Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5903
Tipo documento: Tese
Título: Conhecimento especializado de licenciandos de Matemática mobilizado em ação formativa sobre geometria espacial
Autor(es): Mauso, Ana Paula Truzzi
Orientador(a): Wielewski, Gladys Denise
Membro da Banca: Wielewski, Gladys Denise
Membro da Banca: Darsie, Marta Maria Pontin
Membro da Banca: Souto, Daise Lago Pereira
Membro da Banca: Moriel Junior, Jeferson Gomes
Membro da Banca: Montes, Miguel Angel Rojas
Resumo : Esta investigação analisou o conhecimento especializado mobilizado por licenciandos do curso superior de Licenciatura em Matemática (Modalidade de Ensino a Distância) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Campus Bela Vista, durante ação formativa envolvendo a geometria espacial, mais especificamente, o conteúdo referente a prismas, pirâmides e suas relações. A coleta de dados ocorreu em ambiente virtual por meio da execução de ação formativa compreendendo uma carga horária total de trinta horas distribuídas em encontros síncronos e assíncrono, no período entre março a abril de 2022. A investigação segue o paradigma interpretativo, possuindo um caráter exploratório, com enfoque interpretativo e encaminhamento metodológico qualitativo. A análise do conhecimento especializado do professor de matemática em situação de formação inicial mobilizado durante a execução da ação formativa envolveu comparações sistemáticas entre as unidades de análise (trechos das transcrições) e as definições das categorias dos subdomínios do MTSK, fazendo uso da lente teórica da análise textual discursiva. A pesquisa mostrou a presença dos domínios e subdomínios do MTSK em diversos momentos da ação formativa, com maior presença do Conhecimento de Tópicos Matemáticos e menor presença do Conhecimento da Estrutura da Matemática, levando-nos a propor orientações para fortalecer a formação inicial de professores de matemática relacionadas à geometria espacial.
Resumo em lingua estrangeira: This research aimed to analyse the specialized mathematical knowledge of mathematics undergraduate students in the distance learning modality of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Mato Grosso (IFMT), at the Bela Vista Campus, during a formative action involving spatial geometry, more specifically, the subject of prisms, pyramids, and their relations. The data were collected virtually during a ten-hour formative action synchronous and asynchronous meetings, between March and April, in 2022. The research follows the interpretative paradigm, being exploratory in nature, with an interpretative focus and a qualitative methodological approach. The analysis of the specialised knowledge that participants in their initial mathematics teaching training used in the formative action included systematic comparisons between the units of analysis (excerpts from the transcripts), the definitions of the MTSK categories and subdomains and the theoretical lens of textual discourse analysis. The research identified MTSK domains and subdomains in several moments of the formative action, with a greater presence of Knowledge of Topics and a lesser presence of Knowledge of the Structure of Mathematics, leading us to propose guidelines to strengthen the initial formation of mathematics teachers related to spatial geometry.
Palavra-chave: Conhecimento especializado do professor de matemática
Licenciatura em matemática
Ensino a distância
Formação inicial
Ação formativa
Geometria espacial
Palavra-chave em lingua estrangeira: Mathematics teacher expertise
Mathematics undergraduate education
Distance learning
Initial training
Formative action
Spatial geometry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: MAUSO, Ana Paula Truzzi. Conhecimento especializado de licenciandos de Matemática mobilizado em ação formativa sobre geometria espacial. 2023. 197 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5903
Data defesa documento: 30-Ago-2023
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2023_Ana Paula Truzzi Mauso.pdf4.18 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.