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Tipo documento: Tese
Título: Processos de superação dos obstáculos epistemológicos na história do conceito de limite de função : potencialidades conceituais e didáticas para a formação de professores de matemática
Autor(es): Moraes, Mônica Suelen Ferreira de
Orientador(a): Mendes, Iran Abreu
Membro da Banca: Wielewski, Gladys Denise
Membro da Banca: Chaquiam, Miguel
Membro da Banca: Mendes, Iran Abreu
Membro da Banca: Sá, Pedro Franco de
Membro da Banca: Costa, Acylena Coelho
Resumo : As dificuldades em Matemática no Ensino Superior têm sido muito discutidas em diversos estudos em Educação Matemática, principalmente no âmbito do Cálculo. Concernente ao Cálculo, as pesquisas apontam para o fato de que o ensino e a aprendizagem das noções envolvidas apresentam questões que merecem ser aprofundadas particularmente em relação ao conceito de limite. Neste trabalho tomamos como questão de pesquisa: como os obstáculos epistemológicos foram superados ao longo do desenvolvimento histórico do conceito de limite de função? A partir desta pergunta, delimitamos como objetivo: discutir os processos de superação dos obstáculos epistemológicos, surgidos no desenvolvimento histórico do conceito de limite de função, com vistas a apontar potencialidades para a abordagem do tema na licenciatura em matemática. Para alcançar esse objetivo, fizemos uma revisão bibliográfica sobre o desenvolvimento histórico do conceito de limite de função em manuais de história da matemática, publicados em língua portuguesa, espanhola e inglesa, bem como em obras produzidas por filósofos, matemáticos e epistemólogos que se dedicam a estudos sobre o assunto, principalmente no que concerne às contribuições matemáticas produzidas por D’Alembert, Cauchy e Weiertrass. Com base nos princípios referentes à análise de conteúdo, interpretamos os processos de superação dos obstáculos epistemológicos concernentes ao assunto, tanto em sua perspectiva conceitual, como didática.
Resumo em lingua estrangeira: Difficulties in Mathematics in Higher Education have been much discussed in several studies in Mathematics Education, mainly in the context of Calculus. Concerning Calculus, researches point to the fact that the teaching and learning of the involved notions present many questions that deserve to be deepened, particularly in relation to the concept of limit. In this work, we take as a research question: how epistemological prejudices were overcome along the historical development of the function limit concept? Based on this question, we delimited as an objective: to discuss the processes of overcoming the epistemological objectives that emerged in the historical development of the concept of limit of function, with a view to the potential for an approach to the subject in a degree in mathematics. To achieve this goal, note a literature review on the historical development of the limit-of-function concept in textbooks on the history of mathematics published in Portuguese, Spanish and English, as well as in works produced by philosophers, mathematicians, and epistemologists dedicated to studies on the subject, mainly regarding the mathematical contributions produced by D'Alembert, Cauchy and Weiertrass in the development of the subject. Based on the principles of content analysis, we interpret the processes of overcoming the epistemological processes concerning the subject, both in its conceptual and didactic perspectives.
Palavra-chave: História do cálculo
Limite de função
Obstáculo epistemológico
Ensino de cálculo
Palavra-chave em lingua estrangeira: History of calculus
Function limit
Epistemological obstacle
Calculus teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: MORAES, Mônica Suelen Ferreira de. Processos de superação dos obstáculos epistemológicos na história do conceito de limite de função: potencialidades conceituais e didáticas para a formação de professores de matemática. 2021. 107 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5859
Data defesa documento: 21-Dez-2021
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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