Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5783
Tipo documento: Dissertação
Título: Modelos virtuais e modelagem didática : uma abordagem significativa para o ensino da embriologia animal : do zigoto à neurulação
Autor(es): Silva, Carlos Faria
Orientador(a): Castro, Edward Bertholine de
Membro da Banca: Roehrs, Marfa Magali
Membro da Banca: Castro, Edward Bertholine de
Membro da Banca: Mueller, Eduardo Ribeiro
Resumo : O presente trabalho tem como escopo um estudo que busca compreender as contribuições de uma proposta de ensino, por meio de uma Sequência Didática (SD) que têm como instrumentos mediadores o uso de um web-site com simuladores, animações e a modelagem como recursos auxiliares no ensino da embriologia animal – do zigoto à neurulação. O estudo foi realizado remotamente em uma escola da capital Cuiabá-MT, com a participação de doze alunos da primeira série do Ensino Médio e, para a avaliação da SD considerou-se os estudantes desta pesquisa e a participação de cinco professores. A investigação tem como constructo teórico conceitos importantes como práxis, dialética, construtivismo, contexto sócio histórico, açãoreflexão-ação, estes convergem para uma linha filosófica do materialismo sócio histórico dialético. Considerou -se os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Paul Ausubel. onde os conhecimentos prévios (subsunçores) dos estudantes servirão como ponto de apoio para a apresentação da nova informação e, também o Método de Vinholi Junior na categorização destes conhecimentos. Os resultados da investigação evideciaram, a partir das análises dos resultados obtidos, por meio dos questionários aplicados, antes e depois da aplicação da SD, que em grande parte dos escolares apresentaram avanços em sua aprendizagem em relação ao que observou-se no questionário inicial.
Resumo em lingua estrangeira: The scope of this work is a study that seeks to understand the contributions of a teaching proposal through a Didactic Sequence (SD) that have as mediating instruments the use of a website with simulators, animations and modeling as auxiliary resources in the teaching animal embryology - from zygote to neurulation. The study was carried out remotely in a school in the capital Cuiabá-MT, with the participation of twelve students from the first year of high school and, for the evaluation of DS, the students of this research and the participation of five teachers were considered. The investigation has as its theoretical construct important concepts such as praxis, dialectics, constructivism, socio-historical context, action – reflection-action, these converge to a philosophical line of dialectical socio-historical materialism. The assumptions of the Theory of Meaningful Learning (SAT) by David Paul Ausubel were considered, where the students' previous knowledge (subsumers) will serve as a support point for the presentation of new information and also the Vinholi Junior Method in the categorization of this knowledge. The results of the investigation showed from the analysis of the results obtained through the questionnaires applied before and after the application of the SD that most of the students showed advances in their learning in relation to what was observed in the initial questionnaire.
Palavra-chave: Sequência didática
Aprendizagem significativa
Materialismo sócio
Histórico dialético
Palavra-chave em lingua estrangeira: Following teaching
Meaningful learning
Dialectical socio
Historical materialism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais
Referência: SILVA, Carlos Faria. Modelos virtuais e modelagem didática: uma abordagem significativa para o ensino da embriologia animal: do zigoto à neurulação. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5783
Data defesa documento: 30-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado
CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Carlos Faria Silva (1).pdf2.57 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.