Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5528
Tipo documento: Tese
Título: Fatores associados a qualidade de vida de professores do ensino fundamental da rede pública de Cuiabá, MT
Autor(es): Santos, Ediálida Costa
Orientador(a): Espinosa, Mariano Martínez
Coorientador: Marcon, Samira Reschetti
Membro da Banca: Rocha, Roseanne Montargil
Membro da Banca: Espinosa, Mariano Martínez
Membro da Banca: Belasco, Angélica Gonçalves Silva
Membro da Banca: Segri, Neuber José
Membro da Banca: Valim, Marilia Duarte
Resumo : A saúde e qualidade de vida constituem entre si complexas relações, subordinadas ao contexto social, de trabalho, econômico, cultural e de questões físicas e psicológicas. A literatura por vezes tem mostrado baixos níveis de qualidade de vida entre professores, no entanto, mais especificamente no Estado de Mato Grosso até o presente momento não foram encontrados estudos relacionados ao tema. O objetivo deste estudo foi analisar os fatores associados à qualidade de vida de professores do ensino fundamental da rede pública de Cuiabá-MT. Trata-se de um estudo de corte transversal, com coleta de dados realizada entre os meses de setembro a dezembro de 2017, que envolveu professores do ensino fundamental regular da rede pública municipal de Cuiabá-MT, de acordo com dados do Censo Escolar. Para o cálculo da amostra foi considerado uma proporção de 50%, além de 35% de possíveis perdas, totalizando uma amostra de 403 professores selecionados por amostragem probabilística estratificada. Foram incluídos no estudo todos os professores que estavam em pleno exercício profissional. Os instrumentos de pesquisa foram: World Health Organization Quality Life-bref (WHOQOL-bref) para a avaliação da qualidade de vida, Condição de Produção Vocal do Professor, Índice de Triagem de Distúrbio de Voz, o Self-Reporting Questionnaire que avalia a presença de transtornos mentais comuns e o Nordic Musculoskeletal Questionnaire para queixa de sintomas osteomoleculares. Os dados foram duplamente digitados e comparados entre si, também foram realizadas análises descritivas e inferenciais dconsiderando nível de significância igual a 0,05. Três manuscritos foram produzidos como produtos da tese. No manuscrito 1, estatísticas descritivas de frequência, tendência central e dispersão (Box Plot) e análises inferenciais com testes de Wilcoxon, Mann-Whitney e Kruskal-Wallis foram realizadas para analisar a qualidade de vida. No manuscrito 2, testes de regressão múltipla de Poisson, método stepwise forward, foram realizados para avaliar os fatores associados à insatisfação com a saúde. No manustcrito 3, modelos regressão múltipla de Poisson hierarquizada em blocos foram realizados para cada dos domínios da qualidade de vida (físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente). Os resultados encontrados neste estudo exibem uma amostra composta por 326 professores, com idade média de 43 anos, 87,12% sexo feminino, 58,95% trabalhava em uma única escola e 54,60% tinham o vínculo empregatício como contratados. A qualidade de vida apresentou menores escore no domínio “meio ambiente” (53,15). Quanto à satisfação com a saúde, 19,5% estavam insatisfeitos e 31,5% indiferentes. Ao comprometimento dos domínios de qualidade de vida, associaram-se fatores como: estado civil sem cônjuge, tempo de deslocamento para o trabalho ≥ 30 minutos, carga horária≥40h/semanais, nunca/raramente tem tempo para realizar as atividades na escola, percepção que o trabalho interfere na saúde, trabalho repetitivo, tempo de docência (10-19 anos), esforço físico intenso, ruído na escola, inatividade física, distúrbios no sono (acordar durante a noite e não acordar descansado), falta de lazer, a ocorrência de transtorno mental, distúrbio de voz e sintomas osteomusculares. Conclui-se que fatores relacionados às características sociodemográficas, do trabalho docente, de hábitos de vida e sono, transtorno mental, queixa osteomuscular e distrúbios de voz afetaram a qualidade de vida.
Resumo em lingua estrangeira: Health and quality of life constitute complex relationships between themselves, subordinated to the social, work, economic, cultural context and physical and psychological issues. The literature has sometimes shown low levels of quality of life among teachers, however, more specifically in the State of Mato Grosso, until now, no studies related to the subject have been found. The objective of this study was to analyze the factors associated with the quality of life of public elementary school teachers in Cuiabá-MT. This is a cross-sectional study, with data collection carried out between September and December 2017, which involved regular elementary school teachers from the municipal public network of Cuiabá-MT, according to data from the School Census. For the calculation of the sample, a proportion of 50% was considered, in addition to 35% of possible losses, totaling a sample of 403 teachers selected by stratified probabilistic sampling. All teachers who were in full professional practice were included in the study. The research instruments were: World Health Organization Quality Life-bref (WHOQOL-bref) for assessing quality of life, Teacher's Vocal Production Condition, Voice Disorder Screening Index, the Self-Reporting Questionnaire that assesses the presence of common mental disorders and the Nordic Musculoskeletal Questionnaire for complaints of osteomolecular symptoms. Data were double entered and compared to each other, descriptive and inferential analyzes were also performed considering a significance level equal to 0.05. Three manuscripts were produced as products of the thesis. In manuscript 1, descriptive statistics of frequency, central tendency and dispersion (Box Plot) and inferential analyzes with Wilcoxon, Mann-Whitney and Kruskal-Wallis tests were performed to analyze quality of life. In manuscript 2, Poisson multiple regression tests, stepwise forward method, were performed to assess the factors associated with health dissatisfaction. In manuscript 3, hierarchical blockwise Poisson multiple regression models were performed for each of the quality of life domains (physical, psychological, social relations and environment). The results found in this study show a sample composed of 326 teachers, with an average age of 43 years, 87.12% female, 58.95% worked in a single school and 54.60% had the employment relationship as contracted. Quality of life had the lowest scores in the “environment” domain (53.15). As for satisfaction with health, 19.5% were dissatisfied and 31.5% indifferent. Compromised quality of life domains were associated with factors such as: marital status without spouse, commuting time ≥ 30 minutes, workload ≥40h/week, never/rarely have time to carry out activities at school, perception that work interferes with health, repetitive work, teaching time (10-19 years), intense physical exertion, noise at school, physical inactivity, sleep disturbances (waking up during the night and not waking up rested), lack of leisure, occurrence of
Palavra-chave: Edidemiologia
Prevalência
Saúde do trabalhador
Professores escolares
Qualidade de vida
Saúde
Palavra-chave em lingua estrangeira: Epidemiology
Prevalence
Worker's health
School teachers
Quality of life
Health
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Saúde Coletiva (ISC)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Referência: SANTOS, Ediálida Costa. Fatores associados a qualidade de vida de professores do ensino fundamental da rede pública de Cuiabá, MT. 2020. 81 f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5528
Data defesa documento: 27-Mar-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ISC - PPGSC - Teses de doutorado

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