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http://ri.ufmt.br/handle/1/5480
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Questões de gênero em materiais didáticos de português como língua adicional |
Autor(es): | Almeida, Adrielly Carine da Cruz |
Orientador(a): | Borges, Flávia Girardo Botelho |
Membro da Banca: | Borges, Flávia Girardo Botelho |
Membro da Banca: | Lima, Ana Paola de Souza |
Membro da Banca: | Beltrão, Márcio Evaristo |
Resumo : | Discussões relacionadas a questões de gênero (gramatical, social, de orientação) têm sido cada vez mais frequentes em diferentes contextos de atuação, em decorrência da necessidade de adequação para a ocorrência da inclusão de todas as pessoas. Da mesma forma, têm sido frequentes os estudos relacionados ao ensino e aos materiais didáticos de Português como Língua Adicional, visto que a globalização, as migrações e o interesse pelo português aumentaram a zona de contato com pessoas e cultura lusófonas. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo interpretar o modo como o gênero é apresentado em dois livros didáticos de português para estrangeiros, a partir da identificação dos marcadores linguísticos. As questões norteadoras foram: (1) Como os livros didáticos de Português como Língua Adicional (PLA) apresentam seus conteúdos relacionados à identidade de gênero?; (2) Há diferença na apresentação das questões de gêneros nos dois materiais didáticos e, se sim, quais?; e (3) Como tais noções impactam as percepções dos aprendizes em relação aos seus processos de identificação no português?. Para tanto, metodologicamente, nesta dissertação foi proposta uma análise comparativa entre dois livros didáticos de Português para estrangeiros, quais sejam: Novo Avenida Brasil 1 e Plural: Português Pluricêntrico, que foram produzidos em contextos diferentes. A análise comparativa foi realizada a partir das noções sobre estudos de gênero e da reflexão sobre como o tratamento sobre identidades de gênero nos livros didáticos pode impactar o ensino. Para a realização da pesquisa, foi utilizado o método qualitativo, uma vez que foram pesquisados e discutidos significados sociais. A análise evidenciou que existe diferença na composição dos dois materiais didáticos, visto que, ao excluir as relações de gênero em um ambiente de aprendizagem, o aprendiz é limitado em relação ao conhecimento que poderia ser obtido. |
Resumo em lingua estrangeira: | Discussions related to gender issues (grammatical, social, orientation) have been increasingly frequent in different contexts of action, due to the need to adapt to the inclusion of all people. Likewise, studies related to the teaching and teaching materials of Portuguese as an Additional Language have been frequent, since globalization, migrations and the interest in Portuguese have increased the contact zone with Portuguese-speaking people and culture. In this sense, this dissertation aims to interpret the way gender is presented in two Portuguese textbooks for foreigners, based on the identification of linguistic markers. The guiding questions were: (1) How do Portuguese as an Additional Language (PLA) textbooks present their content related to gender identity?; (2) Is there a difference in the presentation of gender issues in the two didactic materials and, if so, which ones?; and (3) How do such notions impact learners' perceptions of their identification processes in Portuguese?. Therefore, methodologically, this dissertation proposes a comparative analysis between two Portuguese textbooks for foreigners, namely: Novo Avenida Brasil 1 and Plural: Português Pluricêntrico, which were produced in different contexts. The comparative analysis was carried out based on notions about gender studies and reflection on how the treatment of gender identities in textbooks can impact teaching. To carry out the research, the qualitative method was used, since social meanings were researched and discussed. The analysis showed that there is a difference in the composition of the two teaching materials, since, by excluding gender relations in a learning environment, the learner is limited in relation to the knowledge that could be obtained. |
Palavra-chave: | Questões de gênero Material didático Português como língua adicional |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Gender issues Didatic material Portuguese as an additional language |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
Referência: | ALMEIDA, Adrielly Carine da Cruz. Questões de gênero em materiais didáticos de português como língua adicional. 2023. 114 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5480 |
Data defesa documento: | 16-Mai-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado |
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