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http://ri.ufmt.br/handle/1/5881
Tipo documento: | Tese |
Título: | A formação de professores para o ensino de ciências da natureza e matemática em escolas do campo : reflexões críticas a partir da experiência do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFMA |
Autor(es): | Diniz, Diana Costa |
Orientador(a): | Ghedin, Evandro |
Membro da Banca: | Ghedin, Evandro |
Membro da Banca: | Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes |
Membro da Banca: | Darsie, Marta Maria Pontin |
Membro da Banca: | Cavalcanti, Cacilda Rodrigues |
Membro da Banca: | Freitas, Lilliane Miranda |
Resumo : | Este trabalho investiga a formação de professores a partir do Curso de Licenciatura em Educação do Campo Ciências da Natureza e Matemática na UFMA. Buscou-se entender como a formação de professores na área de Ciências da Natureza e Matemática, no Curso de Licenciatura em Educação do Campo na UFMA, está dialogando com os princípios construídos pela Educação do Campo em termos de concepção de ciência, conhecimento e natureza. O objetivo geral foi analisar a formação de educadores e educadoras em Ciências da Natureza e Matemática no Curso de Licenciatura em Educação do Campo identificando no seu currículo se as concepções de ciência, conhecimento e natureza estão alinhadas com as que o movimento da Educação do Campo construiu. A partir do problema norteador, outros questionamentos emergiram: Quais os elementos constitutivos da formação de professores da educação básica do campo nas licenciaturas, considerando a concepção de ciência, conhecimento e natureza? Quais concepções de ciência, conhecimento e natureza fundamentam o currículo de formação de professores da Educação do Campo na área de Ciências da Natureza e Matemática na UFMA? Como se materializa a formação de educadoras e educadores no Curso de Licenciatura em Educação do Campo Ciências da Natureza e Matemática na UFMA? Para tanto, delineamos os seguintes objetivos específicos: 1) Identificar nos documentos e normativas, bem como o contexto histórico, as concepções de formação de professores para a educação básica no contexto da educação brasileira; 2) Discutir a concepção de ciência, conhecimento e natureza que define o currículo da formação de professores da Educação do Campo na área de Ciências da Natureza e Matemática; 3) Refletir sobre a formação de educadores e educadoras em Ciências da Natureza e Matemática e sua materialização no processo formativo do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na UFMA. A concepção teórico-metodológica que embasou nossos estudos foi o materialismo histórico-dialético. A pesquisa fundamentou-se em pressupostos de caráter qualitativo, tendo como instrumentos de coleta de dados: a análise documental do projeto político-pedagógico do curso, planos de curso de disciplinas e legislações; pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas com dez docentes e dez discentes. A partir dos dados levantados, emergiram as seguintes categorias de análises: Pedagogia da Alternância, Pesquisa, Interdisciplinaridade e a Práxis Educativa. Como referencial de análise, utilizou-se da análise de conteúdo estruturada nas seguintes unidades de análises: a organização curricular do curso, os projetos de incentivo à docência e à pesquisa, o Estágio, os conteúdos e metodologias desenvolvidos pelos professores. Os resultados alcançados evidenciaram que o trabalho desenvolvido nesta experiência, apesar de sofrer as determinações da concepção hegemônica de formação centrado no ensino de conteúdos estanques e no trabalho docente isolado em salas de aula desconectadas da vida, tem apontado possibilidades de alteração do trato com o conhecimento e com a organização do trabalho pedagógico. Permite identificar a necessária alteração de matriz formativa orientada por uma concepção de ciência, conhecimento e natureza como práxis visando à superação da fragmentação dos conteúdos. |
Resumo em lingua estrangeira: | This paper investigates teacher formation from the Degree Course in Rural Education, Natural Sciences and Mathematics at UFMA. It sought to understand how the formation of teachers in the area of Natural Sciences and Mathematics, in the Degree Course in Rural Education at UFMA is dialoguing with the principles constructed by Rural Education in terms of the conception of science, knowledge and nature. The main goal was to analyze the formation of educators in Natural Sciences and Mathematics in the Rural Education, Degree Course, identifying in its curriculum if the concepts of science, knowledge and nature are aligned with those that the Rural Education movement built. Other questions emerged from the guiding problem: What are the constitutive elements of the formation of teachers of basic rural education in the degree courses, considering the conception of science, knowledge and nature? What conceptions of science, knowledge and nature underlie the curriculum of the teacher’s formation on Rural Education in the area of Natural Sciences and Mathematics at UFMA? How does the formation of educators materialize in the Degree Course in Field Education in Nature and Mathematics Sciences at UFMA? For that, we outlined the following specific objectives: 1) Identify in the documents and regulations, as well as the historical context, the conceptions of teacher training for basic education in the context of Brazilian education; 2) Discuss the conception of science, knowledge and nature that defines the curriculum for the formation of Rural Education teachers in the area of Natural Sciences and Mathematics; 3) Reflect on the formation of educators in Natural Sciences and Mathematics and its materialization in the formative process of the Degree Course in Rural Education at UFMA. The theoreticalmethodological conception that supported our studies was the historical-dialectical materialism. The research was based on assumptions of a qualitative nature, with the following data collection instruments: documental analysis of the course's political-pedagogical project, course plans for disciplines and legislation; bibliographic research and field research with semistructured interviews with ten professors and ten students. From the collected data, the following analysis categories emerged: Pedagogy of the Alternating Cycle, Research, Interdisciplinarity and Educational Praxis. As a reference for analysis, content analysis was employed, structured in the following units of analysis: the curricular organization of the course, the projects to encourage teaching and research, the internship, the contents and methodologies developed by the teachers. The results achieved showed that the work carried out in this experience, despite suffering the determinations of the hegemonic conception of training centered on the teaching of watertight contents and on isolated teaching work in classrooms disconnected from life, has pointed to possibilities of changing the way people deal with knowledge. and with the organization of the pedagogical work. It allows us to identify the necessary alteration of the formative matrix guided by a conception of science, knowledge and nature as praxis aiming at overcoming the fragmentation of contents. |
Palavra-chave: | Formação de professores Educação do campo Curso de licenciatura em educação do campo Ciências da natureza e matemática |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teacher formation Rural education Degree course in rural education Natural sciences and mathematics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | DINIZ, Diana Costa. A formação de professores para o Ensino de Ciências da Natureza e Matemática em escolas do campo: reflexões críticas a partir da experiência do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFMA. 2021. 190 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5881 |
Data defesa documento: | 25-Nov-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
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