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http://ri.ufmt.br/handle/1/5814
Tipo documento: | Tese |
Título: | Relações entre ensino de ciências e matemática e minorias sociais na Amazônia : contribuições dos egressos da terceira turma da REAMEC |
Autor(es): | Santos, Jusiany Pereira da Cunha dos |
Orientador(a): | Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes |
Membro da Banca: | Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes |
Membro da Banca: | Mafra, José Ricardo e Souza |
Membro da Banca: | Wielewski, Gladys Denise |
Membro da Banca: | Leite, Kecio Gonçalves |
Membro da Banca: | Nascimento, Sandra Patrícia de Faria do |
Resumo : | A pesquisa que originou esta tese possuiu o objetivo geral de compreender a relação entre a trajetória dos egressos da terceira turma (2015-2019) do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC) e as minorias sociais, a partir das percepções acerca do processo formativo doutoral e dos impactos de suas pesquisas na Região Amazônica. Em vista disso, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo Estudo de Caso, com aprofundamento de análise em um tema específico dentro de um contexto mais amplo (um estudo sobre o caso). A primeira etapa apresentou como sujeitos os 55 egressos da terceira turma e, através da análise dos seus currículos disponibilizados na Plataforma Lattes (CL), foi construído o perfil dos egressos da terceira turma. Na segunda etapa, aplicou-se um questionário on-line que foi disponibilizado a todos os egressos dessa turma mediante e-mails, o qual foi respondido por 28 egressos, com a finalidade de complementar informações do CL e analisar a situação ocupacional e a formação no PPGECEM, elencando os pontos fortes e os pontos fracos do Programa. Na etapa final, para estabelecer relações entre as minorias sociais e a educação em ciências e matemática, realizou-se a análise das teses dos egressos do PPGECEM/REAMEC que abordam a temática “minorias sociais” (turmas 2011, 2013, 2015 e 2017), com aprofundamento do estudo sobre as oito teses da turma de 2015 (terceira turma), no contexto da Amazônia Legal Brasileira (ALB). Como resultados, destaca-se a relevância do programa nessa região, uma vez que foram produzidas 22 teses sobre essa temática pelos egressos das quatro primeiras turmas do PPGECEM/REAMEC, de modo que uma concerne à escola Quilombola, três à educação no campo, sete à educação escolar indígena e 11 a Deficiências (sendo uma relacionada à Educação Inclusiva, duas à Surdez, uma ao TEA, uma à Deficiência Intelectual e cinco à Deficiência Visual). A tese aqui defendida parte do princípio de que: as pesquisas dos Egressos do PPGECEM/REAMEC contribuem com qualidade acerca do ensino de ciências e matemática na Região Amazônica rumo à diminuição das desigualdades sociais e regionais de nosso país, embora todos os esforços despendidos por instituições e pesquisadoresformadores ainda sejam insuficientes. |
Resumo em lingua estrangeira: | The research that originated this thesis was produced with the objective of understand the relations between the trajectory of the graduates of the third class (2015-2019) of the Graduate Program in Education and Science and Mathematics of the Amazon Network of Science and Mathematics Education (PPGECEM/REAMEC) and the social minorities, based on perceptions about the doctoral training process and the impacts of their research in the Amazon region. Because of this, was adopted a qualitative approach of the Case Study type, with one deeply analysis on a specific topic within a broader context (a case about the study). Therefore, the first stage had the participation of 55 graduates and, through the analysis of their curriculum available on the Lattes Platform (CL), the profile of the graduates of the third class was built. In the second stage, an online questionnaire was applied, which was made available to all graduates of the third group through emails and was answered by 28 graduates, with the purpose of complementing information from the CL and analyzing the occupational situation and formation in the PPGECEM, listing the Program's strengths and weaknesses. In the last stage, to establish relationships between social minorities and the science and mathematics’ education, the analysis of the thesis of PPGECEM/REAMEC graduates was carried out, which address the theme "social minorities" (2011, 2013, 2015 and 2017’ classes), with an in broad study of the eight thesis of the 2015’ class (third class), in the context of the Brazilian Legal Amazon (ALB). As a result, was found the relevance of program in this highlighted region, since 22 theses were produced on this theme by the graduates of the first four PPGECEM/REAMEC’ classes, so that one concerns the Quilombola school, three to rural education, seven to indigenous education and 11 to Disabilities (one related to Inclusive Education, two to Deafness, one to TEA, one to Intellectual Disability and five to Visual Disability). In conclusion, the thesis defended in this study is based on the principle that: research’s by PPGECEM/REAMEC Graduates contributes with the quality of science and mathematics’ teaching in the Amazon region towards the reduction of social and regional inequalities in our country, although all the efforts made by institutions and researcher-teachers are still insufficient. |
Palavra-chave: | Acompanhamento de egressos REAMEC Minorias sociais Amazônia Legal brasileira |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Monitoring of graduates REAMEC Social minorities Brazilian Legal Amazon |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | SANTOS, Jusiany Pereira da Cunha dos. Relações entre ensino de ciências e matemática e minorias sociais na Amazônia: contribuições dos egressos da terceira turma da REAMEC. 2022. 218 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5814 |
Data defesa documento: | 19-Dec-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
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