Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/578
Tipo documento: Dissertação
Título: Música e intersemiose : apontamentos sobre concepção e processos de criação
Autor(es): Pena, Luciano Nolasco Campbell
Orientador(a): Victório, Roberto Pinto
Membro da Banca: Victório, Roberto Pinto
Membro da Banca: Soares, Teresinha Rodrigues Prada
Membro da Banca: Nunes Filho, Pauxy Gentil
Resumo : .Pautado em uma aproximação da música com a semiótica de C. S. Peirce, este trabalho tem como objetivo introduzir a intersemiose como princípio epistemológico para os processos de criação musical. A intersemiose é o eixo que conduz a tradução e a articulação dos signos entre diferentes sistemas de arte (verbal, visual e sonoro), incluindo a interação entre as diversas modalidades de arte como a música, a dança, as artes cênicas, o cinema, a literatura etc.. Foram traçadas algumas linhas de convergência entre a estética, a semiótica, as teorias da comunicação e informação, linguística, composição e análise musical, o que possibilita ao leitor múltiplos caminhos para o entendimento do tema. O estudo levanta alguns exemplos de criação musical contemporânea, como aqueles que se baseiam em deslocamentos conceituais com a sua música; o uso de procedimentos de intertextualidade, no qual o compositor parte de um referencial musical ou extramusical, procurando estabelecer uma interdependência dialógica; as transduções realizadas por meios tecnológicos ao converter, por exemplo, imagem ou gestos corporais em sons, cálculos matemáticos em música; dentre outros exemplos.
Resumo em lingua estrangeira: .Guided by an approximation of music with semiotics by C. S. Pierce, this dissertation aims to introduce intersemiosis with an epistemological start towards musical creation. Intersemiosis is the axis that leads translation and signal articulation among different systems (verbal, visual and audible ones), including interaction considering different approaches of art with music, dance, performing arts, cinema, literature, and others. There have been established some lines of convergence of esthetics, semiotic, theories of communication and information, linguistics, composition and analysis of music, what enables the reader multiple ways to the understanding of the theme. The study raises some examples of contemporary musical creation, like those that are based on conceptual displacements, in which the composer, from an existing concept or theory, seeks to maintain material, structural and conceptual resemblance with music; the use of procedure of intertextuality, in which the composer takes musical or extramusical as a reference, looking forward to determine a dialogic interdependence; the transductions made by technologies in pursuit of converting, for instance pictures or gestures in sounds, mathematics calculus in music, not to mention other examples.
Palavra-chave: Música e semiótica
Música e intersemiose
Processos de concepção e criação
Composição musical
Tradução e intersemiótica
Palavra-chave em lingua estrangeira: Music and semiotics
Music and intersemiosis
Processes of conception and creation
Musical composition
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: PENA, Luciano Nolasco Campbell. Música e intersemiose: apontamentos sobre concepção e processos de criação. 2013. 155 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/578
Data defesa documento: 1-Jul-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Luciano Nolasco Campbell Pena.pdf1.81 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.