Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5481
Tipo documento: | Tese |
Título: | Do retorno à encruzilhada (afro)epistemológica : perspectivas sobre a literatura latino-americana em Gregorio Martínez Navarro e Manuel Zapata Olivella |
Autor(es): | Nascimento, Lucy Miranda do |
Orientador(a): | Souza, Marinete Luzia Francisca de |
Membro da Banca: | Souza, Marinete Luzia Francisca de |
Membro da Banca: | Carbonieri, Divanize |
Membro da Banca: | Nunes, Jozanes Assunção |
Membro da Banca: | Queiroz, Amarino Oliveira de |
Membro da Banca: | Coelho, Rogério Mendes |
Resumo : | A configuração sociocultural do continente latino-americano se estabelece mediante o encontro nada amistoso entre três grandes grupos étnicos: os povos originários, constituídos socialmente em uma anterioridade pré-hispânica; o europeu, postos como colonizadores; e os africanos, também oriundos de civilizações delineadas por saberes tradicionais, que foram trazidos para as colônias americanas na condição de escravizados. Resguardadas as especificidades culturais de cada país latino-americano, essa relação entre colonizador e colonizados engendrou o ocultamento dos saberes e aportes culturais dos indígenas e negros-africanos, concebidos pela perspectiva eurocentrada como inferiores. Marginalização que instaurou e amparou construções estereotipadas acerca desses povos, principalmente o afrodescendente, as quais se refletem na atualidade. Contudo, é inegável as contribuições afro-indígenas na formação identitária latinoamericana, o que se evidencia em diversas manifestações artísticas e culturais. Isso posto, a literatura de autoria afrodescendente tem contribuído na valorização do sujeito afro, de seus saberes e no seu protagonismo, colocando-o como narrador da sua própria história. Portanto, a presente tese busca (re)pensar outras representações acerca do sujeito afrolatino-americano, bem como, reconhecer seus aportes epistemológicos na construção identitária latino-americana, a partir de perspectivas próprias de autoidentificação do sujeito afrodescendente nas Américas, questões que serão analisadas nas obras Crónica de músicos y diablos, do escritor afro-peruano Gregorio Martínez Navarro e Changó, el gran putas, do antropólogo e escritor afro-colombiano Manuel Zapata Olivella, de modo que o referencial teórico a respeito do conceito de Encruzilhada tratado por Leda Maria Martins, Tássio Ferreira, Luiz Rufino, Juana Elbein Santos, dentre outros(as) e da Pedagogia da Cimarronaje abordada por Rogério Mendes Coelho, Franklin Miranda Robles e Jesús “Chucho” García serão norteadores nesta investigação. |
Resumo em lingua estrangeira: | RESUMEN: La configuración sociocultural del continente latinoamericano se establece mediante el
encuentro ni un poco armónico entre tres grandes grupos étnicos: los pueblos originarios,
constituidos socialmente en una anterioridad prehispánica; el europeo, puestos como
colonizadores; y los africanos, también oriundos de civilizaciones delineadas por saberes
tradicionales, que han sido traídos para las colonias americanas como esclavizados.
Resguardadas las especificidades culturales de cada país latinoamericano, esa relación
entre colonizador y colonizados engendró el ocultamiento de los saberes y aportes
culturales de los indígenas y negro africanos, concebidos por la perspectiva eurocentrada
como inferiores. Marginalización que instauró y legitimó construcciones estereotipadas
acerca de esos pueblos, principalmente el afrodescendiente, las cuales repercuten en la
actualidad. Sin embargo, es innegable las contribuciones indo-afro en la formación
identitaria latinoamericana, lo que se evidencia en diversas manifestaciones artísticas y
culturales. Así, la literatura de autoría afrodescendiente ha contribuido em la valoración
del sujeto afro, de sus saberes y en su protagonismo, poniéndolo como narrador de su
propia historia. Por lo tanto, la presente investigación busca (re)pensar otras
representaciones acerca delsujeto afrolatinoamericano, igualmente, reconocersus aportes
epistemológicos en la construcción identitaria latinoamericana, a partir de perspectivas
propias de autoidentificación del sujeto afrodescendiente en las Américas, cuestiones que
serán analizadas en las obras Crónica de músicos y diablos, del escritor afroperuano
Gregorio Martínez Navarro y Changó, el gran putas, del antropólogo y escritor
afrocolombiano Manuel Zapata Olivella, de modo que el referencial teórico sobre el
concepto de Encrucijada tratado por Leda Maria Martins, Tássio Ferreira, Luiz Rufino,
Juana Elbein dos Santos, entre otros(as) y de la Pedagogía del Cimarronaje abordada por
Rogério Mendes Coelho, Franklin Miranda Robles y Jesús “Chucho” García serán ejes
orientadores en esta tesis. ABSTRACT: The sociocultural configuration of the Latin American continent is established through the unfriendly encounter between three large ethnic groups: the original peoples, socially constituted in a pre-Hispanic precedence; the European, placed as colonizers; and the Africans, also come from civilizations shaped by traditional knowledge, which were brought to the American colonies in the slave condition. Safeguarding the cultural specificities of each Latin American country, this relationship between the colonizer and the colonized engendered the concealment of the knowledge and cultural contributions of indigenous and black Africans, conceived by the Eurocentric perspective as inferior. Marginalization that established and supported stereotyped constructions about these peoples, mainly Afro-descendants, which are reflected in the present. However, the Afroindigenous contributions to the formation of Latin American identity are undeniable. That said, Afro-descendant literature has contributed to the appreciation of the Afro subject, his knowledge and his protagonism, placing him as the narrator of his own history. Therefore, this thesis seeks to (re)think other representations about the Afro-Latin American subject, as well as to recognize its epistemological contributions in the construction of Latin American identity, from perspectives of self-identification of the Afro-descendant subject in the Americas, questions that will be analyzed in the works Crónicas de Músicas y Diablos by the Afro-Peruvian writer Gregorio Martínez Navarro and Changó, el gran putas, by the anthropologist and Afro-Colombian writer Manuel Zapata Olivella, so that the theoretical framework regarding the concept of Encruzilhada (crossroad) treated by Leda Maria Martins, Tássio Ferreira, Luiz Rufino, Juana Elbein Santos, among others and the Pedagogia da Cimarronaje addressed by Rogério Mendes Coelho, Franklin Miranda Robles and Jesús “Chucho” García will the north of this investigation. |
Palavra-chave: | Literatura afro-latino-americana Manuel Zapata Olivella Gregorio Martínez Navarro Encruzilhada (afro)epistemológica Pedagogia da cimarronaje |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Literatura afrolatinoamericana Manuel Zapata Olivella Gregorio Martínez Navarro Encrucijada (afro)epistemológica Pedagogía del cimarronaje |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
Referência: | NASCIMENTO, Lucy Miranda do. Do retorno à encruzilhada (afro)epistemológica: perspectivas sobre a literatura latino-americana em Gregorio Martínez Navarro e Manuel Zapata Olivella. 2023. 154 f. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5481 |
Data defesa documento: | 29-Jun-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2023_Lucy Miranda do Nascimento.pdf | 1.4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.