Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5871
Tipo documento: Tese
Título: Estruturação interativa da avaliação da aprendizagem assistida pelas tecnologias digitais
Autor(es): Santos, Patrik Marques dos
Orientador(a): Nicot, Yuri Expósito
Membro da Banca: Kalhil, Josefina Diosdada Barrera
Membro da Banca: Sá, Pedro Franco de
Membro da Banca: Nicot, Yuri Expósito
Membro da Banca: Rivera, Jose Anglada
Membro da Banca: Carvalho, Paulo Simeão de Oliveira Ferreira de
Resumo : A avaliação no processo de ensino-aprendizagem corresponde uma prática didática de constante atuação docente, e aproximações com as tecnologias digitais a possibilita perspectivas contemporâneas em sala de aula. Diante disso, esta tese conduz-se pelo seguinte problema científico: A avaliação da aprendizagem com tecnologias digitais interativas contribui no processo de ensino-aprendizagem para a construção de conhecimento científico de Física no Ensino Médio? A pesquisa teve como objetivo geral analisar a avaliação da aprendizagem em ambientes de aprendizagens com tecnologias digitais interativas no processo de ensinoaprendizagem para a construção de conhecimento científico de Física para alunos da 3.ª série do Ensino Médio. As bases teóricas acerca da avaliação da aprendizagem, tecnologias digitais e processo de ensino-aprendizagem foram sustentadas em Luckesi, Perrenoud, Méndez, Kenski, Moran, Levy, Fonseca, dentre outros. O estudo estruturou-se a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa, ancorada à abordagem metodológica do Estudo de Caso. Para tanto, utilizou-se os seguintes instrumentos e técnicas de coleta de dados: análise de documentos, questionários on-line na escala Likert, entrevista semiestruturada e observação direta. A pesquisa ocorreu no 2.º semestre de 2021, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Campus Parintins, com 38 alunos da 3.ª série do Ensino Médio, do curso técnico em Administração, com a colaboração de uma docente, licenciada em Física. Os resultados obtidos na pesquisa demonstraram práticas didáticas e metodológicas refinadas relacionadas às tecnologias digitais voltadas para o processo de ensino-aprendizagem, propiciação de ambiente de reflexão sobre as práticas formativas avaliativas e de práticas interativas na construção do conhecimento, as quais subsidiam na elaboração de intenções pedagógicas contínuas e na tomada de decisão para o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, assinala-se a avaliação da aprendizagem como prática dinâmica e interativa assistida pelas tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem, de projeções favoráveis à construção do conhecimento científico e aos desafios curriculares no Ensino de Física, embora as prospecções deste estudo apontem também de possibilidades de se pensá-la como alternativa para a Educação em Ciências no século XXI.
Resumo em lingua estrangeira: Assessment in the teaching-learning process corresponds to a didactic practice of constant teaching activity, and approximations with digital technologies enable contemporary perspectives in the classroom. Therefore, this thesis is guided by the following scientific problem: Does the appraisal of learning in learning environments with interactive digital technologies contribute to the teaching-learning process to the construction of scientific knowledge of Physics in High School? The general objective of the research was to analyze the assessment of learning in learning environments with interactive digital technologies in the teaching-learning process for the construction of scientific knowledge of Physics for students in the 3rd grade of High School. The theoretical bases on learning assessment, digital technologies and the teaching-learning process were supported by Luckesi, Perrenoud, Méndez, Kenski, Moran, Levy, Fonseca, among others. The study was structured from the theoreticalmethodological assumptions of qualitative research, anchored to the methodological approach of the Case Study. Therefore, the following instruments and data collection techniques were used: document analysis, online questionnaires on the Likert scale, semi-structured interviews, and active observation. The research took place in the 2nd semester of 2021, at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Amazonas - IFAM, Campus Parintins, with 38 students from the 3rd grade of High School, of the technical course in Administration, with the collaboration of a teacher, graduated in Physics.. The results obtained in the research showed refined didactic and methodological practices related to digital technologies aimed at the teaching-learning process, providing an environment for reflection on evaluative training practices and interactive practices in the construction of knowledge, which subsidize the elaboration of intentions continuous pedagogical processes and decision-making for the teaching-learning process. Therefore, the evaluation of learning is highlighted as a dynamic and interactive practice assisted by digital technologies in the teaching-learning process, with favorable projections for the construction of scientific knowledge and the curricular challenges in Physics Teaching, although the prospects of this study also point to possibilities of thinking about it as an alternative for Science Education in the 21st century.
Palavra-chave: Avaliação da aprendizagem
Interativa
Processo de ensino-aprendizagem
Tecnologias digitais
Palavra-chave em lingua estrangeira: Learning assessment
Interactive
Teaching learning process
Digital technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: SANTOS, Patrik Marques dos. Estruturação interativa da avaliação da aprendizagem assistida pelas tecnologias digitais. 2022. 194 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5871
Data defesa documento: 13-Out-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2022_Patrik Marques dos Santos.pdf3.61 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.