Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5838
Tipo documento: Dissertação
Título: Jogo didático : atividade significativa no ensino de configuração eletrônica
Autor(es): Ribeiro, Estelita Simões
Orientador(a): Soares, Elane Chaveiro
Membro da Banca: Nehme, Claudia Joseph
Membro da Banca: Soares, Elane Chaveiro
Membro da Banca: Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
Resumo : A prática docente no ensino de Química apresenta diversos desafios, um dos quais é lidar com as dificuldades de ensino para assuntos específicos como, por exemplo, os conceitos sobre configuração e distribuição eletrônica. Nos últimos anos, os jogos didáticos vêm sendo uma das ferramentas mais utilizadas, em sala de aula, para tentar sanar parte destas dificuldades. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou refletir sobre a potencialidade de um jogo didático em provocar aprendizagem significativa. Para isso, foi confeccionado e avaliado um manual de um jogo de tabuleiro denominado: Jogando com o Diagrama de Linus Pauling. Este jogo propõe o estudo da configuração eletrônica, caracterização dos elementos químicos e sua localização na tabela periódica, bem como lida com a formação de íons e moléculas utilizando linguagem científica de forma lúdica. A metodologia utilizada se configura como qualitativa do tipo estudo de caso e havia sido realizada por etapas constituídas, inicialmente, pela fundamentação teórica, que versou sobre a utilização de jogos didáticos para o ensino de química de configuração eletrônica com foco na tabela periódica e a utilização de sequências didáticas. A seguir foi apresentada a construção de um manual, que contém os materiais necessários para a construção do jogo e as regras para sua aplicação. Segue-se a isso, a proposição de uma sequência didática que visou subsidiar a prática docente. O jogo foi validado por 4 estudantes do curso de Licenciatura em Química da UFMT, campus de Cuiabá matriculados nos estágios supervisionados. Estes participantes receberam o manual do jogo contendo aproposta de criação e de execução e o avaliaram por meio de um formulário on-line. Dessa forma, ao correlacionar os referenciais teóricos e as respostas dadas ao formulário, foi possível evidenciar que o jogo didático não resolve os problemas de aprendizagem de todos os estudantes, mas ao ser trabalhadode forma correta, ou seja, bem planejado, com regras claras, aplicado no momento correto da prática pedagógica, relacionando este com o conteúdo proposto, melhora o desempenho estudantil e pode aumentar o interesse pelas aulas de Química, contribuindo, dessa forma, para uma aprendizagem significativa.
Resumo em lingua estrangeira: Teaching practice in Chemistry teaching presents several challenges, one of which is dealing with teaching difficulties for specific subjects, such as the concepts of electronic configuration and distribution. In recent years, educational games have been one of the most used tools in the classroom to try to solve some of these difficulties. In this sense, this research aimed to reflect on the potential of a didactic game to provoke meaningful learning. For this, a manual of a board game called: Playing with the Linus Pauling Diagram was made and evaluated. This game proposes the study of electronic configuration, characterization of chemical elements and their location in the periodic table, as well as dealing with the formation of ions and molecules using scientific language in a playful way. The methodology used is configured as a qualitative case study and had been carried out in stages constituted, initially, by the theoretical foundation, which was about the use of didactic games for the teaching of electronic configuration chemistry with a focus on the periodic table and the use of didactic sequences. Next, the construction of a manual was presented, which contains the materials necessary for the construction of the game and the rules for its application. This is followed by the proposition of a didactic sequence that aimed to subsidize the teaching practice. The game was validated by 4 students from the Degree in Chemistry at UFMT, Cuiabá campus, enrolled in supervised internships. These participants received the game manual containing the creation and execution proposal and evaluated it through an online form. In this way, by correlating the theoretical references and the answers given to the form, it was possible to show that the didactic game does not solve the learning problems of all students, but when it is worked correctly, that is, well planned, with clear rules, applied at the correct moment of pedagogical practice, relating it to the proposed content, improves student performance and can increase interest in Chemistry classes, thus contributing to meaningful learning
Palavra-chave: Jogo didático
Configuração eletrônica
Aprendizagem significativa
Ensino de química
Palavra-chave em lingua estrangeira: Didactic game
Electronic configuration
Meaningful learning
Chemistry teaching.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais
Referência: RIBEIRO, Estelita Simões. Jogo didático: atividade significativa no ensino de configuração eletrônica. 2022. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5838
Data defesa documento: 31-May-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Estelita Simões Ribeiro.pdf1.41 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2022_Estelita Simões Ribeiro - Prod. Educacional.pdf684.77 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.