso à página da Web. Em um caminho para a consideração de sua natureza transitória, a presente pesquisa se inicia com uma contextualização desta obra, na qual apresenta brevemente o campo da literatura eletrônica e alguns conceitos caros, aborda os computadores digitais como meio para a ciberliteratura e sua influência nas práticas de leitura e escrita, evidenciada em alguns gêneros de e-lit, como a literatura autogenerativa, com texto gerado pela máquina, para então descrever a performance do poema digital de Torres e sua produção. Em seguida, a pesquisa se volta para as questões de materialidade e autoria que envolvem práticas digitais como desta obra. A materialidade é discutida no sentido da existência das obras digitais ser ameaçada pela obsolescência acelerada das máquinas e também no sentido de poéticas de natureza desmaterial, efêmera. Depois, trata das questões de autoria da e-lit, especificando a produção do poema idealizado por Torres, com geração textual combinatória realizada por software programado por Nuno Ferreira e banco de dados baseados em escritos da poeta experimental Ana Hatherly. Sobre as práticas de escrita combinatória, a pesquisa salienta serem anteriores ao contexto digital, sendo extrapoladas neste. Então, reflete sobre as conexões entre Nuno, Hatherly e Torres, enquanto trata da produção artística através da programação de código e enfoca uma espécie de remix metapoético de Hatherly na obra de Torres, considerando pesquisas teórias e práticas poéticas da autora e, desse modo, demonstrando as possibilidades criativas presentes no contexto digital, muitas vezes ainda não conhecidas e/ou reconhecidas por leitores e pela crítica.
Resumo em lingua estrangeira: In cyberliterature, practices that sometimes transgress traditional notions of materiality and authorship from printed literature gain space, such as the poem generated by software Fantasia Breve, a Palavra-Espuma, by Rui Torres, in which the text runs uninterrupted and then disappears, being different on each access to the Web page. In a way to consider its transitory nature, the present research begins with a contextualization of this work, in which it briefly presents the field of electronic literature and some concepts, then it approaches digital computers as a means for cyberliterature and its influence on practices of reading and writing, evidenced in some genres of e-lit, such as autogenerative literature, with text generated by the machine, to then describe the performance of Torres' digital poem and its production. Afterwards, the research turns to issues of materiality and authorship that involve digital practices such as this poem. Materiality is discussed in the sense of the existence of digital works being threatened by the accelerated obsolescence of machines and also in the sense of poetics of a dematerial, ephemeral nature. Then, it deals with the issues of authorship in e-lit, specifying the production of the poem idealized by Torres, with combinatorial textual generation performed by software programmed by Nuno Ferreira and a database based on the writings of the experimental poet Ana Hatherly. Regarding combinatorial writing practices, the research points out that they preceded the digital context, being extrapolated in it. Thereafter, the research reflects on the connections between Nuno, Hatherly and Torres, while it deals with artistic production through code programming and focuses on a kind of metapoetic remix of Hatherly in Torres' work, considering her theoretical research and poetic practices and, thereby, it demonstrates the possibilities of creation present in the digital context, often not yet known and/or recognized by readers and critics.
Palavra-chave: Literatura eletrônica
Literatura autogenerativa
Materialidade
Autoria
Rui Torres
Palavra-chave em lingua estrangeira: Electronic literature
Autogenerative literature
Materiality
Authorship
Rui Torres
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: DEICKE, Débora Keppi. Sobre literatura eletrônica e algumas questões de materialidade e autoria: Fantasia Breve, a Palavra-Espuma, de Rui Torres. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5451
Data defesa documento: 28-Apr-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

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