Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5794
Tipo documento: Dissertação
Título: O esporte no contexto escolar : organização e prática extracurricular
Autor(es): Silva Junior, Edesio Rodrigues da
Orientador(a): Reverdito, Riller Silva
Membro da Banca: Reverdito, Riller Silva
Membro da Banca: Moreira, Evando Carlos
Membro da Banca: Collet, Carine
Resumo : O esporte é um fenômeno sociocultural que está cada vez mais presente na vida das pessoas, com potencial de mobilização que envolve diversos ambientes, possibilidades e sentidos. É institucionalmente reconhecido como um direito de todos. No contexto escolar, é o principal conteúdo das aulas de educação física e das atividades extracurriculares. Contudo, como o esporte está sendo organizado na escola? Nesse contexto, como temática central da pesquisa, objetivamos compreender como o esporte vem sendo discutido e organizado na escola em atividades extracurriculares. De modo geral, trata-se de um estudo qualitativo e descritivo. A dissertação está organizada em capítulos que se encarregaram de tratar o tema. No primeiro capítulo, apresentaremos um estudo de panorama a respeito das publicações que abordam o esporte no contexto escolar. O objetivo deste texto é identificar como o esporte dentro do contexto escolar vem sendo discutido nos periódicos brasileiros ao longo dos anos, no período de 1990 a 2019. Foram encontrados 246 artigos que abordam a temática. Os dados revelam um aumento de publicações ao longo dos anos, sendo que a última década concentra a maior parte das publicações. Os artigos foram categorizados em: a) abordam o esporte como conteúdo regular da educação física escolar (n=161); b) tratam o esporte nas atividades extracurriculares da escola (n=85). No segundo capítulo, temos como objetivo evidenciar através das falas de gestores (direção e coordenação) como se dá a organização do esporte, em contexto extracurricular, de escolas que se destacam nos Jogos Escolares Mato-Grossenses. Para a seleção das escolas participantes da pesquisa, foi realizado um levantamento dos boletins dos jogos escolares mato-grossenses, das instituições que obtiveram uma maior incidência de participação nessa competição nas edições dos anos de 2016, 2017 e 2019. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, via aplicativo de videochamada, com questões semiestruturadas que vão ao encontro dos objetivos do trabalho. Os resultados revelaram que, no esporte extracurricular na escola, ainda predomina a informalidade. Os professores/treinadores foram destacados como fundamentais para o desenvolvimento dos projetos esportivos. O esporte foi reconhecido pelos gestores como uma ferramenta importante na formação dos alunos. Espera-se que esta dissertação possa trazer novas discussões e aprofundamento do tema, bem como apontamentos e proposições para o esporte escolar.
Resumo em lingua estrangeira: Sport is a sociocultural phenomenon that is becoming present in people's lives, with a mobilization potential that involves several environments, possibilities, and meanings. It is institutionally recognized as a right for everyone. In the school context it is the main content of physical education classes and extracurricular activities. However, how is sport being organized at school? In this context, as the central theme of the research, we aimed to understand how sport has been discussed and organized at school in extracurricular activities. In general, this is a qualitative and descriptive study. The dissertation is organized in chapters that deal with the theme. In the first chapter we will present an panorama study of the publications that address sport in the school context. The purpose of this text is to identify how sport within the school context has been discussed in Brazilian journals over the years, from 1990 to 2019. We found 246 articles that address the theme. The data reveal an increase in publications over the years, with the last decade concentrating most of the publications. The articles were categorized as: a) addressing sport as a regular content of school physical education (n=161); b) addressing sport in extracurricular activities at school (n=85). In the second chapter, we intend at evidencing, through the statements of managers (direction and coordination) how sport is organized, in an extracurricular context, in schools that stand out in the Mato Grosso School Games. For the selection of the schools participating in the research, a search was conducted of the bulletins of the Mato Grosso school games was carried out of the institutions that obtained a higher incidence of participation in this competition in the 2016, 2017, and 2019 editions. The data collection was carried out through interviews, via video call application, with semi-structured questions that meet the objectives of the work. The results revealed that extracurricular sport in school still has the predominance of informality. The teachers/coaches were pointed out as fundamental for the development of the sport projects. The sport was recognized by the managers as an important instrument in the formation of the students. It is expected that this dissertation may bring new discussions and deepening of the theme, as well as notes and propositions for school sport.
Palavra-chave: Esporte escolar
Extracurricular
Jovens atletas
Pedagogia do esporte
Palavra-chave em lingua estrangeira: School sport
Extracurricular sports
Young athletes
Sport pedagogy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Educação Física (FEF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Referência: SILVA JUNIOR, Edesio Rodrigues da. O esporte no contexto escolar: organização e prática extracurricular. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5794
Data defesa documento: 24-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PPGEF – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Edesio Rodrigues da Silva Junior.pdf1.88 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.