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Tipo documento: Tese
Título: (Des)teço-me ao professorar : entre linhas formativas e trapilhos da Educação em Ciências
Autor(es): Oliveira, Caroline Barroncas de
Orientador(a): Gonzaga, Amarildo Menezes
Membro da Banca: Aguiar, José Vicente de Souza
Membro da Banca: Ponciano, Nilton Paulo
Membro da Banca: Gonzaga, Amarildo Menezes
Membro da Banca: Martins, France Fraiha
Membro da Banca: Souza, Elizeu Clementino de
Resumo : (Des)Teço-me ao professorar, influenciada pelas (des)continuidades experienciadas, permite que a investigação fosse se redimensionando, transformando-se numa tecitura de múltiplas mediações, que se consubstanciou na seguinte questão problema: De que modo a narrativa de episódios formativos autobiográficos de uma professora-formadora pode contribuir em novas/outras formas de pensar e agir em processos de formação de professores que ensinam ciências?. Recorri à reconstituição da minha própria história de formação acadêmica, objetivando Compreender de que modo a narrativa de episódios autobiográficos de uma professora-formadora pode contribuir em novas/outras formas de pensar e agir em processos de formação de professores que ensinam ciências. Como desdobramento, tive os seguintes objetivos específicos: Narrar os episódios epistêmicos e existenciais que tensionaram meu percurso formativo de professora-formadora em Educação em Ciências; Conhecer que experiências de formação e docência vivenciadas por mim podem indicar caminhos para a formação do professor que ensina ciências na perspectiva da investigação da própria prática; Demonstrar como a minha experiência narrativa de formação pode tornar mais visível e ainda potencializar diversas dimensões do meu percurso formativo em ideias alternativas de formação. Enquanto tese, assumo que: A narrativa autobiografia, enquanto perspectiva epistemológica investigativa, quando ancorada em outras ontologias que acolhem as múltiplas dimensões de saberes centrados na própria vida, mobiliza experiências formativas alternativas na Educação em Ciências. Com o propósito de narrar os episódios autobiográficos utilizei o diário de bordo, relatórios de pesquisa, memorial acadêmico, escrita de carta, documentos diversos, entre outros aparatos metodológicos. O movimento parte do campo da (auto)formação docente, pois assumo o pressuposto que a escrita de si possibilita o autoconhecimento do sujeito professor-formador. É por meio desse percurso movente que (des)construo-me frente às escolhas de vida, das relações que crio com a própria Educação em Ciências e coloco-me em devir em busca constante do saber-viver a partir da criação de ideias alternativas de formação por meio das experimentações inventivas ao professorar.
Resumo em lingua estrangeira: (En) Weaved by teaching, influenced by ongoing (or not) experiences, allowed an investigation to be resized, to become a twist of different views which was embodied in the following problem: How can the narrative of autobiographical formative episodes by a teacher-trainer contribute to new / other ways of thinking and acting in teacher education processes that teach science ?. I went back to my own academic training history, understand how the narrative of autobiographical episodes of a teacher-trainer can contribute to new / other ways of thinking and acting in teacher education processes that teach Science. As unfolding, here are the following applicable goals: Narrating the epistemic and existential episodes that tensioned my formative path as a teacher-trainer in Science Education; To know that training and teaching experiences lived by me can indicate ways for the formation of the teacher who teaches science from the perspective of investigating his own practice; Demonstrate how my narrative training experience can make more visible and further enhance different dimensions of my training path in alternative training ideas. In thesis, assume that: An autobiographical narrative, from an epistemological investigation perspective, when anchored in a rationality that embraces various knowledeges centered on life itself, mobilizing alternative formative experiences in Science Education. In order to narrate the autobiographical data, I used the logbook, research reports, academic memorial, letter writing, various documents, among other methodological devices. The movement starts from the field of teacher (self)education, assuming that that the writing of the possibility or the self-knowledge of the teacher-trainer. Through this moving tracking I (de) build myself before life choices, the relations that it creates with Science Education itself and places me in constant search of knowing-living from the creation of alternative training ideas through inventive experiments to the teacher.
Palavra-chave: Formação de professor
Educação em ciências
Pesquisa narrativa autobiográfica
Experiências
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teacher training
Science education
Autobiographical narrative research
Experiences
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: OLIVEIRA, Caroline Barroncas de.(Des)Teço-me ao professorar: entre linhas formativas e trapilhos da Educação em Ciências. 2020. 152 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5640
Data defesa documento: 28-Set-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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