Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5812
Tipo documento: Dissertação
Título: Promoção da saúde sexual e reprodutiva de mulheres adolescentes no espaço escolar
Autor(es): Gonçalves, Jizéli Marciano
Orientador(a): Rezende, Lorenna Cardoso
Membro da Banca: Rosinke, Patrícia
Membro da Banca: Rezende, Lorenna Cardoso
Membro da Banca: Lima Neta, Pacífica Pinheiro
Resumo : O tema Promoção da Saúde, inclusive sexual e reprodutiva, vem sendo discutido no país pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação que buscam estratégias de ensino baseadas na aquisição de habilidades dos alunos para a construção de estilos de vida mais saudáveis. Nos anos finais do ensino fundamental, os adolescentes vivem um período de muitas dúvidas sobre as transformações do corpo entre a infância e a fase adulta e considerando a prática pedagógica vivenciada com esta faixa etária, entre 15 e 16 anos de idade surgem os questionamentos relacionados à reprodução humana. A elaboração da cartilha “Promoção da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes” contemplou conteúdos sobre o ciclo de vida da mulher, com intuito de verificar se a temática foi tratada de maneira clara e eficiente, respondendo as dúvidas e inquietações próprias dos adolescentes com relação aos cuidados com o corpo. Também, conferindo se o conhecimento científico e tecnológico adquirido ofereceu condições para autorreflexão dos participantes na tomada de decisões referente ao tema abordado. Esta pesquisa trata-se de uma abordagem qualitativa, quanto a natureza da pesquisa foi aplicada, de acordo com os objetivos foi exploratória, e ao procedimento adotado foi bibliográfica sendo aplicada durante as aulas de Biologia na turma de 1º ano do Ensino Médio em ambiente virtual da Escola Estadual São Vicente de Paula no município de Sinop – MT. No total, 14 alunos tiveram acesso à cartilha durante as aulas expositivas dialogadas no período de junho à julho de 2021, a qual foi validada por meio de questionário semiestruturado a partir de entrevista individual com duas participantes voluntárias, no mês de novembro de 2021. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em pesquisa com seres humanos e as narrativas foram categorizadas de acordo com a metodologia de Bardin (2011). A literatura indica que a aquisição dos conhecimentos científicos sobre métodos contraceptivos e cuidados com o corpo são importantes aliados na consolidação de ações voltadas para qualidade de vida de mulheres adolescentes. Pelos relatos das estudantes, concluímos que as imagens do material apresentado chamaram atenção e auxiliaram na compreensão do conteúdo, sanando curiosidades sobre o corpo e sobretudo, em relação aos métodos contraceptivos. Uma das participantes socializou o conhecimento com as colegas de trabalho. A cartilha traz recursos que podem enriquecer as aulas de reprodução humana baseadas no livro didático, porém deixando claro que sua aplicação varia em função do contexto acadêmico, do perfil dos estudantes e do tipo de conteúdo trabalhado pelo professor.
Resumo em lingua estrangeira: The theme of Health Promotion, including sexual and reproductive health, has been discussed in the country by the Ministry of Health and the Ministry of Education, which seek teaching strategies based on the acquisition of students' skills to build healthier lifestyles. In the final years of elementary school, adolescents live a period of many doubts about the transformations of the body between childhood and adulthood and considering the pedagogical practice experienced with this age group, between 15 and 16 years of age, questions arise related to the human Reproduction. The preparation of the booklet “Promotion of sexual and reproductive health in adolescents” included content on the life cycle of women, with the aim of verifying whether the theme was dealt with in a clear and efficient way, answering the doubts and concerns of adolescents regarding the cares with the body. Also, checking if the scientific and technological knowledge acquired offered conditions for self-reflection of the participants in making decisions regarding the topic addressed. This research is a qualitative approach, when the nature of the research was applied, according to the objectives it was exploratory, and the procedure adopted was bibliographic being applied during Biology classes in the 1st year of high school class in a virtual environment from the São Vicente de Paula State School in the municipality of Sinop - MT. In total, 14 students using the booklet received the lectures dialogued from June to July 2021, and it was validated through a semi-structured questionnaire based on an individual interview with two voluntary participants in November 2021. The research was approved by the ethics committee in research with human beings and the narratives were categorized according to the methodology of Bardin (2011). The literature indicates that the acquisition of scientific knowledge about contraceptive methods and body care are important allies in the consolidation of actions aimed at the quality of life of adolescent women. The study brought results in the students' reports that allowed us to conclude that the images of the material presented drew attention and helped in the understanding of the content, solving curiosities about the body and, above all, in relation to contraceptive methods. One of the participants shared the knowledge with her co-workers. The booklet points out resources that can enrich the human reproduction classes brought in the textbook, but making it clear that its application varies depending on the academic context, the profile of the students and the types of content worked.
Palavra-chave: Escola
Mulheres adolescentes
Reprodução humana
Saúde sexual
Anticoncepcional
Palavra-chave em lingua estrangeira: School
Adolescent women
Human reproduction
Sexual health
Contraceptives
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM
Referência: GONÇALVES, Jizéli Marciano. Promoção da saúde sexual e reprodutiva de mulheres adolescentes no espaço escolar. 2022. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5812
Data defesa documento: 29-Aug-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Jizéli Marciano Gonçalves.pdf5.03 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.