Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5655
Tipo documento: Dissertação
Título: MicroBio Bactérias : um aplicativo educacional para o ensino de microbiologia no ensino médio
Autor(es): Silva, Alessandra Vieira da
Orientador(a): Oliveira, Márcia Teixeira de
Membro da Banca: Cabral, Hiléia Monteiro Maciel
Membro da Banca: Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Oliveira, Márcia Teixeira de
Resumo : Destaca-se que há muitos conteúdos no campo do conhecimento biológico que requerem compreensão de caráter abstrato, dificultando o processo de ensino aprendizagem. Este tema emergiu como importante para estudantes contemporâneos que lidam com tecnologias de informação com atualizações diárias podendo, também, auxiliar o professor a oportunizar aos alunos o contato com conceitos biológicos de forma virtual, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, elegemos um dos objetos do conhecimento mais abstratos no âmbito do Ensino de Biologia, que são alguns conceitos abordados nas aulas de Microbiologia. A abstração é vista com frequência nas aulas de Microbiologia principalmente em razão das dimensões dos organismos ali tratados. Diante dessa constatação, indagações a seguir emergiram e orientaram a pesquisa: Como o uso de aplicativos pode tornar as aulas de Biologia mais atrativas e facilitar o processo de ensino aprendizagem, por meio de investigação? Considerando o contexto da problemática e a pergunta de pesquisa, objetivou-se desenvolver um aplicativo educacional, que possa contribuir e facilitar a compreensão da biologia das bactérias que compõem o microbioma intestinal humano, tornando as aulas de Microbiologia menos abstratas aumentando a compreensão de conceitos microbiológicos. De abordagem qualitativa, o aplicativo denominado MicroBio Bactérias foi criado para alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma Escola Estadual, no município de Rondonópolis, Mato Grosso e avaliado por 30 professores de Biologia. A produção de dados se deu por meio de questionários elaborados no formulário eletrônico Google Forms, enviado via link por aplicativos de mensagens. Os colaboradores dessa pesquisa constataram a relevância do tema abordado no app. A pesquisa produziu resultados acerca da relação entre tecnologia e ensino de Biologia no sentido de otimizar uma aproximação do conhecimento de forma mais prática e investigativa.
Resumo em lingua estrangeira: It´s noteworthy that there´re a lot of contents in the field of biological knowledge that require understanding of an abstract nature, making the teaching-learning process difficult. This topic emerged as important for contemporary students who deal with information technologies with daily updates and can also help the teacher to give students the opportunity to contact biological concepts in a virtual way, helping in the teaching and learning process. In this context, we chose one of the most abstract objects of knowledge in the field of Teaching´s Biology, that are some concepts covered in Microbiology classes. The Abstraction is frequently seen in Microbiology classes mainly reason of the dimensions of the organisms treated there. In view of this realization, the following questions emerged and guided the research: How can the use of applications become the Biology classes more attractive and facilitate the teaching-learning process, through investigation? Considering the context of the problem and the research question, the aimed it to develop an application´s educational that can contribute and facilitate the understanding of the biology of the bacteria that compose the human intestinal microbiome, become the Microbiology classes less abstract, increasing the understanding of microbiological concepts. The qualitative approach, the application called MicroBio Bactérias was created by 2nd grade high school students, at a State School in the Rondonópolis city, in the state of the Mato Grosso, and rated by 30 Biology teachers. The data production happened through questionnaires prepared in the Google Forms electronic form, sent via a link through messaging applications. The collaborators of this research found the relevance of the topic approached in the app. The research produced results about the relationship between technology and Biology teaching in the way to optimize an approximation to knowledge in a more practical and investigative way.
Palavra-chave: Método científico
Microbiota
Prebióticos
Probióticos
Transplante de fezes
Palavra-chave em lingua estrangeira: Scientific method
Microbiota
Prebiotics
Probiotics
Stool transplantation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Biociências (IB)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
Referência: SILVA, Alessandra Vieira da. MicroBio bactérias: um aplicativo educacional para o ensino de microbiologia no ensino médio. 2022. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5655
Data defesa documento: 24-Jun-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Alessandra Vieira da Silva.pdf11.79 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2022_Alessandra Vieira da Silva - Prod. Educacional.pdf10.56 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.