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http://ri.ufmt.br/handle/1/5884
Tipo documento: | Tese |
Título: | Clube de Matemática : ambiente de aprendizagem docente na formação inicial de professores |
Autor(es): | Carvalho, Hamilton Cunha de |
Orientador(a): | Ghedin, Evandro Luiz |
Coorientador: | Mafra, José Ricardo e Souza |
Membro da Banca: | Ghedin, Evandro Luiz |
Membro da Banca: | Mafra, José Ricardo e Souza |
Membro da Banca: | Wielewski, Gladys Denise |
Membro da Banca: | Sá, Pedro Franco de |
Membro da Banca: | Diniz, Hugo Alex Carneiro |
Resumo : | A presente pesquisa investigou como as aprendizagens docentes são apropriadas por estudantes do curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física (LIMF) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) quando participaram das ações promovidas pelo Clube de Matemática da UFOPA. Trata-se de um estudo de caso de cunho qualitativo, por meio do qual nos propusemos a acompanhar 15 estudantes da LIMF, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na realização das atividades deste clube durante o período de julho de 2018 a fevereiro de 2020. Nossa tese é de que as aprendizagens da docência podem ser movidas, adquiridas ou incorporadas por esses estudantes em formação inicial mediante o trabalho coletivo junto a professores da educação básica e de professores universitários na elaboração, aplicação e avaliação das atividades desse Clube de Matemática. Na condição de observador participante, tomamos os diários reflexivos produzidos pelos licenciandos, as entrevistas semiestruturadas que fizemos com eles e os nossos diários de campo como o corpus dessa investigação. A base teórica composta pelos princípios, pelas tendências e pelos saberes docentes na formação inicial de professores, juntamente com a triangulação dos instrumentos de coleta de dados aliada ao método da Análise Textual Discursiva, permitiu-nos identificar cinco aprendizagens essenciais ao exercício da docência que foram assumidas como nossas categorias de análise, são elas: aprendizagem de conteúdo, aprendizagem de metodologias, aprendizagem da profissionalidade, aprendizagem do trabalho colaborativo e aprendizagem de senso crítico. Pelo fato de a atuação dos futuros professores de Matemática, nessas ações, ter lhes proporcionado momentos de partilha e troca de experiências com professores em outros estágios da carreira docente, contato com novas maneiras de ensinar Matemática e a vivência problematizada e refletida da realidade escolar, chegamos à conclusão de que a apropriação dessas cinco aprendizagens, bem como os fatores que contribuíram para tal, estão intimamente ligados à participação efetiva desses licenciandos nas ações que compõem o Clube de Matemática da UFOPA. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research investigated how teaching learning is appropriated by students of the Integrated Degree in Mathematics and Physics (LIMF) at the Federal University of Western Pará (UFOPA) when they participated in actions promoted by the UFOPA Math Club. This is a qualitative case study, through which we proposed to accompany 15 LIMF students, scholarship holders of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID), in carrying out the activities of this club during the period of July from 2018 to February 2020. Our thesis is that teaching learning can be moved, acquired or incorporated by these students in initial training through collective work with basic education teachers and university professors in the elaboration, application and evaluation of activities of this Math Club. As a participant observer, we took the reflective diaries produced by the undergraduates, the semi-structured interviews we conducted with them and our field diaries as the corpus of this investigation. The theoretical basis composed of principles, trends and teaching knowledge in initial teacher training, together with the triangulation of data collection instruments combined with the Discursive Textual Analysis method, allowed us to identify five essential learnings for the teaching practice that were Assumed as our categories of analysis, they are: learning content, learning methodologies, learning professionality, learning collaborative work and learning a critical sense. Due to the fact that the performance of future Mathematics teachers, in these actions, has provided them with moments of sharing and exchanging experiences with teachers in other stages of the teaching career, contact with new ways of teaching Mathematics and the problematized and reflected experience of the school reality, we came to the conclusion that the appropriation of these five learnings, as well as the factors that contributed to it, are closely linked to the effective participation of these graduates in the actions that make up the UFOPA Math Club. |
Palavra-chave: | Clube de Matemática Formação inicial de professores Aprendizagem docente |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Math Club Undergraduated teacher education Teaching learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | CARVALHO, Hamilton Cunha de. Clube de Matemática: ambiente de aprendizagem docente na formação inicial de professores. 2022. 198 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5884 |
Data defesa documento: | 22-Dec-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
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