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http://ri.ufmt.br/handle/1/5808
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Modelo de barras como estratégia para educação algébrica : um estudo com professores de matemática do ensino fundamental |
Autor(es): | Zambiasi, Gislaine Aparecida Maria |
Orientador(a): | Barbosa, Edson Pereira |
Membro da Banca: | Linardi, Patricia Rosana |
Membro da Banca: | Barbosa, Edson Pereira |
Membro da Banca: | Santos, João Ricardo Viola dos |
Resumo : | Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário de Sinop, na linha de pesquisa do Ensino de Matemática, envolvendo a Álgebra dos anos finais do Ensino Fundamental, especificamente na transição de Aritmética para Álgebra. Teve como principal objetivo analisar, com um grupo de onze professores que ensinam Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental, as contribuições do Modelo de Barras no processo de ensino e aprendizagem de Álgebra. O Modelo de Barras faz parte de uma das heurísticas do currículo de Matemática de Singapura, em que são desenhadas barras retangulares para representar os dados do problema, identificando as quantidades conhecidas e desconhecidas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo desenvolvimento teórico, metodológico e de análise aconteceu com base no Modelo dos Campos Semânticos (MCS), proposto por Lins (1999, 2012). E, ainda, apoiados na proposta de educação algébrica de Lins e Gimenez (1997), na Resolução de Problemas de Pólya (2006), no Grupo de Trabalho de Santos (2016), Silva (2015), Ovando, (2017), Santana (2017), Viola dos Santos (2018) e com base no Modelo de Barras citado por Cintra (2017), Dotti (2016), Gois (2014), Holetz (2019), Porto (2015) e Queiroz (2014), entre outros. Para a produção dos dados, foi pensada, organizada e realizada uma Ação Formativa, dividida em duas fases, com funções diferentes e articuladas, a saber: Encontros Formativos e Grupo de Trabalho (GT). Os Encontros Formativos ocorreram de forma remota, mediados pelo Google Meet, tinham o propósito de apresentar a estratégia “Modelo de Barras”, orientada pelos quatro (04) passos de resolução de problemas de Pólya (2006). Nessa fase, foram trabalhadas diferentes abordagens da Álgebra, tais como, Álgebra como Aritmética generalizada, Álgebra como equação e Álgebra como função. Já o Grupo de Trabalho foi dedicado a apresentar a versão preliminar do Produto Educacional, para juntos construirmos a versão final; ocorreu de forma híbrida (remoto e presencial), com a participação de 03 professores. O processo de avaliação da experiência foi sistematizado em dois trabalhos complementares, dissertação e um Produto Educacional. O Produto Educacional é composto por um Livro para o professor e um caderno para o aluno. O livro contém uma coleção de problemas em que são apresentadas várias estratégias de resoluções, e o caderno do aluno contém um problema por página, bem como um roteiro com os passos a seguir para resolução de cada problema. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research was developed in the Post-Graduate Program in Natural Sciences and Mathematics Teaching (PPGECM), of the Federal University of Mato Grosso (UFMT), Sinop University Campus, in the line of research of Mathematics Teaching, involving algebra of the final years of elementary school, specifically in the transition from aritmetic to algebra. It’s main objective was to analyze, with a group of eleven teachers who teach mathematics in the Final Years of Elementary School, the contributions of the Bar Model in the process of teaching and learning algebra. The Bar Model is part of one of the heuristics of Singapore's mathematics curriculum. That rectangular bars are drawn to represent the problem data, identifying known and unknown quantities. This is qualitative research, whose theoretical, methodological and analysis development, happened based on Semantic Fields Model (MCS), proposed by Lins (1999, 2012). And, also, supported by the proposal of algebraic education of Lins and Gimenez (1997), in the Resolution of Problems of Pólya (2006), in the Working Group of Santos (2016), Silva (2015), Ovando, (2017), Santana (2017), Viola dos Santos (2018) and based on the Bar Model cited by Cintra (2017), Dotti (2016), Gois (2014), Holetz (2019), Porto (2015) and Queiroz (2014), among others. For the data production, a formative action was designed, organized and performed a Formative Action, divided into two phases, with different and articulated functions, including: Formative Meetings and the Working Group (GT). The Formative Meetings, which took place remotely mediated by Google Meet, had the purpose of presenting the strategy "Bar Model", guided by the four (04) steps of Resolution of Problems of Pólya (2006), in this phase different approaches of algebra were worked, such as algebra as generalized aritmetic, algebra as equation and algebra as function. The Working Group, on the other hand, was dedicated to present the preliminary version of the Educational Product, to build together the final version, occurred in a hybrid (remote and face-to-face), with the participation of 03 teachers. The process of evaluation of the experience was systematized in two complementary papers, dissertation and an Educational Product. The Educational Product consists of a Book for the teacher and a notebook for the student. The book contains a collection of problems in which various resolution strategies are presented, and the student notebook contains one problem per page, as well as a script with the stepsby-step below to resolve each problem. |
Palavra-chave: | Álgebra Anos finais do ensino fundamental Ensino de matemática Grupo de trabalho |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Algebra Final years of elementary school Teaching mathematics Work group |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM |
Referência: | ZAMBIASI, Gislaine Aparecida Maria. Modelo de barras como estratégia para educação algébrica: um estudo com professores de matemática do ensino fundamental. 2022. 435 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5808 |
Data defesa documento: | 22-Ago-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado |
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