Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5665
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Um infográfico como objeto virtual de aprendizagem de fenômenos eletromagnéticos para o ensino médio |
Autor(es): | Franco, Welker Lopes |
Orientador(a): | Pereira, Rosângela Borges |
Membro da Banca: | Pereira, Rosângela Borges |
Membro da Banca: | Moraes, Arian Paulo de Almeida |
Membro da Banca: | Silva, Elvis Lira da |
Resumo : | O presente trabalho intitulado Um infográfico como objeto virtual de aprendizagem de fenômenos eletromagnéticos para o ensino médio objetivou a elaboração de material didático sobre o tema, que foi implementado nas turmas de 3° ano A e B do ensino médio da Escola Estadual Marechal Eurico Gaspar Dutra na cidade de Barra do Garças – MT. O mundo tecnológico que conhecemos, dos aparelhos mais simples aos mais sofisticados, é forjado pela existência de campos magnéticos: geração de energia elétrica, aparelhos elétricos residenciais e industriais, aparelhos médicos, aceleradores de partículas, localização terrestre, motores elétricos, cartões magnéticos etc. No entanto, os livros-texto didáticos não dão uma dimensão exata dessa importância, pois muitas vezes o material é muito seccionado, dificultando uma visão de todo que leve, ao final, ao entendimento dos fenômenos do eletromagnetismo. O presente trabalho foi constituído pela concepção, elaboração e implementação em sala de aula de um material didático instrucional – nosso produto educacional - que aborda o magnetismo de maneira integrada, começando com um levantamento histórico desde a descoberta da magnetita e dos principais cientistas envolvidos nas principais descobertas sobre as propriedades do campo magnético, sua relação com os campos elétricos e a sofisticada Lei da Indução de Faraday, bem como as principais aplicações do magnetismo em nossa vida cotidiana e as possibilidades abertas pelos eletroímãs supercondutores. O produto educacional, elaborado na plataforma CANVA FOR EDUCATION consiste em uma sequência de 15 (quinze) aulas, ministradas de modo remoto, com ênfase na abordagem teórica, complementadas com vídeo-experimentos, simulações computacionais e experimentações demonstrativas. As atividades de fixação de conteúdo têm destaque nas aulas e foram elaboradas para engajar o aluno, permitindo uma participação ativa, descontraída e interativa, através de atividades lúdicas, como desafios, jogos de tabuleiro e jogos online (Kahoot!). Como resultado de nosso trabalho, percebemos que o conjunto de ferramentas pedagógicas consolidadas no nosso produto educacional - mediadas pelos objetos virtuais de aprendizagem - contribuiu para o aprofundamento dos conteúdos, despertou a curiosidade e o interesse dos estudantes pelo tema e ainda promoveu a divulgação científica. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present work entitled An infographic as a virtual learning object of electromagnetic phenomena for High School, aimed at the elaboration of didactic material on the subject, which was implemented in classes of 3rd year A and B of high school of the Escola Estadual Marechal Eurico Gaspar Dutra in the city of Barra do Garças – MT. The technological world as we know it, from the simplest to the most sophisticated devices, is forged by the existence of electromagnetic fields: electricity generation, residential and industrial electrical appliances, medical devices, particle accelerators, terrestrial location, electric motors, magnetic cards, etc. However, textbooks do not give an exact dimension of this importance, because the material is often very sectioned, making it difficult to see the whole thing that leads, in the end, to an understanding of the phenomena of electromagnetism. This work was constituted by the conception, elaboration and implementation in the classroom of an instructional didactic material - our educational product - that approaches electromagnetism in an integrated way, starting with a historical survey since the discovery of magnetite and the main scientists involved in the main discoveries about the properties of the magnetic field, its relationship to electric fields and the sophisticated Faraday's Law of Induction, as well as the main applications of electromagnetism in our everyday life and the possibilities opened up by superconducting electromagnets. The educational product, elaborated on the CANVA FOR EDUCATION platform, consists of a sequence of 15 (fifteen) classes, taught remotely, with an emphasis on the theoretical approach, complemented with video experiments, computer simulations and demonstrative experiments. Content fixation activities are highlighted in classes and were designed to engage the student, allowing active, relaxed and interactive participation, through playful activities such as challenges, board games and online games (Kahoot!). As a result of our work, we realized that the set of pedagogical tools consolidated in our educational product - mediated by virtual learning objects - contributed to the deepening of the contents, aroused the curiosity and interest of students in the theme and also promoted scientific dissemination. |
Palavra-chave: | Ensino de física Fenômenos eletromagnéticos Objetos virtuais de aprendizagem Simulação computacional Infográficos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Physics teaching Electromagnetic phenomena Virtual learning objects Computer simulation Infographics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF |
Referência: | FRANCO, Welker Lopes. Um infográfico como objeto virtual de aprendizagem de fenômenos eletromagnéticos para o ensino médio. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5665 |
Data defesa documento: | 4-Mai-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2022_Welker Lopes Franco.pdf | 16.89 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.