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http://ri.ufmt.br/handle/1/5530
Tipo documento: | Tese |
Título: | A formação dos bons professores universitários para licenciatura de Ciências Biológicas : caminhos que possibilitam essa construção |
Autor(es): | Dutra, Leandro Barreto |
Orientador(a): | Martines, Elizabeth Antônia Leonel de Moraes |
Membro da Banca: | Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes |
Membro da Banca: | Gonçalves, Terezinha Valim Oliver |
Membro da Banca: | Leme, Maria Isabel da Silva |
Membro da Banca: | Freitas, Lilliane Miranda |
Resumo : | A pesquisa teve como objetivo geral compreender os caminhos formativos que levaram os bons professores de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a serem quem são e, através dessa compreensão, evidenciar princípios práticos que pudessem nortear a experimentação do fazer docente para outros professores. Pode ser caracterizada como pesquisa mista de modelo aninhado concomitante, de natureza aplicada com procedimentos de campo realizados em uma universidade pública na cidade de Manaus. Após a revisão bibliográfica sobre pesquisas que envolvem a temática do bom professor foi possível considerar essa tese inédita pela caracterização da pesquisa somada a percepção dos discentes sobre a temática e ainda considerando a trajetória de vida dos bons docentes apontados por esses alunos. O apoio central da tese está em Jerome Bruner e em seus conceitos de narrativa, construção de significados e pedagogia popular. O trabalho doutoral pode ser dividido em três etapas: a primeira envolve a percepção dos alunos sobre o conceito de bom professor; a segunda envolve a narrativa autobiográfica dos bons professores do curso apontados pelos alunos e a terceira a conversa em grupo focal com os mesmos docentes. Os resultados dos alunos apontam de modo geral para um complexo de características que os bons professores devem possuir, evidenciando cinco: dominar o conteúdo, dominar a didática, compreender os alunos., ter uma boa relação com os discentes e ser motivador. As narrativas autobiográficas reconstruídas pelo pesquisador apontam para um desenvolvimento profissional dos docentes no sentido de aproximação do modelo cultural de bom professor. Foi possível identificar três fases nesse desenvolvimento: negação; transformação e afirmação. Ainda analisando a trajetória de vida identificou-se quatro marcas formativas: o desenvolvimento da responsabilidade e compromisso consigo e com o outro; as atividades diferenciadas nas disciplinas de estágio supervisionado obrigatório; a relação afetiva com o conteúdo ministrado e; a porosidade e sensibilidade no encontro com o outro. Essas marcas possibilitaram aos três professores a tornarem-se os docentes que hoje são e que na prática demonstram alguns cuidados em seu exercício profissional em três momentos: no preparo das aulas eles se esforçam para dominar o conteúdo, para encontrar atividades diferenciadas e escutam os alunos; nas aulas eles buscam a contextualização dos assuntos com o cotidiano dos discentes, buscam recursos diferenciados para complementarem sua ação e propõem a formação de comunidades de aprendizes e; no pós aula os docentes refletem sobre o acontecido a fim de replanejar as próximas ações buscando a aprendizagem. A intenção de refletir sobre os bons professores não é no sentido de criar modelos universais a serem copiados, mas de apontar modelos possíveis e próximos do cânone cultural do bom professor para que outros docentes se sintam impulsionados a experimentarem a si mesmos nesse processo de ser e se fazer docente. |
Resumo em lingua estrangeira: | The research had as general objective to understand the formative paths that led the good teachers of a Degree course in Biological Sciences to be who they are and, through this understanding, to highlight practical principles that could guide the experimentation of teaching to other teachers. It can be characterized as a mixed research of concomitant nested model, of a nature applied with field procedures performed in a public university in the city of Manaus. After the literature review on research involving the theme of the good teacher, it was possible to consider this thesis unprecedented by the characterization of the research added to the perception of students on the theme and also considering the life trajectory of the good teachers pointed out by these students. The central support of the thesis is in Jerome Bruner and in his concepts of narrative, meaning construction and popular pedagogy. The doctoral work can be divided into three stages: the first involves the perception of students about the concept of good teacher; the second involves the autobiographical narrative of the good teachers of the course appointed by the students and the third the focus group conversation with the same teachers The results of the students point in general to a complex of characteristics that good teachers must possess, evidencing five: mastering the content, mastering didactics, understanding students, having a good relationship with students and being motivating. The autobiographical narratives reconstructed by the researcher point to a professional development of teachers in the sense of approximation of the cultural model of a good teacher. It was possible to identify three phases in this development: denial; transformation and affirmation. Still analyzing the trajectory of life, four formative marks were identified: the development of responsibility and commitment to oneself and to the other; differentiated activities in the disciplines of compulsory supervised internship; the affective relationship with the content taught and; the porosity and sensitivity in the encounter with the other. These marks enabled the three teachers to become the teachers they are today and who in practice demonstrate some care in their professional practice in three moments: in the preparation of classes they strive to master the content, to find differentiated activities and listen to the students; in the classes they seek the contextualization of the subjects with the daily lives of the students, seek different resources to complement their action and propose the formation of communities of apprentices and; in the after-class, teachers reflect on what happened in order to replan the next actions seeking learning. The intention to reflect on good teachers is not in the sense of creating universal models to be copied, but of pointing out possible and close models of the cultural canon of the good teacher so that other teachers feel driven to experience themselves in this process of being and becoming teachers. |
Palavra-chave: | Formação do professor universitário Narrativas autobiográficas Ensino de ciências biológicas |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | University teacher training Autobiographical narratives Biological Science teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | DUTRA, Leandro Barreto. A formação dos bons professores universitários para licenciatura de Ciências Biológicas: caminhos que possibilitam essa construção. 2020. 185 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5530 |
Data defesa documento: | 19-Jun-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
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