Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5454
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Ações identitárias e práticas pedagógicas dos professores Manoki : vivências na Escola Indígena Lino Araxi Irantxe : Aldeia Caititu |
Autor(es): | Santos, Gonçalina Maria de Jesus |
Orientador(a): | Santana, Áurea Cavalcante |
Membro da Banca: | Cintra, Ema Marta Dunck |
Membro da Banca: | Santana, Áurea Cavalcante |
Membro da Banca: | Borges, Flávia Girardo Botelho |
Resumo : | Nesta dissertação, temos como objetivo principal investigar as ações que norteiam as práticas pedagógicas e, especialmente, documentar as políticas de educação e de fortalecimento linguístico adotadas pelos professores da Escola Indígena Lino Araxi Irantxe, situada na aldeia Caititu, da Terra Indígena Tirecatinga, em Sapezal, no estado de Mato Grosso. Atualmente, a língua Irantxe ocupa apenas o espaço escolar e, com isso, vimos a necessidade de promover uma reflexão sobre a situação vivenciada pelos professores e alunos da comunidade. Metodologicamente, a nossa investigação enquadra-se como uma pesquisa qualitativa, em que realizamos um levantamento bibliográfico acerca de diferentes aspectos do povo Irantxe, tais como: culturais, históricos, linguísticos e sociais. Além do levantamento teórico e documental, fizemos pesquisa de campo, com o intuito de coletar dados por meio de entrevistas e das observações livres na aldeia. Para a apresentação dos resultados, estabelecemos um diálogo entre alguns aspectos legais da educação escolar indígena, do percurso de formação dos professores, do Projeto Político Pedagógico da escola e dos dados obtidos por meio das entrevistas. Ao final, temos, como resultado, um retrato da política de educação escolar indígena adotada na aldeia Caititu, além disso, comentamos o impacto da Pandemia provocada pela covid-19 nas práticas pedagógicas atuais. |
Resumo em lingua estrangeira: | In this dissertation, our main objective is to investigate the actions that guide the pedagogical practices and, especially, to document the education and language strengthening policies adopted by the teachers of the Lino Araxi Irantxe Indigenous School, located in the Caititu village, in the Tirecatinga Indigenous Land, in Sapezal, in the state of Mato Grosso. Currently, the Irantxe language occupies only the school space and, thus, we saw the need to promote a reflection on the situation experienced by the teachers and students of the community. Methodologically, our investigation is framed as a qualitative research, in which we conducted a bibliographical survey about distinct aspects of the Irantxe people, such as: cultural, historical, linguistic, and social. Besides the theoretical and documental survey, we did a field research, with the purpose of collecting data through interviews and free observations in the village. For the presentation of the results, we established a dialogue between some legal aspects of indigenous school education, the teachers' training path, the school's Political Pedagogical Project, and the data obtained through the interviews. At the end, we have, as a result, a portrait of the indigenous school education policy adopted in the Caititu village; furthermore, we comment on the impact of the pandemic caused by covid-19 on current pedagogical practices. |
Palavra-chave: | Práticas pedagógicas Revitalização linguística Educação escolar indígena Formação de professores |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Pedagogical practices Linguistic revitalization Indigenous school education Teacher training |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
Referência: | SANTOS, Gonçalina Maria de Jesus. Ações identitárias e práticas pedagógicas dos professores Manoki: vivências na Escola Indígena Lino Araxi Irantxe: Aldeia Caititu. 2021. 127 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5454 |
Data defesa documento: | 21-Sep-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2021_Gonçalina Maria de Jesus Santos.pdf | 1.81 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.