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http://ri.ufmt.br/handle/1/5657
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Autopercepção de competência e resiliência nos cursos de Educação Física : um estudo comparativo em período de pandemia |
Autor(es): | Góes, Alyne Débora Gonçalves |
Orientador(a): | Aburachid, Layla Maria Campos |
Membro da Banca: | Aburachid, Layla Maria Campos |
Membro da Banca: | Silva, Schelyne Ribas da |
Membro da Banca: | Fiorese, Lenamar |
Resumo : | O presente estudo teve por objetivo analisar a autopercepção de competência em Educação Física e a resiliência profissional durante os períodos de estágios obrigatórios com estudantes e profissionais formados em período de isolamento social. A amostra foi constituída por 58 estudantes, sendo 33 mulheres (28,18 ± 6,22 anos) e 25 homens (27,32 ± 6,33 anos) do curso de educação física de cinco IES públicas do estado de Mato Grosso, e de modo a comparar o desfecho, participaram 100 profissionais formados em educação física, sendo 54 mulheres (33,80 ± 5,93 anos) e 46 homens (36,43 ± 7,86 anos). Como ferramenta auxiliar de coleta utilizou-se o Google Forms, contendo questões demográficas para fins de obtenção de variáveis independentes e também os instrumentos eleitos para a concretização do estudo. São eles: a Escala de Autopercepção de Competência Profissional em Educação Física e Desportos e a Escala de Resiliência-10 de Connor-Davidson para o Brasil – RISC-10. Os resultados revelaram que, entre os estudantes, as mulheres foram mais resilientes e entre os profissionais formados os homens apresentaram melhores resultados que as mulheres na autopercepção de competência e resiliência. Conclui-se que apesar do contexto de isolamento social e conforme a literatura vigente, os acadêmicos de ambos os sexos concluíram o estágio curricular supervisionado e os resultados das medianas na autopercepção de competência (2,97) e na resiliência (29) demonstram que os sujeitos têm autopercepção e resiliência. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present study aimed to analyze the self-perception of competence in Physical Education and professional resilience during periods of mandatory internships with students and professionals trained in a period of social isolation. The sample consisted of 58 students, 33 women (28.18 ± 6.22 years) and 25 men (27.32 ± 6.33 years) from the physical education course of five public HEIs in the state of Mato Grosso, and in order to compare the outcome, 100 professionals trained in physical education participated, being 54 women (33.80 ± 5.93 years old) and 46 men (36.43 ± 7.86 years old). As an auxiliary collection tool, Google Forms was used, containing demographic questions for the purpose of obtaining independent variables and also the instruments chosen to carry out the study. They are: the Scale of Self-Perception of Professional Competence in Physical Education and Sports and the Connor-Davidson Resilience Scale-10 for Brazil – RISC-10. The results revealed that, among students, women were more resilient and among trained professionals, men showed better results than women in the self-perception of competence and resilience. It is concluded that despite the context of social isolation and according to the current literature, academics of both sexes completed the supervised curricular internship and the median results in self-perception of competence (2.97) and resilience (29) demonstrate that the subjects have self-awareness and resilience |
Palavra-chave: | Formação inicial Competência profissional Educação física Resiliência |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Initial training Professional competence Physical education Resilience |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Referência: | GÓES, Alyne Débora Gonçalves. Autopercepção de competência e resiliência nos cursos de Educação Física: um estudo comparativo em período de pandemia. 2022. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5657 |
Data defesa documento: | 23-Fev-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FEF – PPGEF – Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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