Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5864
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Dulce Ferreira da-
dc.date.accessioned2024-09-03T15:37:34Z-
dc.date.available2022-06-01-
dc.date.available2024-09-03T15:37:34Z-
dc.date.issued2022-05-03-
dc.identifier.citationSILVA, Dulce Ferreira da. Uma sequência de ensino-aprendizagem sobre umidade relativa do ar utilizando um termo-higrômetro com arduino. 2022. 136 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5864-
dc.description.abstractIn this atypical moment in which we find ourselves, a pandemic that mainly affected Brazilian education, bringing with it numerous consequences such as: the increase in school dropout, increased social and financial inequality and especially the lack of technological structure for both the student and the teacher. Thus imposing a huge challenge to teachers, who had to adapt the comfort of their home by transforming it into a classroom so that they could share as much knowledge as possible with their students. With that in mind, this educational product was designed with the purpose of providing the teacher who teaches classes in the final years of elementary school or high school, a mini-course that provides him with another experimental option to be implemented in the classroom, bringing Physics which is hidden between formulas and numbers for everyday life, allowing the student to work and manipulate electronic spreadsheets and sensors, making the measurement and observation of physical variables (HAAG et al., 2005). The construction of a thermohygrometer with Arduino has been a great option to complement and teach Physics concepts. And through this to provide students with a more dynamic and didactic approach on a topic little discussed in the classroom, which is the relative humidity of the air.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2023-06-02T13:04:08Z No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Dulce Ferreira da Silva (1).pdf: 2080187 bytes, checksum: 00a119e924437e3b77d6e4f1e32eb4fd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-09-03T15:37:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Dulce Ferreira da Silva (1).pdf: 2080187 bytes, checksum: 00a119e924437e3b77d6e4f1e32eb4fd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-03T15:37:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2022_Dulce Ferreira da Silva (1).pdf: 2080187 bytes, checksum: 00a119e924437e3b77d6e4f1e32eb4fd (MD5) Previous issue date: 2022-05-03en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma sequência de ensino-aprendizagem sobre umidade relativa do ar utilizando um termo-higrômetro com arduinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArduinopt_BR
dc.subject.keywordUmidade relativa do arpt_BR
dc.subject.keywordFísicapt_BR
dc.subject.keywordEnsino básicopt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Marcelo Paes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0322922106383445pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Marcelo Paes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0322922106383445pt_BR
dc.contributor.referee2Curvo, Eduardo Augusto Campos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8170800329568830pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4760997862733807pt_BR
dc.description.resumoNeste momento atípico em que nos encontramos, uma pandemia que afetou principalmente a educação brasileira, trazendo consigo inúmeras consequências como: o aumento da evasão escolar, aumento da desigualdade social e financeira eprincipalmente a falta de estrutura tecnológica tanto para o aluno quanto para o professor. Impondo assim um enorme desafio aos professores, que tiveram que adequar o conforto da sua casa transformando-a em sala de aula para que pudessem compartilhar o máximo de conhecimentos aos seus alunos. Pensando nisso, este produto educacional foi elaborado com a finalidade dedisponibilizar para o professor que ministra aula nos anos finais do ensino fundamental ou no ensino médio, um minicurso que lhe forneça mais uma opção experimental a ser implementada em sala de aula, trazendo a Física que está oculta entre as fórmulas e números para o cotidiano, permitindo o aluno trabalhar e manipular planilhas eletrônicas e sensores, fazendo a medição e observação de variáveis físicas (HAAG et al., 2005). A construção de um termo- higrômetro com Arduino tem sido uma ótima opção para a complementar e ensinar conceitos de Física. E através deste proporcionar aos alunos uma abordagem mais dinâmica e didática sobre um tema pouco abordado em sala de aula que é a umidade relativa do ar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Arduinopt_BR
dc.subject.keyword2Relative air humiditypt_BR
dc.subject.keyword2Physicspt_BR
dc.subject.keyword2Basic educationpt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Stefano Teixeira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2772385658918940pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2022_Dulce Ferreira da Silva (1).pdf2.03 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.