Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5852
Tipo documento: | Tese |
Título: | Percurso formativo e profissional de docentes licenciados em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO |
Autor(es): | Lopes, Kênya Maria Vieira |
Orientador(a): | Darsie, Marta Maria Pontin |
Membro da Banca: | Darsie, Marta Maria Pontin |
Membro da Banca: | Palma, Rute Cristina Domingos da |
Membro da Banca: | Ghedin, Evandro |
Membro da Banca: | Penha, Maranei Rohers |
Membro da Banca: | Mello, Geison Jader |
Resumo : | O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) formou, em uma década, profissionais nos cursos de licenciatura em Artes Cênicas, Computação, Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Matemática, Língua Portuguesa e Química. Diante de tal contexto, delimitou-se a seguinte problemática: de que modo a formação inicial contribuiu (ou não) para a atuação profissional dos docentes licenciados em Matemática pelo IFTO? O objetivo foi analisar o percurso formativo e profissional dos docentes licenciados em Matemática pelo IFTO na primeira década da instituição (2008 até 2018). Os aportes teóricos seguiram os eixos: (i) ‘formação inicial’, com Garcia, Gatti, Nóvoa, Imbernón, D’Ambrosio, Shulman, Skovsmove; (ii) ‘profissão, carreira e profissionalização docente’, com Contreras, Diniz-Pereira, Gentili, Imbernón, Nóvoa, Pimenta e Ghedin, Tardif e Lesard; (iii) ‘formação para novos desafios’, com Chassot, D’Ambrosio, De Masi, Morin, Skovsmove, entre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa, com pressuposto metodológico pautado em Bardin, Bicudo e Franco. Classifica-se, do ponto de vista da sua finalidade, como básica e estratégica. Quanto aos seus objetivos, é descritiva-exploratória e interpretativa. Os procedimentos de produção de dados consistiram em análise documental, aplicação e análise de questionário e entrevista. Na primeira etapa da pesquisa (2019 até 2021/1), contou-se com a participação de 229 egressos (dos 413 formados) dos 11 cursos de licenciaturas do IFTO. Os egressos responderam a um questionário via Google Forms, de caracterização dos sujeitos. Na segunda (2021/1 até 2022), teve-se a colaboração de 20 docentes licenciados pelos cursos de Matemática (campus de Paraíso do Tocantins e de Palmas), que participaram de entrevistas com a pesquisadora via Google Meet. Quanto às contribuições da formação inicial à atuação dos professores de Matemática, geraram-se as seguintes categorias analíticas: contribuições dos professores (pessoais e profissionais); das disciplinas; das atividades extracurriculares e do PIBID. Conclui-se que a formação inicial tem contribuído significativamente à atuação profissional dos egressos, tal como a do ensino remoto em tempos de pandemia. O que permitiu aos professores se posicionarem proativamente frente aos desafios apresentados. Entre estes desafios pode-se citar: a aceitação do ‘novo normal' e o convívio com as incertezas; a adaptação ao teletrabalhar; o lidar com a desestruturação do tempo e do espaço; as adaptações/mudanças nas estratégias didáticas das aulas; o relacionamento com questões socioemocionais e; a superação/enfrentamento de problemas decorrentes do período pandêmico. Tais constatações reverberam com a assertiva de que os cursos de formação inicial podem preparar os professores para os tradicionais (revestidos de novos) e diferentes desafios. Porém, não são (e não podem ser), aqueles cursos, suficientes aos docentes, de modo que tais profissionais não se podem dar por satisfeitos. Assim, cabe aos professores reconhecerem suas incompletudes para, então, buscar renovações e transformações mediante aprendizagens pessoais e profissionais, estas decorrentes da práxis pedagógica - que se constitui enquanto um dos campos de formação desafiador ao educador, tal como evidenciado na presente pesquisa. |
Resumo em lingua estrangeira: | The Federal Institute of Education, Science and Technology of Tocantins (IFTO) trained, in a decade, professionals in the degree courses in Performing Arts, Computing, Biological Sciences, Physical Education, Physics, Mathematics, Portuguese Language and Chemistry. In view of this context, the following problem was delimited: in what way did initial training contribute (or not) to the professional performance of teachers graduated in Mathematics from the IFTO? The objective was to analyze the training and professional path of teachers graduated in Mathematics by IFTO in the first decade of the institution (2008 to 2018). The theoretical contributions followed the axes: (i) 'initial training', with Garcia, Gatti, Nóvoa, Imbernón, D'Ambrosio, Shulman, Skovsmove; (ii) 'teaching profession, career and professionalization', with Contreras, Diniz-Pereira, Gentili, Imbernón, Nóvoa, Pimenta and Ghedin, Tardif and Lesard; (iii) ‘training for new challenges’, with Chassot, D’Ambrosio, De Masi, Morin, Skovsmove, among others. The research is qualitative in nature, with a methodological assumption based on Bardin, Bicudo and Franco. It is classified, from the point of view of its purpose, as basic and strategic. As for its objectives, it is descriptive-exploratory and interpretive. The data production procedures consisted of document analysis, application and analysis of a questionnaire and interview. In the first stage of the research (2019 to 2021/1), 229 graduates (out of 413 graduates) from the 11 IFTO degree courses participated. The graduates answered a questionnaire via Google Forms to characterize the subjects. In the second (2021/1 to 2022), 20 teachers graduated from Mathematics courses (Paraíso do Tocantins and Palmas campuses) participated in interviews with the researcher via Google Meet. As for the contributions of initial training to the performance of Mathematics teachers, the following analytical categories were generated: teachers' contributions (personal and professional); of the disciplines; extracurricular activities and PIBID. It is concluded that initial training has significantly contributed to the professional performance of graduates, such as remote teaching in times of a pandemic. This allowed teachers to proactively position themselves in the face of the challenges presented. Among these challenges we can mention: acceptance of the 'new normal' and living with uncertainties; adaptation to teleworking; dealing with the disruption of time and space; the adaptations/changes in the didactic strategies of the classes; the relationship with socio-emotional issues and; overcoming/confronting problems arising from the pandemic period. Such findings collaborate with the assertion that initial training courses can prepare teachers for both traditional and new challenges. However, they are not (and cannot be) those courses that are considered sufficient for teachers, requiring continued improvement. Thus, it is up to teachers to recognize their incompleteness and then seek renewals and transformations through personal and professional learning, these resulting from pedagogical praxis - which constitutes one of the challenging training fields for the educator, as evidenced in this research. |
Palavra-chave: | Egressos Instituto Federal do Tocantins Licenciados em matemática Profissão professor |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Graduates Federal Institute of Tocantins Graduates in mathematics Profession teacher |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | LOPES, Kênya Maria Vieira. Percurso formativo e profissional de docentes licenciados em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO. 2022. 265 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5852 |
Data defesa documento: | 16-Dez-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2022_Kenya Maria Vieira Lopes.pdf | 3.7 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.