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Tipo documento: Dissertação
Título: Jardim botânico escolar : unidade de conservação e educação
Autor(es): Lima, Eliani Antunes da Silva
Orientador(a): Pasa, Maria Corette
Membro da Banca: Pasa, Maria Corette
Membro da Banca: Cerqueira, Lenicy Lucas de Miranda
Membro da Banca: Valentini, Carla Maria Abido
Resumo : A arborização escolar, pelas suas múltiplas vantagens, é uma estratégia facilitadora do conhecimento da botânica para os alunos. E o jardim botânico é um instrumento que facilita com que o conhecimento escolar se aproxime de um saber significativo em relação a responsabilidade socioambiental, além de proporcionar o resgate etnobotânico do conhecimento tradicional. O presente estudo teve como objetivo construir e gerenciar um jardim botânico na Escola Estadual José de Mesquita, no município de Cuiabá, MT, para a realização de práticas relacionadas à botânica e etnobotânica, conciliando os conhecimentos empíricos aos científicos, no ensino médio. Para a análise qualitativa e quantitativa foram utilizadas as técnicas de pré-teste, entrevistas do tipo semiestruturada e aberta, observação direta, turnê-guiada, anotações de campo e registro de imagens, organizadas em planilha de dados. Com relação a abordagem quantitativa das plantas medicinais, esta foi realizada a partir dos cálculos de Nível de Fidelidade (NF), Fator de Correção (FC) e a frequência relativa do uso de cada espécie citada (Pcusp). As coletas de dados foram realizadas no período de novembro de 2021 a julho de 2022 com 80 pessoas, todas familiares dos alunos em 75 residências, abrangendo 09 bairros da cidade de Cuiabá. De acordo com a tabulação dos dados, a maioria dos entrevistados (86,25%) pertencem ao gênero feminino, com idade entre 61 a 80 anos e com grau de instrução do ensino fundamental incompleto. Foram registradas 163 diferentes espécies de plantas cultivadas nos quintais dos entrevistados, distribuídas em 65 famílias botânicas. As famílias, que apresentaram maior representatividade foram: Asteraceae, Lamiaceae e Fabaceae. Das espécies citadas, 71,00% são exóticas e 29,00% nativas, a etnocategoria mais citadas foram: medicinal (47,00%), alimentar (27,00%), ornamental (20,00%) e outros usos (6,00%). Em relação a etnocategoria medicinal, as espécies que apresentaram os maiores percentuais de concordância de uso (Pcusp) com 100,00% foi o boldo (Plectranthus barbatus Andrews), seguido da erva-cidreira (Melissa officinalis L.) com 73,80%. O jardim botânico na escola foi implantado com o envolvimento de toda a comunidade escolar, em 329 m² foram plantadas 68 mudas, de 53 espécies diferentes, com o plantio das espécies medicinais e frutíferas mais citadas pelos entrevistados. O conhecimento empírico, que os familiares dos estudantes da escola, alvo do estudo, possuem sobre plantas, constitui um saber etnobotânico de essencial relevância na preservação da cultura da comunidade em relação a conservação da flora e do amplo uso de plantas medicinais.
Resumo em lingua estrangeira: School afforestation, due to its multiple advantages, is a strategy that facilitates knowledge of botany for students. And the botanical garden is an instrument that makes it easier for school knowledge to approach significant knowledge in relation to socio-environmental responsibility, in addition to providing the ethnobotanical rescue of traditional knowledge. The present study aimed to build and manage a botanical garden at the José de Mesquita State School, in the city of Cuiabá, MT, to carry out practices related to botany and ethnobotany, reconciling empirical and scientific knowledge, in high school. For the qualitative and quantitative analysis, pre-test techniques were used, semi-structured and open interviews, direct observation, guided tour, field notes and image recording, organized in a data sheet. With regard to the quantitative approach of medicinal plants, this was carried out from the calculations of Level of Loyalty (NF), Correction Factor (FC) and the relative frequency of use of each cited species (Pcusp). Data collection was carried out from November 2021 to July 2022 with 80 people, all family members of the students in 75 homes, covering 09 neighborhoods in the city of Cuiabá. According to the data tabulation, the majority of respondents (86.25%) are female, aged between 61 and 80 years and with incomplete elementary school education. A total of 163 different species of plants cultivated in the interviewees' backyards were registered, distributed in 65 botanical families. The families that presented the greatest representation were: Asteraceae, Lamiaceae and Fabaceae. Of the cited species, 71.00% are exotic and 29.00% native, the most cited ethnocategory were: medicinal (47.00%), food (27.00%), ornamental (20.00%) and other uses (6.00%). Regarding the medicinal ethnocategory, the species that presented the highest percentages of use agreement (Pcusp) with 100.00% was boldo (Plectranthus barbatus Andrews), followed by lemon balm (Melissa officinalis L.) with 73.80%. The botanical garden at the school was implemented with the involvement of the entire school community, in 329 m² 68 seedlings of 53 different species were planted, with the planting of medicinal and fruit species most cited by respondents. The empirical knowledge that the relatives of the students of the school, the target of the study, have about plants, constitutes an ethnobotanical knowledge of essential relevance in the preservation of the culture of the community in relation to the conservation of the flora and the wide use of medicinal plants.
Palavra-chave: Etnobotânica
Comunidade escolar
Conservação da biodiversidade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Ethnobotany
School community
Biodiversity conservation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Engenharia Florestal (FENF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais
Referência: LIMA, Eliani Antunes da Silva. Jardim botânico escolar: unidade de conservação e educação. 2023. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Engenharia Florestal, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5733
Data defesa documento: 24-Fev-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FENF – PPGCFA – Dissertações de mestrado

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