Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5903
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMauso, Ana Paula Truzzi-
dc.date.accessioned2024-09-09T16:05:05Z-
dc.date.available2023-12-20-
dc.date.available2024-09-09T16:05:05Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.citationMAUSO, Ana Paula Truzzi. Conhecimento especializado de licenciandos de Matemática mobilizado em ação formativa sobre geometria espacial. 2023. 197 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/5903-
dc.description.abstractThis research aimed to analyse the specialized mathematical knowledge of mathematics undergraduate students in the distance learning modality of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso (IFMT), at the Bela Vista Campus, during a formative action involving spatial geometry, more specifically, the subject of prisms, pyramids, and their relations. The data were collected virtually during a ten-hour formative action synchronous and asynchronous meetings, between March and April, in 2022. The research follows the interpretative paradigm, being exploratory in nature, with an interpretative focus and a qualitative methodological approach. The analysis of the specialised knowledge that participants in their initial mathematics teaching training used in the formative action included systematic comparisons between the units of analysis (excerpts from the transcripts), the definitions of the MTSK categories and subdomains and the theoretical lens of textual discourse analysis. The research identified MTSK domains and subdomains in several moments of the formative action, with a greater presence of Knowledge of Topics and a lesser presence of Knowledge of the Structure of Mathematics, leading us to propose guidelines to strengthen the initial formation of mathematics teachers related to spatial geometry.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2024-07-08T13:38:56Z No. of bitstreams: 1 TESE_2023_Ana Paula Truzzi Mauso.pdf: 4284520 bytes, checksum: fc57d19da13f7a2e1ca6b23f115bfba1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2024-09-09T16:05:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2023_Ana Paula Truzzi Mauso.pdf: 4284520 bytes, checksum: fc57d19da13f7a2e1ca6b23f115bfba1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-09T16:05:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2023_Ana Paula Truzzi Mauso.pdf: 4284520 bytes, checksum: fc57d19da13f7a2e1ca6b23f115bfba1 (MD5) Previous issue date: 2023-08-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConhecimento especializado de licenciandos de Matemática mobilizado em ação formativa sobre geometria espacialpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordConhecimento especializado do professor de matemáticapt_BR
dc.subject.keywordLicenciatura em matemáticapt_BR
dc.subject.keywordEnsino a distânciapt_BR
dc.subject.keywordFormação inicialpt_BR
dc.subject.keywordAção formativapt_BR
dc.subject.keywordGeometria espacialpt_BR
dc.contributor.advisor1Wielewski, Gladys Denise-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4154014326253864pt_BR
dc.contributor.referee1Wielewski, Gladys Denise-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4154014326253864pt_BR
dc.contributor.referee2Darsie, Marta Maria Pontin-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8469435827236724pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1154426775709134pt_BR
dc.description.resumoEsta investigação analisou o conhecimento especializado mobilizado por licenciandos do curso superior de Licenciatura em Matemática (Modalidade de Ensino a Distância) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Campus Bela Vista, durante ação formativa envolvendo a geometria espacial, mais especificamente, o conteúdo referente a prismas, pirâmides e suas relações. A coleta de dados ocorreu em ambiente virtual por meio da execução de ação formativa compreendendo uma carga horária total de trinta horas distribuídas em encontros síncronos e assíncrono, no período entre março a abril de 2022. A investigação segue o paradigma interpretativo, possuindo um caráter exploratório, com enfoque interpretativo e encaminhamento metodológico qualitativo. A análise do conhecimento especializado do professor de matemática em situação de formação inicial mobilizado durante a execução da ação formativa envolveu comparações sistemáticas entre as unidades de análise (trechos das transcrições) e as definições das categorias dos subdomínios do MTSK, fazendo uso da lente teórica da análise textual discursiva. A pesquisa mostrou a presença dos domínios e subdomínios do MTSK em diversos momentos da ação formativa, com maior presença do Conhecimento de Tópicos Matemáticos e menor presença do Conhecimento da Estrutura da Matemática, levando-nos a propor orientações para fortalecer a formação inicial de professores de matemática relacionadas à geometria espacial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Mathematics teacher expertisept_BR
dc.subject.keyword2Mathematics undergraduate educationpt_BR
dc.subject.keyword2Distance learningpt_BR
dc.subject.keyword2Initial trainingpt_BR
dc.subject.keyword2Formative actionpt_BR
dc.subject.keyword2Spatial geometrypt_BR
dc.contributor.referee3Souto, Daise Lago Pereira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5081235663667172pt_BR
dc.contributor.referee4Moriel Junior, Jeferson Gomes-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0929859728060256pt_BR
dc.contributor.referee5Montes, Miguel Angel Rojas-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6492884206660874pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2023_Ana Paula Truzzi Mauso.pdf4.18 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.