Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/556
Tipo documento: Dissertação
Título: O tutorial do ciberespaço : engendramentos de uma técnica de ensino contemporânea
Autor(es): Reis, Luzo Vinicius Pedroso
Orientador(a): Leite, José Carlos
Membro da Banca: Leite, José Carlos
Membro da Banca: Galindo, Dolores Cristina Gomes
Membro da Banca: Barroso, Ana Beatriz de Paiva Costa
Resumo : Este trabalho analisa como os tutoriais que circulam no ciberespaço engendram novos espaços-tempo de aprendizagem e com isso contribuem para a produção do mundo contemporâneo, com suas características de velocidade e movimento. Para isso, entendemos o tutorial como uma técnica, como uma dimensão da constituição humana. Assim como a escola tradicional produz um determinado tipo de sociedade (a sociedade disciplinar), as atuais técnicas contemporâneas da educação a distância e, de modo mais radical, os tutoriais participam da produção da sociedade de controle aberto e contínuo. Por trás desses modos de ensinar, estão objetos técnicos que operam em sua relação com os sujeitos ora o confinamento e a disciplina (escola tradicional), ora o movimento controlado (tutoriais), especialmente hoje com a chamada web semântica. Nesse sentido, partimos da observação do funcionamento de máquinas e sujeitos para entender o atual agenciamento homem-técnica. Um agenciamento em que se destaca o movimento, os procedimentos de filtragem e busca por informações.
Resumo em lingua estrangeira: This work analyzes how the tutorials in cyberspace engender new learning spaces and times and contribute to the production of the contemporary world, with their velocity and movement. In this sense, we understand a tutorial as a technique, as a human dimension. As traditional school produces a certain kind of society (The disciplinary society), the current techniques of distance education (e-learning) and on a radical way, tutorials participate in the production of the society of open and continuous control. Underneath these tuition procedures there are technical objects that operate, in relation to subjects either confinement and discipline (traditional school), or controlled movement (tutorials from cyberspace), specially now with semantic web. We start from the observation of the operation of the machines and subjects to understand the actual human-technique agency. An agency that highlights the characteristics of movement, the filtering procedures and the search for information.
Palavra-chave: Tutorial
Ciberespaço
Técnica
Web semântica
Agenciamento
Palavra-chave em lingua estrangeira: Tutorial
Cyberspace
Technique
Semantic web
Agency
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: REIS, Luzo Vinicius Pedroso. O tutorial do ciberespaço: engendramentos de uma técnica de ensino contemporânea. 2012. 112 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/556
Data defesa documento: 16-Out-2012
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Luzo Vinicius Pedroso Reis.pdf28.97 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.