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Tipo documento: Dissertação
Título: Ações identitárias e práticas pedagógicas dos professores Manoki : vivências na Escola Indígena Lino Araxi Irantxe : Aldeia Caititu
Autor(es): Santos, Gonçalina Maria de Jesus
Orientador(a): Santana, Áurea Cavalcante
Membro da Banca: Cintra, Ema Marta Dunck
Membro da Banca: Santana, Áurea Cavalcante
Membro da Banca: Borges, Flávia Girardo Botelho
Resumo : Nesta dissertação, temos como objetivo principal investigar as ações que norteiam as práticas pedagógicas e, especialmente, documentar as políticas de educação e de fortalecimento linguístico adotadas pelos professores da Escola Indígena Lino Araxi Irantxe, situada na aldeia Caititu, da Terra Indígena Tirecatinga, em Sapezal, no estado de Mato Grosso. Atualmente, a língua Irantxe ocupa apenas o espaço escolar e, com isso, vimos a necessidade de promover uma reflexão sobre a situação vivenciada pelos professores e alunos da comunidade. Metodologicamente, a nossa investigação enquadra-se como uma pesquisa qualitativa, em que realizamos um levantamento bibliográfico acerca de diferentes aspectos do povo Irantxe, tais como: culturais, históricos, linguísticos e sociais. Além do levantamento teórico e documental, fizemos pesquisa de campo, com o intuito de coletar dados por meio de entrevistas e das observações livres na aldeia. Para a apresentação dos resultados, estabelecemos um diálogo entre alguns aspectos legais da educação escolar indígena, do percurso de formação dos professores, do Projeto Político Pedagógico da escola e dos dados obtidos por meio das entrevistas. Ao final, temos, como resultado, um retrato da política de educação escolar indígena adotada na aldeia Caititu, além disso, comentamos o impacto da Pandemia provocada pela covid-19 nas práticas pedagógicas atuais.
Resumo em lingua estrangeira: In this dissertation, our main objective is to investigate the actions that guide the pedagogical practices and, especially, to document the education and language strengthening policies adopted by the teachers of the Lino Araxi Irantxe Indigenous School, located in the Caititu village, in the Tirecatinga Indigenous Land, in Sapezal, in the state of Mato Grosso. Currently, the Irantxe language occupies only the school space and, thus, we saw the need to promote a reflection on the situation experienced by the teachers and students of the community. Methodologically, our investigation is framed as a qualitative research, in which we conducted a bibliographical survey about distinct aspects of the Irantxe people, such as: cultural, historical, linguistic, and social. Besides the theoretical and documental survey, we did a field research, with the purpose of collecting data through interviews and free observations in the village. For the presentation of the results, we established a dialogue between some legal aspects of indigenous school education, the teachers' training path, the school's Political Pedagogical Project, and the data obtained through the interviews. At the end, we have, as a result, a portrait of the indigenous school education policy adopted in the Caititu village; furthermore, we comment on the impact of the pandemic caused by covid-19 on current pedagogical practices.
Palavra-chave: Práticas pedagógicas
Revitalização linguística
Educação escolar indígena
Formação de professores
Palavra-chave em lingua estrangeira: Pedagogical practices
Linguistic revitalization
Indigenous school education
Teacher training
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: SANTOS, Gonçalina Maria de Jesus. Ações identitárias e práticas pedagógicas dos professores Manoki: vivências na Escola Indígena Lino Araxi Irantxe: Aldeia Caititu. 2021. 127 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5454
Data defesa documento: 21-Sep-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

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