Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5573
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Preparação vocal : diálogos do corpo |
Autor(es): | Vilani, André |
Orientador(a): | Palhares, Taís Helena |
Membro da Banca: | Palhares, Taís Helena |
Membro da Banca: | Oliveira, Pedro Pinto de |
Membro da Banca: | Campos, Helen Luce |
Membro da Banca: | Santos, Ana Cecília dos |
Resumo : | Tendo como contexto a preparação vocal no Coral da Universidade Federal de Mato Grosso, a pesquisa, caracterizada como qualitativa, participante e estudo multicasos, tem como foco diálogos ocorridos entre atores discriminados, sendo eles, o preparador vocal e quatro coralistas, um de cada naipe, no processo de ensino-aprendizagem. Esta pesquisa apresenta discussões sobre o modo como a preparação vocal fomenta os três diálogos de cada ator, a saber, o preparador vocal e o coralista, o preparador vocal consigo mesmo e o coralista consigo mesmo. Tem como base a identidade e sentimento de pertença através de diálogos do corpo, apresentando-o como lugar, bem como pontes de elaboração às quais o cognitivo e o motor, a imagem e o pensamento possam se conectar mediante a pessoa do preparador vocal e o coralista. Para tal, propõe a apresentação de análises de quatro juízes, quanto suas impressões e percepções sobre as formas sonoras, perante gravações áudio visuais no que diz respeito a influência do corpo como lugar como fator exponencial de pertencimento e as imagens constituídas nos diálogos. Da mesma maneira, apresentam questionamentos previstos na auto avaliação realizada pelos coralistas sobre suas experiências e impressões no processo de desenvolvimento vocal após cada encontro executado no Espaço do Coral UFMT. Por fim, discorre sobre os diálogos do preparador vocal consigo mesmo no que tange suas impressões, percepções e considerações acerca do sentimento de pertença que o desenvolvimento vocal gera ao cantor como reflexo de sua identidade corporal através da imagem como pensamento. |
Resumo em lingua estrangeira: | Having as context the vocal preparation in the Choir of the Federal University of Mato Grosso, the research, characterized as qualitative, participant and multi-case study, focuses on dialogues between discriminated actors, being them, the vocal coach and four choristers, one of each suit, in the teaching-learning process. This research presents discussions on how vocal preparation fosters the three dialogues of each actor, namely, the vocal coach and the chorister, the vocal coach with himself, and the chorister with himself. It is based on the identity and sense of belonging through dialogues of the body, presenting it as a place, as well as bridges of elaboration to which the cognitive and the motor, the image and the thought can connect through the person of the vocal coach and the chorister. To this end, it proposes the presentation of analyzes of four judges regarding their impressions and perceptions about the sound forms before audio-visual recordings about the influence of the body as a place as an exponential factor of belonging and the images constituted in the dialogues. Likewise, they present questions foreseen in the self-assessment carried out by the choristers about their experiences and impressions in the process of vocal development after each meeting performed in the UFMT Choir Space. Finally, it discusses the dialogues of the vocal coach with himself regarding his impressions, perceptions, and considerations about the feeling of belonging that vocal development generates to the singer as a reflection of his body identity through image as thought. |
Palavra-chave: | Identidade Sentimento de pertença Corpo como lugar Imagem como pensamento |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Identity Sense of belonging Body as place Image as thought |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
Referência: | VILANI, André. Preparação vocal: diálogos do corpo. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5573 |
Data defesa documento: | 23-Aug-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2023_André Vilani.pdf | 1.32 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.