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http://ri.ufmt.br/handle/1/5799
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Desenvolvimento de projetos de feiras de ciências como ferramentas pedagógicas interdisciplinares visando promover diálogos entre as diferentes áreas do conhecimento na educação básica |
Autor(es): | Kawati, Fábio |
Orientador(a): | Dresch, Mauro André |
Membro da Banca: | Granja, Silvio Cesar Garcia |
Membro da Banca: | Dresch, Mauro André |
Membro da Banca: | Guilardi Junior, Felicio |
Resumo : | O termo “Ciência” origina-se do latim “Scientia”, cuja tradução para a língua portuguesaé“ Conhecimento”. Entretanto, há grandes embates acerca de sua definição no contexto atual. Inclusive, ela tem adquirido o status de segmento ou área do conhecimento, incorporando -seao chamado método científico. Nesse cenário de embates, surgem as Feiras de Ciências, que surgem no Brasil na década de 1960. Com o decorrer dos anos, as Feiras de Ciências têm adquirido certa popularidade e passaram a perder um pouco o caráter fortemente tecnicista para se adaptar, paulatinamente, ao contexto pedagógico das escolas de Educação Básica. No ambiente escolar, as Feiras de Ciências podem promover diálogos entre professores, estudantes, disciplinas e áreas do conhecimento, visto que, os trabalhos apresentados nesse tipo de evento, favorecem a visão interdisciplinar. Nesse sentido, o objetivo geral desse trabalho foi compreender a importância das Feiras de Ciências como ferramentas pedagógicas interdisciplinares em escolas da Educação Básica de Sinop (MT). Para isso, objetivou-secomparar o significado etimológico do termo “Ciência” com o significado de “método científico”; realizar o levantamento histórico acerca do surgimento e realização das Feiras de Ciências; pesquisar modelos de organização de Feiras de Ciências; analisar a percepção de professores e estudantes da Educação Básica de Sinop (MT), fornecidas por meio de questionários, com o intuito de levantar a opinião desses grupos acerca da relevância das Feiras de Ciências como ferramenta de ensino interdisciplinar; identificar lacunas existentes entre as disciplinas escolares e áreas do conhecimento na Educação Básica e, por fim, desenvolver um Produto Técnico Tecnológico (PTT) na forma de e-book que incentivasseo desenvolvimento de Feiras de Ciências como ferramentas interdisciplinares na Educação Básica. Nesse sentido, foi aplicado um questionário a 10 professores e outro aplicadoa25estudantes da Educação Básica. Ao final do trabalho foi aplicado um outro questionário de validação do Produto Técnico Tecnológico (PTT), que será distribuído gratuitamente às instituições de ensino de Sinop. Os resultados mostraram que as Feiras de Ciências são eventos relevantes na educação e que, na concepção tanto de professores quanto estudantes da cidade de Sinop são ferramentas pedagógicas promotoras da interdisciplinaridade e possuem potencial de proporcionar uma aprendizagem significativa e conceitualizada. |
Resumo em lingua estrangeira: | The term “Science” has origin from Latin “Scientia”, whose translation into Portugueseis“Knowledge”. However, there are great debates about its significance in the current context. Ithas beem even acquired the status of a segment or knowledge field, incorporatingtheso-called scientific method. In this scenario, emerged the Science Fairs, which arise inBrazil inthe 1960s. Over the years, Science Fairs have acquired a certain popularity and begantolosetheir strongly technical character to adapt, gradually, to to the pedagogical context of BasicEducation schools. In the school environment, Science Fairs can promote dialogues betweenteachers, students, subjects and knowledge field, since the projects presented inthiskindevents promotes an interdisciplinary view. In this sense, the main objective of this workwasto understand the importance of Science Fairs as interdisciplinary pedagogical tools inBasicEducation schools in Sinop (MT). Thus, it was to compared the etymological meaningoftheterm “Science” with the meaning of “scientific method”; to carry out a historical surveyaboutthe emergence and realization of Science Fairs; to research models of organizationof ScienceFairs; to analyze the perception of teachers and students of Basic Education in Sinop(MT),provided through questionnaires, in order to raise the opinion of these groups about therelevance of Science Fairs as an interdisciplinary teaching tool; to identify gaps betweenschool subjects and knowledge fields in Basic Education and, finally, to developaTechnological Technical Product, in e-book format, to encourages the development ofScience Fairs as interdisciplinary tools in Basic Education. In this sense, a questionnairewasapplied to 10 teachers and another one eas applied to 25 students of Basic Education. At theend of the work, another validation questionnaire of the Technological Technical Product wasapplied, which will be distributed free of charge to educational institutions in Sinop. Theresults showed that Science Fairs are relevant events in education and that, in the conceptionof both, teachers and students, in the city of Sinop, they are a pedagogical tools that promotesinterdisciplinarity and have the potential to provide meaningful and conceptualizedlearning. |
Palavra-chave: | Feira de ciências Interdisciplinaridade Ciência Conhecimento Educação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Science fair Interdisciplinarity Science Knowledge Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM |
Referência: | KAWATI, Fábio. Desenvolvimento de projetos de feiras de ciências como ferramentas pedagógicas interdisciplinares visando promover diálogos entre as diferentes áreas do conhecimento na educação básica. 2022. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5799 |
Data defesa documento: | 30-Ago-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado |
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