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Tipo documento: Tese
Título: O pescar de martins-formadores : narrativas sobre o ensino de física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
Autor(es): Pereira, Fábio Soares
Orientador(a): Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
Membro da Banca: Gonçalves, Terezinha Valim Oliver
Membro da Banca: Gonçalves, Tadeu Oliver
Membro da Banca: Martins, France Fraiha
Membro da Banca: Figueiredo, Nilzilene Gomes de
Membro da Banca: Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro
Resumo : Neste voo investigativo, procuro compreender e explicar a prática docente de professores no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), ao ensinar Física no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio (ETIEM) e na Licenciatura da área. Minhas indagações emergem de reflexões sobre minha prática docente, num contexto complexo, ao ensinar Física na Formação Inicial e, também, na Educação Básica no IFAC. Em minhas reflexões como professor formador, vejo em meu ser e fazer docente reverberações, advindas de meu percurso educacional que, de certa forma, ecoam em minha formação, principalmente ao ensinar Física e, nesse movimento retrospectivo, prospectivo, introspectivo e extrospectivo, sublinho repercussões dos resultados dessa formação, suas ações e concepções em relação ao ensino de Física e, também, contribuições fundamentais para a constituição docente, a partir da necessidade em retomar experiências, vivências e inquietudes. Dessa forma, procuro, nesta investigação, conhecer, para compreender e explicar aspectos explícitos ou subjacentes do ensino de Física e da formação de professores, em relatos de professores que atuam no IFAC, investigando possíveis imbricações entre a docência no ETIEM e a Licenciatura em Física, bem como suas contribuições para a formação inicial, expressas em relatos de professores formadores (Martins-formadores). Assumo a pesquisa narrativa, no esforço de compreender possibilidades transformadoras na formação de professores, as quais podem ser entendidas em um espaço tridimensional construído por meio dos relatos que esses formadores manifestam. Assim, para contribuir com o método na análise dos relatos, procuro me movimentar nos ciclos da Análise Textual Discursiva (ATD), buscando a compreensão e reconstrução de conhecimentos existentes sobre meu objeto de investigação e, nesse movimento de análise dos fenômenos (relatos), apresento duas categorias emergentes: 1) Sabores da formação e docência expressos por MartinsFormadores; 2) Complexidades da formação e docência no ETIEM e na Licenciatura em Física. Uma terceira categoria emanou de forma intuitiva pelo movimento de ir e vir na ATD, a qual denominei: Perspectivas de formação docente: o Movimento de Formação em Espiral. Na imersão nesses axiais, destaco, em alguns momentos, nuances desse movimento de docência e formação; em outros, coloco-me como sujeito reflexivo da própria prática, que, ao investigar também se forma, também vivencia esse movimento de mudança e se coloca nesse processo. Desse movimento reflexivo, emergem perspectivas de formação docente que me levam a construir um Movimento de Formação em Espiral (MFE), apontando para superação de inquietudes manifestas por Martins-formadores acerca da docência e do ensino no ETIEM e na Licenciatura em Física. Assim, ratifico a tese de que, ao ensinar Física em cursos de Licenciatura e no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, professores formadores constroem saberes sobre a docência, manifestam diferentes princípios sobre ensinoaprendizagem e contribuem para a formação inicial de professores para a Educação Básica, gerando perspectivas de ensino diferenciadas de formação, ao tempo em que se (trans)formam em um movimento de (auto)formação em espiral.
Resumo em lingua estrangeira: In this investigative flight, I seek to understand and explain the teaching practice of teachers at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Acre (IFAC), when teaching Physics in Integrated Technical High School Education (ETIEM) and in the Undergraduate Degree in the area. My questions emerge from reflections about my teaching practice, in a complex context, when teaching Physics in Initial Training and also in Basic Education in IFAC. In my reflections as a teacher trainer, I see in my being and doing teaching reverberations from my educational path that, in a certain way, echo in my training, especially when teaching Physics and, in this retrospective, prospective, introspective and extrospective movement, I highlight repercussions of the results of this training, its actions and conceptions in relation to Physics teaching and, also, fundamental contributions to the teaching constitution, from the need to resume experiences, experiences and concerns. Thus, in this research, I seek to know, understand and explain explicit or underlying aspects of Physics teaching and teacher education, in reports of teachers who work at IFAC, investigating possible imbrications between teaching in ETIEM and Physics, as well as their contributions to initial training, expressed in reports of teacher trainers (Martins-training). I assume narrative research in an effort to understand transformative possibilities in teacher education, which can be understood in a three-dimensional space built through the reports that these trainers manifest. Thus, in order to contribute with the method in the analysis of the reports, I try to move through the cycles of Textual Discourse Analysis (TDA), seeking the understanding and reconstruction of existing knowledge about my object of investigation and, in this movement of analysis of the phenomena (reports), I present two emerging categories: 1) Flavors of training and teaching expressed by Martins-Trainers; 2) Complexities of training and teaching in ETIEM and in Physics Teaching. A third category emanated intuitively through the movement back and forth in TDA, which I named: Perspectives of teacher training: the Movement of Training in Spiral. In the immersion in these axials, I highlight, in some moments, nuances of this movement of teaching and training; in others, I place myself as a reflective subject of my own practice, who, while investigating, also trains himself, also experiences this movement of change and places himself in this process. From this reflective movement, perspectives of teacher education emerge that lead me to build a Spiral Formation Movement (MFE), pointing to the overcoming of concerns manifested by Martins-trainers about teaching and education in ETIEM and in Physics. Thus, I ratify the thesis that, when teaching Physics in undergraduate courses and in Technical Education Integrated to High School, teacher trainers build knowledge about teaching, manifest different principles about teaching-learning and contribute to the initial training of teachers for Basic Education, generating different perspectives of teaching training, while (trans)forming themselves in a movement of (self)training in spiral.
Palavra-chave: Ensino de física
Pesquisa narrativa
Formação de professores
Palavra-chave em lingua estrangeira: Physics teaching
Narrative research
Teacher training
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM
Referência: PEREIRA, Fábio Soares. O pescar de martins-formadores: narrativas sobre o ensino de física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. 2021. 221 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5853
Data defesa documento: 15-Dec-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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