Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/547
Tipo documento: Dissertação
Título: Documentário e cibercultura : conjunção contemporânea
Autor(es): Camargo, Aliana França
Orientador(a): Possari, Lúcia Helena Vendrúsculo
Membro da Banca: Possari, Lúcia Helena Vendrúsculo
Membro da Banca: Gushiken, Yuji
Membro da Banca: Campos, Maria Cristina de Aguiar
Resumo : Alguns aspectos da contemporaneidade ofereceram variações aos segmentos das artes, e é pensando nestas transformações que este trabalho tem a pretensão de construir um diálogo sobre o audiovisual, especificamente o documentário, em relação à nova forma de cultura – chamada Cibercultura. Através da simulação, existente em outros tempos, mas que tem sua particularidade na esfera virtual, compreendem-se algumas questões sobre as linguagens expandidas do documentário para a Web nesta segunda década do século XXI. A diversificação de público, de formato e mudança na base cultural do documentário (produção, distribuição e exibição) faz com que um novo olhar seja lançado para a criação do gênero para a internet. A base teórica passa pela cultura, Cibercultura, pelos conceitos de interação e de socialidade, e pelas concepções de documentário, a fim de embasar minhas descrições. A metodologia é de abordagem qualitativa, pois busco a construção de sentidos desses documentários: O Som do Tempo, Cidades Visíveis, Restos e Webdoc Verdade. Assim, a descrição visa à constituição deles, inseridos na Cibercultura.
Resumo em lingua estrangeira: Some aspects of contemporaneity have allowed art segments to vary. This work intends to build a dialog on the audiovisual – especially the documentary – by thinking of these transformations in relation to a new type of culture – which is called Cyberculture. Through simulation, which exists in other times – though its particularity is in the virtual sphere, we can understand some issues on the languages that expanded from the documentary to the web (internet) in the second decade of the 21st century. The diversity of public and format as well as the change of the cultural basis of the documentary (exhibition, distribution and production) caused us to have a new perspective on the creation of the genre on the internet. The theoretical basis ranges from culture, cyberculture, concepts of interaction and sociality, to the conceptions of the documentary in order to support my descriptions. The methodology is of a qualitative approach, because I am interested in the sense production in the following documentaries: O som do tempo (The sound of time), Cidades Visíveis (Visible Cities), Restos e Webdoc Verdade (Remains and Webdoc Truth). Thus, the descriptions aim at their formation inserted in the Cyberculture.
Palavra-chave: Webdocumentário
Cibercultura
Interação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Webdocumentary
Cyberculture
Interaction
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: CAMARGO, Aliana França. Documentário e Cibercultura: conjunção contemporânea. 2012. 97 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/547
Data defesa documento: 28-Set-2012
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Aliana França Camargo.pdf1.62 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.