Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5858
Tipo documento: Dissertação
Título: Transformações nos saberes profissionais para ensinar aritmética na escola normal de São Luís - MA (1890 a 1952)
Autor(es): Cruz, Maria do Carmo Alves da
Orientador(a): Pinto, Neuza Bertoni
Membro da Banca: Motta, Diomar das Graças
Membro da Banca: Lima, Eliene Barbosa
Membro da Banca: Pinto, Neuza Bertoni
Membro da Banca: Dalcin, Andreia
Membro da Banca: Guimarães, Marcos Denilson
Resumo : Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar historicamente as transformações nos saberes profissionais para ensinar aritmética na Escola Normal de São Luís - MA, no período de 1890 a 1952. A escolha dessa temporalidade deu-se por ser o intervalo de tempo entre a institucionalização da formação de professores no Maranhão, com a criação da Escola Normal, em 1890, e o advento do curso de Pedagogia, em São Luís, em 1952. Buscamos responder à seguinte questão: que transformações ocorreram nos saberes profissionais para ensinar aritmética na Escola Normal de São Luís/MA, de 1890 a 1952? Para tanto, vale-se dos aportes teórico-metodológicos de autores que versam sobre pesquisas sócio-históricas e que colocam o saber sistematizado e objetivado em posição central no estudo de saberes profissionais do professor que ensina matemática. Tratam-se de pesquisas que contemplam o ofício do historiador e que muito contribuem para o alargamento das pesquisas em história da educação matemática. Na constituição das fontes, elencamos a legislação educacional da época, programas de ensino, jornais, livros escolares. As análises caracterizam saberes profissionais para ensinar aritmética na Escola Normal, de acordo com a vaga pedagógica adotada. As análises das fontes demonstram que desde o final do século XIX, o saber profissional para ensinar aritmética na Escola Primária ludovicense exigia um saber profissional pautado no ensino intuitivo. Mas, a partir da década de 1930, passou a exigir um saber profissional baseado nas ideias escolanovistas. Desse modo, foi possível identificar duas variantes de saberes profissionais: uma para ensinar a aritmética intuitiva e outra para ensinar a aritmética sob medida, respectivamente.
Resumo em lingua estrangeira: This research aimed to analyze historically the changes in professional knowledge to teach arithmetic at Escola Normal of São Luís/MA, from 1890 to 1952. This period was chosen because it was the time interval between the institutionalization of teacher training in Maranhão, with the creation of the Escola Normal, in 1890, and the advent of the Pedagogy course, in São Luís, in 1952. We seek to answer the following question: what changes took place in professional knowledge to teach arithmetic at the Escola Normal de São Luís/MA, from 1890 to 1952?. In order to do so, we make use of the theoretical-methodological contribution of authors who deal with Socio-Historical researches and who place systematized and objectified knowledge in a central position in the study of professional knowledge of the teacher who teaches mathematics, of researches related to the historian's craft and cultural history, and of authors who contribute to the expansion of research in the history of mathematics education. In the constitution of the sources, we list the educational legislation of the time, teaching programs, newspapers, books and official letters. The analyzes characterize professional knowledge to teach arithmetic in the Escola Normal, according to the pedagogical vacancy adopted. In this way, it was possible to identify two variants of professional knowledge: one to teach intuitive arithmetic and the other to teach tailored arithmetic.
Palavra-chave: História da educação matemática
Aritmética para ensinar
Saberes profissionais
Escola normal de São Luís/MA
Palavra-chave em lingua estrangeira: History of mathematics education
Arithmetic to teach
Professional knowledge
Escola normal
São Luís
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: CRUZ, Maria do Carmo Alves da. Transformações nos saberes profissionais para ensinar aritmética na escola normal de São Luís - MA (1890 a 1952). 2022. 112 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5858
Data defesa documento: 2-Mai-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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