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http://ri.ufmt.br/handle/1/5890
Tipo documento: | Tese |
Título: | A formação do professor de matemática e a proposta Matemática, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (MTSA) : uma investigação crítica |
Autor(es): | Silva, Gildemberg da Cunha |
Orientador(a): | Carvalho, Lizete Maria Orquiza de |
Membro da Banca: | Carvalho, Lizete Maria Orquiza de |
Membro da Banca: | Ghedin, Evandro |
Membro da Banca: | Pirola, Nelson Antonio |
Membro da Banca: | Carnio, Michel Pisa |
Membro da Banca: | Oliveira, Ernandes Rocha de |
Resumo : | A presente tese procura evidenciar possibilidades para abordagem e ensino de matemática no campo de análise e discussão crítica e, assim, ocupar um espaço nos diferentes repositórios correlatos de trabalhos de pós-graduação, sobretudo em Educação Matemática, próximo do enfoque CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente). Focalizada na formação inicial do professor de matemática, a pesquisa promove um movimento, que propõe aproximar fundamentos teóricos para formação do professor de matemática, articulado a princípios que devem nortear o foco CTSA para um espaço que nomeamos de MTSA (Matemática, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), de modo a aprofundar epistemologicamente a ação do professor de matemática em seu ambiente de atuação primária: a escola. Em seguida, foram coletadas 97 teses na Base de Teses e Dissertações da CAPES para uma análise de viés bibliográfico e textual. O presente trabalho justifica-se na direção de despertar ação do profissional docente para reflexões e pesquisas de uma abordagem MTSA, em que a ação do professor orbita o fazer e ser sujeito pesquisador que constrói e reconstrói o eu profissional, professor para um redimensionamento e desenvolvimento do próprio espaço escolar. A Teoria Crítica da Sociedade, a Matemática Crítica e outras concepções, como o programa Etnomatemática, são fundamentais para nortear e fundamentar teoricamente práticas e conduções na formação do professor de matemática, para o contexto escolar local e global, de modo que problemas complexos, de natureza aberta, sejam objetos de reflexão e atuação na matemática e do sujeito, e para isso, faz-se necessário mobilizar saberes e conhecimentos matemáticos, ainda na formação do profissional professor de matemática, nos contextos dos cursos de licenciaturas. Após minuciosa pesquisa bibliográfica, os resultados sinalizaram para necessidade de estabelecer articulação entre matemática, tecnologia, sociedade e ambiente, de modo que se favoreça a ampliação e as possibilidades articuladoras do ensino de matemática de maneira crítica e responsável, para além do aparente. Um agir distante de ser uma simples proposta, um modo de articular e transitar dos cursos de licenciaturas de matemática para um fazer docente interdisciplinar, compreendido em sua forma e conjuntura do mundo da vida e sistêmico. De todo modo, contribui-se para o fortalecimento de sociedades democráticas, plurais, sustentáveis e solidárias e para o desenvolvimento de uma educação emancipatória que perfazem e perpassam pela formação do professor. Consiste no pensar o professor de matemática como parte, sobretudo, da percepção e assimilação teórica das conexões permanentes da 10 matemática, tecnologia, sociedade e ambiente. Concebida a partir de contexto de vivências e observâncias profissionais do autor, a presente investigação sinaliza para um refazimento da própria ação, no trilhar reflexivo, dialógico e, sobretudo, crítico das complexas tessituras da formação docente, de modo sensível, permeado de olhares para além da própria ação docente em matemática finalizada nela mesma. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present thesis seeks to highlight possibilities for approaching and teaching of mathematics in the field of analysis and critical discussion and, therefore, occupy a space in the different related repositories of post-graduate works, especially in Mathematics Education, close to the CTSA focus (Science, Technology, Society, Environment). Focused on the initial training of the mathematics teacher, the research promotes a movement, which proposes to bring closer theoretical foundations for mathematics teacher training, articulated to principles that ought to guide the CTSA focus to a space that we name MTSA (Mathematics, Technology, Society and Environment), in order to epistemologically deepen the action of the mathematics teacher in his primary acting environment: the school. Then, 97 theses were collected from the CAPES Theses and Dissertations Database for a bibliographic and textual analysis. The present work is justified in the direction of arousing the action of the teaching professional for reflections and researches of an MTSA approach, in which the teacher's action orbits the making and being subject researcher who constructs and reconstructs the professional self, teacher for a re-dimensioning and development of the school space itself. The Critical Theory of the Society, the Critical Mathematics and other conceptions, such as the Ethnomathematics program, are fundamental to guide and theoretically ground practices and conducts in the education of the mathematics teacher for the local and global school context, so that open nature complex problems be objects of reflection and action in mathematics and of the subject. For this, it is necessary to mobilize mathematics knowledge and expertise, yet in the formation of the professional mathematics teacher, in the contexts of the licentiate courses. After thorough bibliographic research, the results indicated the need to establish articulation between mathematics, technology, society and environment, in order to favor the expansion and the articulating possibilities of mathematics teaching in a critical and responsible way, beyond the apparent. This is far from being a simple proposal, a way of articulating and moving from mathematics undergraduate courses to an interdisciplinary teaching, understood in its form and conjuncture of the life and systemic world. In any case, it contributes to the strengthening of democratic, plural, sustainable, and solidary societies and to the development of an emancipatory education that permeates and passes through teacher education. It consists of thinking the mathematics teacher as part, above all, of the perception and theoretical assimilation of the permanent connections of the mathematics, technology, society, and the environment. Conceived from the context of the author's professional experiences and observations, the present investigation signals for a remaking of the action itself, in a reflective, dialogical, and above all critical tread of the complex weaves of teacher education, in a sensitive way permeated by looks beyond the teaching action in mathematics finalized in itself. |
Palavra-chave: | Formação Ensino Matemática Educação crítica CTSA |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Training Teaching Mathematics teachers Critical education CTSA |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | SILVA, Gildemberg da Cunha. A formação do professor de matemática e a proposta Matemática, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (MTSA): uma investigação crítica. 2023. 244 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5890 |
Data defesa documento: | 11-Jan-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
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