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Tipo documento: Tese
Título: Construção, validade e reprodutibilidade de um Questionário de Frequência Alimentar (QFA) para escolares de 9 e 10 anos de idade residentes em Cuiabá-MT
Autor(es): Amorim, Ana Cássia Lira de
Orientador(a): Guimarães, Lenir Vaz
Coorientador: Prado, Bárbara Grassi
Membro da Banca: Guimarães, Lenir Vaz
Membro da Banca: Segri, Neuber José
Membro da Banca: Hinnig, Patrícia de Fragas
Membro da Banca: Paternez, Ana Carolina Almada Colucci
Membro da Banca: Rodrigues, Paulo Rogério Melo
Resumo : Os escolares são considerados um grupo vulnerável do ponto de vista nutricional devido à associação entre alimentação infantil e a ocorrência de desvios nutricionais e doenças crônicas não transmissíveis. A avaliação do consumo alimentar nesta faixa etária é fundamental, com atenção na escolha do método. Objetivo: Avaliar o Questionário de Frequência Alimentar para escolares segundo as características de validade e reprodutibilidade. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo metodológico do tipo teste-reteste, realizado com escolares de 9 e 10 anos, de ambos os sexos, regularmente matriculados na rede municipal de ensino de Cuiabá, Mato Grosso. Foram avaliadas as variáveis sociodemográficas e de consumo alimentar. Os dados foram coletados nas unidades escolares por meio de entrevistas. Os alimentos que integram o questionário foram organizados em grupos, segundo a classificação de alimentos NOVA. A avaliação da reprodutibilidade e validade foi realizada por meio do percentual de concordância e discordância, Kappa ponderado, Coeficiente de Correlação Intraclasse e Método de Bland-Altman. Resultados: O questionário construído foi composto por uma lista com 68 itens alimentares, que representam o consumo habitual dos escolares, com reprodutibilidade moderada e concordância razoável. Em relação à validade, o instrumento não refletiu a média de consumo para todos os nutrientes. Conclusão: O instrumento elaborado foi capaz de representar o hábito alimentar dos escolares, apresenta moderada reprodutibilidade e não foi considerado válido para a avaliação do consumo alimentar habitual, do mês antecedente à entrevista.
Resumo em lingua estrangeira: School students are considered to be a vulnerable group from the nutritional standpoint due to the relationship between childhood nutrition and the occurrence of nutritional deviations and non-transmittable chronic diseases. The consumption assessment in this age range is essential, with special attention to the method selection. Objective: To assess the Food Frequency Questionnaire for school students according to validity and reproducibility characteristics. Materials and methods: This is a methodological study of the test-retest type, carried out with 9-10-year-old school students, of both genders, regularly enrolled in the municipal school system of Cuiabá, Mato Grosso. The sociodemographic and food consumption variables were assessed. Data were collected at school units through interviews. The food items comprised in the questionnaire were organized into groups, according to the NOVA food classification system. The assessment of reproducibility and validity was performed through the concordance and discordance rate, weighted Kappa, Intraclass Correlation Coefficient and the Bland-Altman method. Results: The constructed questionnaire was composed by a list of 68 food items, which represent the habitual consumption of the school students, with moderate reproducibility and reasonable concordance. In relation to validity, the instrument did not reflect the average consumption for every nutrient. Conclusion: the elaborated instrument was capable of representing the food consumption habit of the school students, presents moderate reproducibility, and was not considered to be valid for the assessment of the habitual food consumption of the month prior to the interview.
Palavra-chave: Escolar
Questionário de frequência alimentar
Validade
Reprodutibilidade
Inquéritos alimentares
Palavra-chave em lingua estrangeira: Food frequency questionnaire
Validity
Reproducibility
Food inquires
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Saúde Coletiva (ISC)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Referência: AMORIM, Ana Cássia Lira de. Construção, validade e reprodutibilidade de um Questionário de Frequência Alimentar (QFA) para escolares de 9 e 10 anos de idade residentes em Cuiabá-MT. 2020. 136 f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Saúde Coletiva, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5645
Data defesa documento: 28-Jul-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ISC - PPGSC - Teses de doutorado

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