Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5657
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGóes, Alyne Débora Gonçalves-
dc.date.accessioned2024-08-09T13:37:09Z-
dc.date.available2022-04-20-
dc.date.available2024-08-09T13:37:09Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.identifier.citationGÓES, Alyne Débora Gonçalves. Autopercepção de competência e resiliência nos cursos de Educação Física: um estudo comparativo em período de pandemia. 2022. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5657-
dc.description.abstractThe present study aimed to analyze the self-perception of competence in Physical Education and professional resilience during periods of mandatory internships with students and professionals trained in a period of social isolation. The sample consisted of 58 students, 33 women (28.18 ± 6.22 years) and 25 men (27.32 ± 6.33 years) from the physical education course of five public HEIs in the state of Mato Grosso, and in order to compare the outcome, 100 professionals trained in physical education participated, being 54 women (33.80 ± 5.93 years old) and 46 men (36.43 ± 7.86 years old). As an auxiliary collection tool, Google Forms was used, containing demographic questions for the purpose of obtaining independent variables and also the instruments chosen to carry out the study. They are: the Scale of Self-Perception of Professional Competence in Physical Education and Sports and the Connor-Davidson Resilience Scale-10 for Brazil – RISC-10. The results revealed that, among students, women were more resilient and among trained professionals, men showed better results than women in the self-perception of competence and resilience. It is concluded that despite the context of social isolation and according to the current literature, academics of both sexes completed the supervised curricular internship and the median results in self-perception of competence (2.97) and resilience (29) demonstrate that the subjects have self-awareness and resiliencept_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-05-03T16:48:30Z No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Alyne Débora Gonçalves Góes.pdf: 2759163 bytes, checksum: 9b8284d3ea47ecc374d6076cdc941d77 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-08-09T13:37:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Alyne Débora Gonçalves Góes.pdf: 2759163 bytes, checksum: 9b8284d3ea47ecc374d6076cdc941d77 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-09T13:37:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Alyne Débora Gonçalves Góes.pdf: 2759163 bytes, checksum: 9b8284d3ea47ecc374d6076cdc941d77 (MD5) Previous issue date: 2022-02-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAutopercepção de competência e resiliência nos cursos de Educação Física : um estudo comparativo em período de pandemiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFormação inicialpt_BR
dc.subject.keywordCompetência profissionalpt_BR
dc.subject.keywordEducação físicapt_BR
dc.subject.keywordResiliênciapt_BR
dc.contributor.advisor1Aburachid, Layla Maria Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8307738208768434pt_BR
dc.contributor.referee1Aburachid, Layla Maria Campos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8307738208768434pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Schelyne Ribas da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7097732627026723pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4243663054830620pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve por objetivo analisar a autopercepção de competência em Educação Física e a resiliência profissional durante os períodos de estágios obrigatórios com estudantes e profissionais formados em período de isolamento social. A amostra foi constituída por 58 estudantes, sendo 33 mulheres (28,18 ± 6,22 anos) e 25 homens (27,32 ± 6,33 anos) do curso de educação física de cinco IES públicas do estado de Mato Grosso, e de modo a comparar o desfecho, participaram 100 profissionais formados em educação física, sendo 54 mulheres (33,80 ± 5,93 anos) e 46 homens (36,43 ± 7,86 anos). Como ferramenta auxiliar de coleta utilizou-se o Google Forms, contendo questões demográficas para fins de obtenção de variáveis independentes e também os instrumentos eleitos para a concretização do estudo. São eles: a Escala de Autopercepção de Competência Profissional em Educação Física e Desportos e a Escala de Resiliência-10 de Connor-Davidson para o Brasil – RISC-10. Os resultados revelaram que, entre os estudantes, as mulheres foram mais resilientes e entre os profissionais formados os homens apresentaram melhores resultados que as mulheres na autopercepção de competência e resiliência. Conclui-se que apesar do contexto de isolamento social e conforme a literatura vigente, os acadêmicos de ambos os sexos concluíram o estágio curricular supervisionado e os resultados das medianas na autopercepção de competência (2,97) e na resiliência (29) demonstram que os sujeitos têm autopercepção e resiliência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Initial trainingpt_BR
dc.subject.keyword2Professional competencept_BR
dc.subject.keyword2Physical educationpt_BR
dc.subject.keyword2Resiliencept_BR
dc.contributor.referee3Fiorese, Lenamar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5838785367664224pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PPGEF – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Alyne Débora Gonçalves Góes.pdf2.69 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.