Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/556
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Luzo Vinicius Pedroso-
dc.date.accessioned2017-12-15T14:44:30Z-
dc.date.available2012-10-23-
dc.date.available2017-12-15T14:44:30Z-
dc.date.issued2012-10-16-
dc.identifier.citationREIS, Luzo Vinicius Pedroso. O tutorial do ciberespaço: engendramentos de uma técnica de ensino contemporânea. 2012. 112 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/556-
dc.description.abstractThis work analyzes how the tutorials in cyberspace engender new learning spaces and times and contribute to the production of the contemporary world, with their velocity and movement. In this sense, we understand a tutorial as a technique, as a human dimension. As traditional school produces a certain kind of society (The disciplinary society), the current techniques of distance education (e-learning) and on a radical way, tutorials participate in the production of the society of open and continuous control. Underneath these tuition procedures there are technical objects that operate, in relation to subjects either confinement and discipline (traditional school), or controlled movement (tutorials from cyberspace), specially now with semantic web. We start from the observation of the operation of the machines and subjects to understand the actual human-technique agency. An agency that highlights the characteristics of movement, the filtering procedures and the search for information.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2017-11-07T20:58:42Z No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Luzo Vinicius Pedroso Reis.pdf: 29664723 bytes, checksum: 82045e3b6a8556861ffadbeadc17eba7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-12-15T14:44:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Luzo Vinicius Pedroso Reis.pdf: 29664723 bytes, checksum: 82045e3b6a8556861ffadbeadc17eba7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-15T14:44:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Luzo Vinicius Pedroso Reis.pdf: 29664723 bytes, checksum: 82045e3b6a8556861ffadbeadc17eba7 (MD5) Previous issue date: 2012-10-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO tutorial do ciberespaço : engendramentos de uma técnica de ensino contemporâneapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTutorialpt_BR
dc.subject.keywordCiberespaçopt_BR
dc.subject.keywordTécnicapt_BR
dc.subject.keywordWeb semânticapt_BR
dc.subject.keywordAgenciamentopt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, José Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8162237062073092pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, José Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8162237062073092pt_BR
dc.contributor.referee2Galindo, Dolores Cristina Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6781116835399339pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1707138800809752pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa como os tutoriais que circulam no ciberespaço engendram novos espaços-tempo de aprendizagem e com isso contribuem para a produção do mundo contemporâneo, com suas características de velocidade e movimento. Para isso, entendemos o tutorial como uma técnica, como uma dimensão da constituição humana. Assim como a escola tradicional produz um determinado tipo de sociedade (a sociedade disciplinar), as atuais técnicas contemporâneas da educação a distância e, de modo mais radical, os tutoriais participam da produção da sociedade de controle aberto e contínuo. Por trás desses modos de ensinar, estão objetos técnicos que operam em sua relação com os sujeitos ora o confinamento e a disciplina (escola tradicional), ora o movimento controlado (tutoriais), especialmente hoje com a chamada web semântica. Nesse sentido, partimos da observação do funcionamento de máquinas e sujeitos para entender o atual agenciamento homem-técnica. Um agenciamento em que se destaca o movimento, os procedimentos de filtragem e busca por informações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Tutorialpt_BR
dc.subject.keyword2Cyberspacept_BR
dc.subject.keyword2Techniquept_BR
dc.subject.keyword2Semantic webpt_BR
dc.subject.keyword2Agencypt_BR
dc.contributor.referee3Barroso, Ana Beatriz de Paiva Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4577467911381799pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Luzo Vinicius Pedroso Reis.pdf28.97 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.