Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5851
Tipo documento: Dissertação
Título: Representações sociais da cidade de Cuiabá : estudo com crianças em contexto de escolas particulares
Autor(es): Poubel, Paula Figueiredo
Orientador(a): Andrade, Daniela Barros da Silva Freire
Membro da Banca: Andrade, Daniela Barros da Silva Freire
Membro da Banca: Grando, Beleni Salete
Membro da Banca: Lima, Rita de Cassia Pereira
Resumo : O presente estudo foi desenvolvido junto ao Grupo de Pesquisa Psicologia da Infância (GPPIN) e teve como objetivo a identificação e análise das representações sociais sobre a cidade de Cuiabá, segundo crianças em contexto de escolas particulares. Este se delimita no campo das pesquisas com crianças, inspirado pelas contribuições da Sociologia da Infância, que atribui à elas o papel de atores sociais com participação ativa nos processos de construção e significação da realidade. Adota como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais, Abordagem Ontogenética das Representações Sociais e a Teoria Histórico-Cultural. Em diálogo, aproxima-se das contribuições da Sociologia e da História através dos estudos de Richard Sennett sobre a construção das sensibilidades contemporâneas na relação com o espaço da cidade. Da mesma forma busca os estudos de Pierre Bourdieu para a compreensão das relações de poder estabelecidas nos "campos" através do acúmulo dos capitais. Os dados foram gerados com 40 crianças, em quatro escolas particulares, divididas entre as regiões: Leste, Oeste e Sul. Foram produzidos desenhos, inspirados na proposta de mapas cognitivos, interpretados pela Análise de Conteúdo e análise implicativa com auxílio do processamento pelo software Cohesive Hierarchical Implicative Classification (CHIC). Realizou-se também entrevistas semiestruturadas individuais com as crianças, que por sua vez foram processadas pelo software Analyse Lexicale par Contexte d´um Esemble de Segments de Texte (ALCESTE). Os dados anunciam que no que concerne a composição da representação socioespacial da cidade há a predominância da dimensão privada em detrimento da dimensão pública, de maneira que a maior frequência de espaços desenhados são privados e orientados pelo consumo. Aspectos da cidade como as ruas, bairros e praças são identificados como cenários observados pelas crianças durante os trajetos que percorrem, geralmente realizando a ligação entre lugares de família, consumo e a escola. A cidade aparece nas representações como lugares fragmentados e a ausência dos elementos históricos da cidade sugere uma postura de distanciamento em relação a um enraizamento cultural. A casa e a família são representados como elementos importantes na significação da cidade, que recebe assim o afeto e o sentimento de pertença pelas crianças ou, pelo contrário, atua no sentido de fortalecer estigmas e distanciamento em relação à Cuiabá. No âmbito central das representações sociais o Eu se anuncia como expectador de uma realidade urbana representada como distanciada da vida privada, cujos problemas a serem resolvidos baseiamse na lógica excludente e reprodutivista. Neste cenário, a condição cidadã desse Eu apresentase subtraída de seu direito de transitar pelo espaço público da cidade. Neste sentido, seus direitos parecem ser sequestrados em nome da proteção. Um Eu protegido, este parece ser o principal aspecto da cidadania que se elucida na relação da criança com a cidade. Esse Eu que, mesmo desprovido de vivências variadas com relação à cidade, é capaz de elaborar hipóteses sobre a realidade ancoradas nos discursos compartilhados socialmente via mídia, vivências escolares e interações sociais imediatas. Tais constatações desvelam o potencial transformador dos processos formativos ao mesmo tempo que evidenciam o seu poder de conservação.
Resumo em lingua estrangeira: This study was developed by the Psychology Research Group of Children (GPPIN) and aimed to identify and analyze the social representations of the city of Cuiabá, according to children in the context of private schools. The study is delimited in the field of research with children, inspired by the contributions of the sociology of childhood, which gives them the role of social actors with active participation in the processes of construction and meaning of reality. It adopts as theoretical support the Theory of Social Representations, Onto-genetic Approach to Social Representations and Historical-Cultural Theory. In dialogue, it approaches with the contributions of sociology and history through Richard Sennett studies on the construction of contemporary sensibilities in relation to the space of the city. Similarly it pursuits Pierre Bourdieu's studies for understanding the power relations established in the "field" through capital accumulation. The data were generated with 40 children in four private schools, divided between the regions: East, West and South. The children produced drawings, inspired by the proposal of cognitive maps, interpreted by implicative content analysis and analysis with the support of the software Cohesive Hierarchical Implicative Classification (CHIC). The data also held individual semi-structured interviews with the children that were processed by software the Analyse Lexicale par Contexte d ́um Esemble de Segments de Texte (ALCESTE). The data announce that regarding the composition of the socio-spatial representation of the city there is a predominance of private dimension to the detriment of the public dimension, so that the higher frequency of designed spaces are private and driven by consumption. The city aspects as the streets, the neighborhoods and the squares, they are identified as scenarios observed by children during the paths that they take, usually performing the connection between family places, consumption and school. The city appears in the representations as fragmented places and the lack of historical elements of the city suggests a distancing attitude toward cultural roots. The home and the family are represented as important elements in the significance of the city, which receives affection and sense of belonging for children or, on the contrary, acts to strengthen stigmas and detachment from Cuiabá. In the central part of the social representations the “I” represents itself as spectator of urban reality represented as distanced from private life, whose problems to be solved are based on the logic of exclusion and reproduction. In this scenario, the citizen condition that the “I” presents is subtracted from their right to transit through the public space of the city. In this sense, their rights seem to be kidnapped in the name of protection. An “I” protected seems to be the main aspect of citizenship that elucidates the child's relationship with the city. This “I”, even devoid of varied experiences regarding the city, is able to develop hypotheses about reality anchored in speeches socially shared through the media, school experiences and immediate social interactions. These findings unveil the transformative potential of formative processes and in the same time show their conservative power.
Palavra-chave: Representações sociais
Cidade
Mapas cognitivos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Social representations
City
Cognitive maps
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: POUBEL, Paula Figueiredo. Representações sociais da cidade de Cuiabá: estudo com crianças em contexto de escolas particulares. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5851
Data defesa documento: 28-Mar-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Paula Figueiredo Poubel.pdf5.85 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.