Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5902
Tipo documento: Tese
Título: Por uma pedagogia surda : narrativas de licenciandos surdos da área das ciências naturais-química
Autor(es): Amoedo, Francisca Keila de Freitas
Orientador(a): Lima, Tânia Maria de
Membro da Banca: Lima, Tânia Maria de
Membro da Banca: Gonzaga, Amarildo Menezes
Membro da Banca: Chassot, Attico Inacio
Membro da Banca: Gianotto, Adriano de Oliveira
Membro da Banca: Mariani, Fábio
Resumo : No Brasil, a presença de pessoas surdas nas instituições educativas é um grande desafio das políticas oficiais. Embora tenham ocorrido avanços nas últimas décadas em termos de inclusão, é preciso considerar que não basta garantir a elas o direito de acesso à educação formal. É imperativo garantir também a permanência nas escolas e universidades, o que implica considerar os pressupostos da Pedagogia Surda. Essa questão é adotada como objeto de estudo desta pesquisa que se orienta pelo objetivo: Analisar narrativas de acadêmicos surdos sobre suas experiências no curso de licenciatura em Química do CESP-UEA, a fim visualizar aspectos pedagógicos demandados pela pessoa surda. Trata-se de uma pesquisa participante que envolveu pesquisadores surdos da Universidade do Estado do Amazonas – Campus Parintins. Essa opção metodológica justifica-se pelo entendimento de que não é pertinente tratar licenciandos surdos como meros informantes de dados, uma vez que eles têm experiências de vida que podem potencializar a produção de pesquisas realizadas em colaboração, notadamente, quando se trata da educação que interessa ao povo surdo. As experiências narradas no âmbito deste estudo fizeram com que os acadêmicos surdos exercessem o protagonismo como docentes em formação num contexto em que as mudanças decorrentes da pandemia causada pela covid19 exigiram novos métodos de ensino e de aprendizagens. Tais experiencias foram narradas pelos participantes de forma individual através de vídeo, em seguida foram transcritas pelo programa Transcriber, organizadas e devolvidas aos participantes da pesquisa que puderam expor suas considerações, retirar ou acrescentar o que consideraram pertinente. Posteriormente, as narrativas foram submetidas ao software Iramuteq. O amparo teórico para o desenvolvimento das análises é fundamentado nos estudos culturais, mais especificamente, no campo dos estudos surdos. É dada prioridade para autores surdos que expressam posicionamentos teóricos a favor da Pedagogia Surda. Dados indicam que no CESP-UEA vem ocorrendo avanços no campo das políticas de inclusão de surdos, especialmente em cursos de licenciatura. As narrativas de acadêmicos surdos da licenciatura em química indicam que pessoas surdas têm interesses nessa área do conhecimento e, com base nas experiências vividas no curso, podem contribuir na produção de políticas de inclusão na educação básica, notadamente no que se refere à educação em ciências naturais e em química.
Resumo em lingua estrangeira: In Brazil, the presence of deaf people in educational institutions is a major challenge of official policies. Although there have been advances in recent decades in terms of inclusion, we must consider that it is not enough to guarantee them the right of access to formal education. It is also imperative to guarantee their permanence in schools and universities, which implies considering the assumptions of Deaf Pedagogy. This issue is adopted as the object of study of this research, which is guided by the objective: To analyze narratives of deaf scholars about their experiences in the undergraduate course in Chemistry at CESP-UEA, in order to view pedagogical aspects demanded by the deaf person. This is a participant research that involved deaf researchers at the Amazonas State University - Parintins Campus. This methodological option is justified by the understanding that it is not appropriate to treat deaf students as mere informants of data, since they have life experiences that can enhance the production of research carried out in collaboration, especially when it comes to education that interests the deaf people. The experiences narrated within this study made the deaf scholars to exercise protagonism as teachers in training in a context in which the changes resulting from the pandemic caused by the covid-19 required new methods of teaching and learning. These experiences were narrated by the participants individually through video, then were transcribed by the Transcriber program, organized and returned to the research participants who could expose their considerations, remove or add what they considered relevant. Afterwards, the narratives were submitted to the Iramuteq software. The theoretical support for the development of the analysis is based on cultural studies, more specifically, in the field of deaf studies. Priority is given to deaf authors who express theoretical positions in favor of Deaf Pedagogy. Data indicate that in CESP-UEA has been occurring advances in the field of inclusion policies for the deaf, especially in undergraduate courses. The narratives of deaf undergraduate students in chemistry indicate that deaf people have interests in this area of knowledge and, based on experiences in the course, can contribute to the production of inclusion policies in basic education, particularly with regard to education in natural sciences and chemistry.
Palavra-chave: Formação de professores surdos
Educação superior
Licenciatura em química
Pedagogia surda
CESP - UEA
Palavra-chave em lingua estrangeira: Deaf teacher education
Higher education
Undergraduate in chemistry
Deaf pedagogy
CESP - UEA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: AMOEDO, Francisca Keila de Freitas. Por uma pedagogia surda: narrativas de licenciandos surdos da área das ciências naturais-química. 2023. 170 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5902
Data defesa documento: 31-May-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

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