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http://ri.ufmt.br/handle/1/5880
Tipo documento: | Tese |
Título: | A modelagem matemática em diálogos com a teoria da aprendizagem significativa e da teoria dos campos conceituais |
Autor(es): | Santos, Antônia Edna Silva dos |
Orientador(a): | Silva, Francisco Hermes Santos da |
Membro da Banca: | Silva, Francisco Hermes Santos da |
Membro da Banca: | Moreira, Marco Antônio |
Membro da Banca: | Silva, Maria de Fátima Vilhena da |
Membro da Banca: | Braga, Roberta Modesto |
Membro da Banca: | Meyer, João Frederico da Costa Azevedo |
Resumo : | Em estudos preliminares sobre as teorias da aprendizagem, percebemos que a Modelagem Matemática, a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Teoria dos Campos Conceituais têm, entre si, pelo menos um elemento em comum, pois os três temas carregam como premissa o contexto da sala de aula. A presente tese tem como objetivo principal aproximar fundamentos teóricos e metodológicos da Modelagem para ensinar matemática com as teorias da Aprendizagem Significativa e dos Campos Conceituais. É orientada a partir da seguinte questão de investigação: que características da Modelagem para ensinar matemática podem ser fundamentadas epistemologicamente pelas teorias da Aprendizagem Significativa e dos Campos Conceituais? Na presente investigação voltamos nosso olhar para os pesquisadores de Modelagem para ensinar matemática mais citados na última Conferência Nacional sobre Modelagem, na Educação Matemática (CNMEM), realizada em 2019, com o objetivo de compor o corpus da pesquisa. Optamos como metodologia para fazer o tratamento dos dados, a análise textual discursiva. As características da Modelagem Matemática foram construídas a partir dos artigos e livros analisados dos pesquisadores Almeida, Silva e Vertuan (2012), Barbosa (2001, 2003), Bassanezi (2019), Biembengut (2016) e Burak (2019), olhando através das lentes da Aprendizagem Significativa e dos Campos Conceituais. Foi possível identificar pelo menos quatro características da Modelagem para ensinar matemática: os conhecimentos necessários para o processo de modelagem; as situações-problema no processo de modelagem; o envolvimento dos modeladores no processo de modelagem; e a relação entre teoria e prática no processo de modelagem. Que são fundamentadas pelas teorias da Aprendizagem Significativa e dos Campos Conceituais, no que tange aos seguintes conceitos: subsunçor, organizadores prévios, condição da aprendizagem significativa, situações, adaptação, princípio da Teoria dos Campos Conceituais, esquemas e invariantes operatórios. A pesquisa mostrou que os subsunçores são tão importantes para a Teoria da Aprendizagem Significativa quanto para a Modelagem, caso o aprendiz ou o modelador não tenha subsunçores, os processos não acontecem. Foi identificado também que os subsunçores perpassam pelas quatro características da Modelagem para ensinar matemática. A Modelagem mostrou-se como um material potencialmente significativo, pois os alunos mostram-se motivados em querer aprender, as situações indicadas por Vergnaud, convergem com as situações trabalhadas na modelagem, pois sem situação não há modelagem. Identificou-se também que o esquema e as invariantes operatórios são de suma importância para a Teoria dos Campos Conceituais e também para a Modelagem. |
Resumo em lingua estrangeira: | In preliminary studies on the theories of learning, we realized that Mathematical Modeling, Signia Learning Theory and Conceptual Fields Theory have, among themselves, at least one element in common, because the three themes carry as a premise the context of the classroom. The main objective of this thesis is to approximate theoretical and methodological foundations of Modeling to teach Mathematics with the theories of Meaningful Learning and Conceptual Fields. It is oriented from the following research question: what characteristics of Modeling to teach Mathematics can be epistemologically based on the theories of Meaningful Learning and Conceptual Fields? In this research, we turn our gaze to the researchers of Modeling to teach Mathematics most cited in the last National Conference on Modeling in Mathematics Education (CNMEM), held in 2019, with the objective of comcomworking the corpus of the research. We chose as methodology, to do the treatment of the data, the discursive textual analysis. The characteristics of Mathematical Modeling were constructed from the articles and books analyzed by researchers Almeida, Silva and Vertuan (2012), Barbosa (2001, 2003), Bassanezi (2019), Biembengut (2016) and Burak (2019), looking through the lens of Meaningful Learning and Conceptual Fields. It was possible to identify at least four characteristics of Modeling to teach Mathematics: the knowledge necessary for the modeling process, problem situations in the modeling process, the involvement of the modelers in the modeling process, the relationship between theory and practice in the modeling process and which are based on the theories of Meaningful Learning and Conceptual Fields, with regard to the following concepts: subsunçor, previous organizers, condition of significant learning, situations, adaptation, principle of the Theory of Conceptual Fields, schemes and operative invariants. Research has shown that subsumers are as important for Significant Learning Theory as for Modeling; if the learner or modeler does not have subsunçores, the processes do not happen. It was also identified that the subsunçores permeate the four characteristics of modeling to teach mathematics. The Modeling proved to be a potentially significant material: the students are motivated to want to learn, the situations indicated by Vergnaud converge with the situations worked in the modeling, because without situation there is no modeling. It was also identified that the scheme and operative invariants are of paramount importance for the Theory of Conceptual Fields as well as for modeling. |
Palavra-chave: | Modelagem Subsunçor Situações-problema Motivação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Subsunçor - prior knowledge Condition of significant learning Situations Schemes Operatings invariants |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | SANTOS, Antônia Edna Silva dos. A modelagem matemática em diálogos com a teoria da aprendizagem significativa e da teoria dos campos conceituais. 2023. 169 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5880 |
Data defesa documento: | 12-Jan-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
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