Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5795
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Cristiane Amorim Assis-
dc.date.accessioned2024-08-23T12:33:34Z-
dc.date.available2022-10-21-
dc.date.available2024-08-23T12:33:34Z-
dc.date.issued2022-08-19-
dc.identifier.citationFERREIRA, Cristiane Amorim Assis. Bioma cerrado: alguns elementos em uma perspectiva inclusiva para surdos. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5795-
dc.description.abstractThe general objective of this research was to investigate the conditions in which information regarding the teaching of sciences reaches deaf students included in Elementary School, bringing as a specific theme the fauna observed in a remaining space of the Cerrado Biome, in the city of Cuiabá, MT. The questions that guided this study were: 1) How is the inclusion of these students implemented in the school environment? 2) How information about Mato Grosso's biomes reaches deaf elementary school students in public schools in the city of Cuiabá. To answer these questions, we applied a structured questionnaire using Google Forms applied to 15 Science teachers who teach deaf students included in 22 State Schools in Cuiabá. From the analysis of the answers, we identified difficulties in finding accessible materials specifically for the Cerrado Biome theme. We prepared as an educational product, a video with translation into LIBRAS, with important information about some fragments of the Cerrado Biome and a Didactic Script “Learning About the Cerrado, on the trails of Zé Bolo Flô Park”, with pedagogical strategies aimed at the application of learning methods active, in the context of the pedagogical model of Integrative Education STEAM that can be used by teachers of basic education in regular inclusive education to help the teaching of the Cerrado biome and its Biodiversity in remaining environments.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-05-29T12:42:47Z No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Cristiane Amorim Assis Ferreira.pdf: 2255429 bytes, checksum: d3a5cf71220adfde3100cbe2afa4f1a1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-08-23T12:33:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Cristiane Amorim Assis Ferreira.pdf: 2255429 bytes, checksum: d3a5cf71220adfde3100cbe2afa4f1a1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-23T12:33:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Cristiane Amorim Assis Ferreira.pdf: 2255429 bytes, checksum: d3a5cf71220adfde3100cbe2afa4f1a1 (MD5) Previous issue date: 2022-08-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBioma cerrado : alguns elementos em uma perspectiva inclusiva para surdospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem investigativapt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordEducação STEAMpt_BR
dc.contributor.advisor1Hardoim, Edna Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813077353342953pt_BR
dc.contributor.referee1Pedrotti, Débora Eriléia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7018286591963865pt_BR
dc.contributor.referee2Hardoim, Edna Lopes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813077353342953pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8462935249511357pt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral desta pesquisa foi investigar as condições em que informações referentes ao ensino de Ciências chegam aos alunos surdos, inclusos no Ensino Fundamental, trazendo como tema específico a fauna observada em um espaço remanescente do Bioma Cerrado, na cidade de Cuiabá, MT. As questões que orientaram este estudo foram: 1) Como a inclusão destes alunos é implementada no ambiente escolar? 2) Como as informações sobre os biomas mato-grossenses chegam aos alunos surdos do Ensino Fundamental em escolas públicas do município de Cuiabá. Para responder essas questões se aplicou um questionário estruturado utilizando o Google Forms para 15 professores de Ciências que lecionam para alunos surdos incluídos em 22 Escolas Estaduais de Cuiabá. A partir da análise das respostas foram identificadas dificuldades em encontrar materiais acessíveis, especificamente, para o tema Bioma Cerrado. Foi elaborado como produto educacional, um vídeo com interpretação em LIBRAS - Aprendendo Ciências na trilha do Cerrado, com informações importantes sobre alguns fragmentos do Bioma Cerrado e um Roteiro Didático denominado de “Aprendendo Sobre o Cerrado, nas trilhas do Parque Zé Bolo Flô”, com estratégias pedagógicas visando a aplicação de métodos de aprendizagem ativa, no contexto do modelo pedagógico de Educação Integrativa STEAM, que possa ser utilizado por professores da Educação Básica no ensino regular inclusivo para auxiliar no ensino do bioma Cerrado e sua Biodiversidade em ambientes remanescentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Investigative learningpt_BR
dc.subject.keyword2Inclusive educationpt_BR
dc.subject.keyword2STEAM educationpt_BR
dc.contributor.referee3Gomes, Giselly Rodrigues das Neves Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6170549391852312pt_BR
dc.contributor.referee4Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7509657429371843pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Cristiane Amorim Assis Ferreira.pdf2.2 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.