Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5859
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoraes, Mônica Suelen Ferreira de-
dc.date.accessioned2024-09-02T18:04:12Z-
dc.date.available2022-06-22-
dc.date.available2024-09-02T18:04:12Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.identifier.citationMORAES, Mônica Suelen Ferreira de. Processos de superação dos obstáculos epistemológicos na história do conceito de limite de função: potencialidades conceituais e didáticas para a formação de professores de matemática. 2021. 107 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5859-
dc.description.abstractDifficulties in Mathematics in Higher Education have been much discussed in several studies in Mathematics Education, mainly in the context of Calculus. Concerning Calculus, researches point to the fact that the teaching and learning of the involved notions present many questions that deserve to be deepened, particularly in relation to the concept of limit. In this work, we take as a research question: how epistemological prejudices were overcome along the historical development of the function limit concept? Based on this question, we delimited as an objective: to discuss the processes of overcoming the epistemological objectives that emerged in the historical development of the concept of limit of function, with a view to the potential for an approach to the subject in a degree in mathematics. To achieve this goal, note a literature review on the historical development of the limit-of-function concept in textbooks on the history of mathematics published in Portuguese, Spanish and English, as well as in works produced by philosophers, mathematicians, and epistemologists dedicated to studies on the subject, mainly regarding the mathematical contributions produced by D'Alembert, Cauchy and Weiertrass in the development of the subject. Based on the principles of content analysis, we interpret the processes of overcoming the epistemological processes concerning the subject, both in its conceptual and didactic perspectives.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-09-18T14:39:02Z No. of bitstreams: 1 TESE_2021_Mônica Suelen Ferreira de Moraes.pdf: 1860484 bytes, checksum: 7d8f88a4a4a01a5af101605381ec9cfd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-09-02T18:04:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2021_Mônica Suelen Ferreira de Moraes.pdf: 1860484 bytes, checksum: 7d8f88a4a4a01a5af101605381ec9cfd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-02T18:04:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2021_Mônica Suelen Ferreira de Moraes.pdf: 1860484 bytes, checksum: 7d8f88a4a4a01a5af101605381ec9cfd (MD5) Previous issue date: 2021-12-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProcessos de superação dos obstáculos epistemológicos na história do conceito de limite de função : potencialidades conceituais e didáticas para a formação de professores de matemáticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordHistória do cálculopt_BR
dc.subject.keywordLimite de funçãopt_BR
dc.subject.keywordObstáculo epistemológicopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de cálculopt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Iran Abreu-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4490674057492872pt_BR
dc.contributor.referee1Wielewski, Gladys Denise-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4154014326253864pt_BR
dc.contributor.referee2Chaquiam, Miguel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9356361533701895pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8488999128970916pt_BR
dc.description.resumoAs dificuldades em Matemática no Ensino Superior têm sido muito discutidas em diversos estudos em Educação Matemática, principalmente no âmbito do Cálculo. Concernente ao Cálculo, as pesquisas apontam para o fato de que o ensino e a aprendizagem das noções envolvidas apresentam questões que merecem ser aprofundadas particularmente em relação ao conceito de limite. Neste trabalho tomamos como questão de pesquisa: como os obstáculos epistemológicos foram superados ao longo do desenvolvimento histórico do conceito de limite de função? A partir desta pergunta, delimitamos como objetivo: discutir os processos de superação dos obstáculos epistemológicos, surgidos no desenvolvimento histórico do conceito de limite de função, com vistas a apontar potencialidades para a abordagem do tema na licenciatura em matemática. Para alcançar esse objetivo, fizemos uma revisão bibliográfica sobre o desenvolvimento histórico do conceito de limite de função em manuais de história da matemática, publicados em língua portuguesa, espanhola e inglesa, bem como em obras produzidas por filósofos, matemáticos e epistemólogos que se dedicam a estudos sobre o assunto, principalmente no que concerne às contribuições matemáticas produzidas por D’Alembert, Cauchy e Weiertrass. Com base nos princípios referentes à análise de conteúdo, interpretamos os processos de superação dos obstáculos epistemológicos concernentes ao assunto, tanto em sua perspectiva conceitual, como didática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2History of calculuspt_BR
dc.subject.keyword2Function limitpt_BR
dc.subject.keyword2Epistemological obstaclept_BR
dc.subject.keyword2Calculus teachingpt_BR
dc.contributor.referee3Mendes, Iran Abreu-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4490674057492872pt_BR
dc.contributor.referee4Sá, Pedro Franco de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4323922632919962pt_BR
dc.contributor.referee5Costa, Acylena Coelho-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2334426116656845pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2021_Mônica Suelen Ferreira de Moraes.pdf1.82 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.