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http://ri.ufmt.br/handle/1/5891
Tipo documento: | Tese |
Título: | Autoria reflexiva coletiva : reconstrução do conhecimento químico escolar e autonomia emancipatória de professores de química |
Autor(es): | Mesquita, Joyce Melo |
Orientador(a): | Martins, France Fraiha |
Membro da Banca: | Martins, France Fraiha |
Membro da Banca: | Gonçalves, Terezinha Valim Oliver |
Membro da Banca: | Rizzatti, Ivanise Maria |
Membro da Banca: | Schnetzler, Roseli Pacheco |
Membro da Banca: | Azevedo, Rosa Oliveira Marins |
Resumo : | Esta é uma pesquisa realizada por professores de Química da Educação Básica com o objetivo de compreender uma proposta de formação continuada por meio da Autoria Reflexiva Coletiva de um programa de ensino para o primeiro ano do Ensino Médio e sua contribuição para a reconstrução do Conhecimento Químico Escolar e para a Autonomia Docente Emancipatória. Realizo junto a outros três professores de Química da Educação Básica, uma pesquisa na abordagem qualitativa, conjugando os métodos da Investigação-Ação Crítica e da Pesquisa Narrativa para responder em que termos uma proposta de formação continuada sistematizada a partir da Autoria Reflexiva Coletiva de um programa de ensino de Química do primeiro ano do Ensino Médio contribui para processos de reconstrução do Conhecimento Químico Escolar e para a autonomia emancipatória de professores da Educação Básica? Nessa direção, apresento uma proposta de formação inspirada nas etapas da espiral de Investigação-ação: i. Definição do problema (ausência de autonomia dos professores para tornar possível a autoria de programas de ensino de Química); ii. Reflexão e planejamento (reflexão crítica sobre as concepções e práticas dos professores-autores para permitir o planejamento da Autoria Reflexiva Coletiva); iii. Ação (Autoria Reflexiva Coletiva do programa de ensino de Química para o primeiro ano do Ensino Médio); iv. Avaliação e replanejamento (Análise e crítica sobre o processo de produção dos professores-autores e sua contribuição para ampliação da autonomia docente e aprendizagem do Conhecimento Químico Escolar, além de possibilidades de expansão da espiral formativa para outros espaços que os professores-autores ocupam). As transcrições das áudio-gravações dos encontros do grupo, juntamente às produções escritas do programa de ensino de Química, compõem o corpus da pesquisa que foram analisadas pela metodologia da Análise Textual Discursiva, o que permitiu a emergência de três categorias analíticas, a saber: (i) Reprodução versus Autoria: embates epistemológicos na formação docente em Química; (ii) Autoria Reflexiva Coletiva: reconstrução do Conhecimento Químico Escolar e (iii) Autonomia docente emancipatória dos professores-autores: vivendo a transição de modelos formativos. A análise dos resultados me permite defender a tese de que em processos de formação continuada, a Autoria Reflexiva Coletiva de programas de ensino de Química por professores da Educação Básica, potencializada pela reflexão crítica no/do próprio ensino e reconstrução do Conhecimento Químico Escolar, propicia o desenvolvimento do conhecimento especializado dos professores, orienta o pensamento crítico nas decisões do ensino que realizam e amplia a autonomia docente emancipatória. Os resultados expressam que a Autoria Reflexiva Coletiva contribui para o aprofundamento em estudos e pesquisas sobre o Conhecimento Químico Escolar, construindo significados próprios para a escola, em um processo de reconstrução centrado na ação docente, considerando a importância de conectar o senso comum ao científico, a fim de possibilitar a produção de conhecimento curricular comprometida com a formação crítica discente. A proposta de formação continuada que vivenciamos suscitou a emergência de premissas formativas importantes para o desenvolvimento profissional de professores experientes da escola, orientadas pelos seguintes elementos estruturantes: (i) a reflexão coletiva sobre a ação; (ii) a produção curricular com abordagem crítica e (iii) a parceria docente especializada em ambientes virtualizados. Por fim, a reconstrução do Conhecimento Químico Escolar em produção curricular colaborativa potencializa a ampliação da autonomia docente emancipatória, na medida em que permite um deslocamento epistemológico de prática reprodutiva individual para o exercício da Autoria Reflexiva Coletiva. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research is developed by secundary school chemistry teachers, which it aims to understand the purpose of continuous training through a Collaborative Reflexive Authorship of a teaching program for first grade high school and its contribution for School Chemistry Knowledge rebuilding and for Emancipating Teachers Autonomy. It is developed by me with three secundary school chemistry teachers, it is a qualitative approach research, combining the critical-action research and narrative research methods in order to answer in which terms a proposal of continuous training starting from the Collaborative Reflexive Authorship of a chemistry teaching program for first grade high school contributes to school chemistry knowledge rebuilding and to emancipating secundary school chemistry teachers autonomy? The training proposal was inspired in the spiral phases of action research: i. problem´s definition (lack of teachers´ autonomy in order to make possible the chemistry teaching program authorship); ii. Planning and reflection (critical reflection about conception and practices of authors-teachers to enable the Collaborative Reflexive Authorship); iii. Action (Collaborative Reflexive Authorship of chemistry teaching program to high school first grade); iv. Evaluation and replanning (analysis and critics about the production process of authors-teachers and their contributions to teachers’ autonomy expansion and learning of School Chemistry knowledge, besides the possibilities of spiral training expansion to other spaces which are placed by authors-teachers). The audios-recordings transcriptions of the group´s meeting, getting together with the writing productions of Chemistry teaching program, they are part of the research corpus which were analyzed by the discursive text analyzes which enabled the emergence of three analytic categories, to get to know: (i) reproduction versus authorship epistemological struggles in the chemistry teachers training. (ii) Collaborative Reflexive Authorship: rebuilding of school chemistry teaching knowledge and (iii) Teachers autonomy expansion of authors-teachers: living the training models transition. The results´ analyzes enabled me to defend the thesis that in continuous training processes, the Collaborative Reflexive Authorship of Chemistry teaching programs by secundary education teachers, enhanced by critical reflection in/of own teaching and rebuilding of School Chemistry Knowledge, it provides the specialized teachers knowledge, it guides the critical thinking in teaching decisions that enables and increases the teachers’ autonomy expansion. The results express that Collaborative Reflexive Authorship helps out the enhanced in studies and researches about Schools Chemistry Knowledge, building own meanings to the schools, in a rebuilding process focused in the teachers practices, having in mind the importance of connecting the common sense to the scientific one, in order to enable the knowledge curriculum production which is commited with critical students training. The continuous training proposal that was lived by us, it raised the emergence of important training principles to the professional development of experienced teachers of the schools, it was guided by the following structuring elements: (i) the collaborative reflection about the action; (ii) the curriculum production with a critical approach and (iii) the specialized teachers partnership in virtual environments. At last, the School Chemistry Knowledge rebuilding in collaborative curriculum production enhances the extension of expansion teachers autonomy, in a way that enables an epistemological shift of individual reproductive practices to the collaborative reflective authorship. |
Palavra-chave: | Autoria reflexiva coletiva Conhecimento químico escolar Autonomia docente emancipatória |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Collaborative reflective authorship School chemistry knowledge Teachers autonomy expansion |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | MESQUITA, Joyce Melo. Autoria reflexiva coletiva: reconstrução do conhecimento químico escolar e autonomia emancipatória de professores de química. 2023. 207 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5891 |
Data defesa documento: | 23-Jun-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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