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http://ri.ufmt.br/handle/1/5892
Tipo documento: | Tese |
Título: | O design pedagógico de cursos de Pedagogia em EAD de São Luís - MA : análise do processo formativo do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Silva, Márcia Valéria Melo e |
Orientador(a): | Moura, Anna Regina Lanner de |
Membro da Banca: | Moura, Anna Regina Lanner de |
Membro da Banca: | Neres, Raimundo Luna |
Membro da Banca: | Palma, Rute Cristina Domingos da |
Membro da Banca: | Costa, Manoel dos Santos |
Membro da Banca: | Lopes, Celi Espasandin |
Resumo : | Esta tese investiga O Design Pedagógico do Curso de Pedagogia em EaD de São Luís - MA: análise do processo formativo do professor que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Objetiva analisar as características pedagógicas de formação do design pedagógico de dois Cursos de Pedagogia em Educação com habilidades para o ensino a distância no município de São Luís, especificamente no que diz respeito à formação do professor de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo por referência a formação para a prática reflexiva. Um dos cursos pertence à rede pública, e o outro, à rede particular, e ambos oferecem Licenciatura em Pedagogia EaD. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujos dados têm proveniência empírica e bibliográfica, realizada em duas instituições de ensino superior do município de São Luís do Maranhão. Como instrumento para a coleta dos dados empíricos, foram utilizados questionários, entrevistas e o diário de campo da pesquisadora. Participaram da pesquisa cinco alunas, quatro professoras e a gestora/coordenadora de cada um dos dois cursos pesquisados. No que diz respeito à teoria da reflexão na formação de professores, o quadro teórico de apoio e fundamentação é constituído por pesquisadores da temática proposta. As categorias de análise, em síntese, convergiram para a formação para o ensino de Matemática. Com relação às alunas, as respostas evidenciaram que elas não se sentem seguras ou preparadas para ensinar Matemática, pois os objetos de conhecimento relacionados ao ensino de Matemática no curso não são capazes de suprir as lacunas que elas alegam trazer da trajetória escolar. No que tange às professoras, os resultados convergiram no sentido de que não dominam a Matemática, não possuem fundamentos para ensinar Matemática, consideram a carga horária das disciplinas relacionadas à Matemática insuficientes, ressentem-se da falta de tecnologias mais modernas para ensinar Matemática e dos investimentos que privilegiam os custos em detrimento da qualidade da educação. Também apontam que o improviso e o arranjo são parte da rotina do curso e das atividades curriculares. No segmento gestão/coordenação, o estudo constatou que ambas as gestoras têm experiência em EaD, mas isso não é decisivo para mudar as fragilidades estruturais que o curso nessa modalidade apresenta, que abrangem o planejamento, avaliação, práticas pedagógicas, interação via plataforma, entre outras. Concluiu-se que seria necessária uma reestruturação em todo o processo de construção do design pedagógico, para se obter uma formação no âmbito do proposto nesta tese, que implica uma concepção dinâmica de planejamento e ações diferenciadas, alinhada a um repensar críticoreflexivo, e que se fundamenta na dialogicidade da educação a distância, contribuindo com o processo de difusão do conhecimento no contexto educacional do curso de Licenciatura em Pedagogia EaD. |
Resumo em lingua estrangeira: | This thesis investigates The Pedagogical Design of the Long Distance Education Pedagogy Course in São Luís - MA: analysis of the formative process of the teacher who teaches Mathematics in the early years of Elementary School. It aims to analyze the pedagogical characteristics of formation of the pedagogical design of two Courses of Pedagogy in Education with skills for long distance learning in the city of São Luís, specifically with regard to the formation of Mathematics teachers in the beginning of Elementary School, having as reference the training for reflective practice. One of the courses belongs to the public network, and the other, to the private network, and both offer “Licenciatura” in Long Distance Learning Pedagogy. This is a research carried out in two higher education institutions in the city of São Luís do Maranhão, with a qualitative approach whose data have empirical and bibliographic origin. As an instrument for collecting empirical data, questionnaires with open questions were used to obtain free responses from the subjects. Five students, four teachers and the manager/coordinator of each of the two researched courses participated in the research. With regard to the theory of reflection in teacher training, the theoretical framework of support and foundation is made up of researchers on this subject. The categories of analysis, in summary, converged to the formation for the teaching of Mathematics. With regard to the students, the answers showed that they do not feel safe or prepared to teach Mathematics, as the objects of knowledge related to the teaching of Mathematics in the Course are not able to fill the gaps that they claim to bring from their school trajectory. With regard to the teachers, the results converge in the sense that they do not master Mathematics, do not have fundamentals to teach Mathematics, consider the workload of subjects related to Mathematics insufficient, resent the lack of more modern technologies to teach Mathematics and the investments privilege costs over the quality of education. They also point out that improvisation and arrangement are part of the course routine and curricular activities. In the management/coordination segment, the study found that both managers have experience in Long Distance Education, but this is not decisive to change the structural weaknesses that the Course in this modality presents, ranging from planning, evaluation, pedagogical practices, interaction via platform, among others. It is concluded that a restructuring of the entire process of construction of the pedagogical design is necessary in order to obtain training within the scope of what is proposed in this thesis, which implies a dynamic conception of planning and differentiated actions, aligned with a critical-reflective rethinking and it is based on the dialogicity of distance education, contributing to the process of knowledge diffusion in the educational context of the “Licenciatura” in Pedagogy Long Distance Education course. |
Palavra-chave: | Design reflexivo Formação de professores Ensino de matemática Educação a distância Pedagogia |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teacher training Pedagogical design Mathematics teaching Long distance education Pedagogy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | SILVA, Márcia Valéria Melo e. O design pedagógico de cursos de Pedagogia em EAD de São Luís - MA: análise do processo formativo do professor que ensina matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 171 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5892 |
Data defesa documento: | 14-Mar-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
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