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Tipo documento: Dissertação
Título: Bioma cerrado : alguns elementos em uma perspectiva inclusiva para surdos
Autor(es): Ferreira, Cristiane Amorim Assis
Orientador(a): Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Pedrotti, Débora Eriléia
Membro da Banca: Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Gomes, Giselly Rodrigues das Neves Silva
Membro da Banca: Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias
Resumo : O objetivo geral desta pesquisa foi investigar as condições em que informações referentes ao ensino de Ciências chegam aos alunos surdos, inclusos no Ensino Fundamental, trazendo como tema específico a fauna observada em um espaço remanescente do Bioma Cerrado, na cidade de Cuiabá, MT. As questões que orientaram este estudo foram: 1) Como a inclusão destes alunos é implementada no ambiente escolar? 2) Como as informações sobre os biomas mato-grossenses chegam aos alunos surdos do Ensino Fundamental em escolas públicas do município de Cuiabá. Para responder essas questões se aplicou um questionário estruturado utilizando o Google Forms para 15 professores de Ciências que lecionam para alunos surdos incluídos em 22 Escolas Estaduais de Cuiabá. A partir da análise das respostas foram identificadas dificuldades em encontrar materiais acessíveis, especificamente, para o tema Bioma Cerrado. Foi elaborado como produto educacional, um vídeo com interpretação em LIBRAS - Aprendendo Ciências na trilha do Cerrado, com informações importantes sobre alguns fragmentos do Bioma Cerrado e um Roteiro Didático denominado de “Aprendendo Sobre o Cerrado, nas trilhas do Parque Zé Bolo Flô”, com estratégias pedagógicas visando a aplicação de métodos de aprendizagem ativa, no contexto do modelo pedagógico de Educação Integrativa STEAM, que possa ser utilizado por professores da Educação Básica no ensino regular inclusivo para auxiliar no ensino do bioma Cerrado e sua Biodiversidade em ambientes remanescentes.
Resumo em lingua estrangeira: The general objective of this research was to investigate the conditions in which information regarding the teaching of sciences reaches deaf students included in Elementary School, bringing as a specific theme the fauna observed in a remaining space of the Cerrado Biome, in the city of Cuiabá, MT. The questions that guided this study were: 1) How is the inclusion of these students implemented in the school environment? 2) How information about Mato Grosso's biomes reaches deaf elementary school students in public schools in the city of Cuiabá. To answer these questions, we applied a structured questionnaire using Google Forms applied to 15 Science teachers who teach deaf students included in 22 State Schools in Cuiabá. From the analysis of the answers, we identified difficulties in finding accessible materials specifically for the Cerrado Biome theme. We prepared as an educational product, a video with translation into LIBRAS, with important information about some fragments of the Cerrado Biome and a Didactic Script “Learning About the Cerrado, on the trails of Zé Bolo Flô Park”, with pedagogical strategies aimed at the application of learning methods active, in the context of the pedagogical model of Integrative Education STEAM that can be used by teachers of basic education in regular inclusive education to help the teaching of the Cerrado biome and its Biodiversity in remaining environments.
Palavra-chave: Aprendizagem investigativa
Educação inclusiva
Educação STEAM
Palavra-chave em lingua estrangeira: Investigative learning
Inclusive education
STEAM education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais
Referência: FERREIRA, Cristiane Amorim Assis. Bioma cerrado: alguns elementos em uma perspectiva inclusiva para surdos. 2022. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5795
Data defesa documento: 19-Aug-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

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