Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5904
Tipo documento: | Tese |
Título: | Folhetos de cordel no ensino de física : um estudo de caso em escolas dos municípios de Paulo Ramos e São Luís Gonzaga do Maranhão |
Autor(es): | Silva, André Flávio Gonçalves |
Orientador(a): | Moreira, Marco Antônio |
Membro da Banca: | Moreira, Marco Antônio |
Membro da Banca: | Silva, Maria de Fátima Vilhena da |
Membro da Banca: | Nicot, Yuri Expósito |
Membro da Banca: | Paulo, Iramaia Jorge Cabral de |
Membro da Banca: | Neide, Ítalo Gabriel |
Resumo : | O ensino de física, por mais que possua avanços significativos, ainda existe um problema apontado por Charles Percy Snow em 1950, que já relatava ser um problema de, pelo menos, 50 anos atrás: a cultura científica não dialoga com cultura humanística, o que acarreta em prejuízo para a humanidade como um todo e permanece cada cultura dialogando e produzindo isoladamente. Os folhetos de cordel, que sempre tiveram uma função educativa, principalmente no nordeste brasileiro, e que utilizam os conhecimentos locais para dialogar com o seu público, buscou-se com essa pesquisa, realizar apontamentos a respeito de como ocorre a relação do ensino de física com os folhetos de cordel em escolas na região campesina do Maranhão. Desenvolver uma sequência de ensino para utilização dos folhetos de cordel no Ensino de Física, principalmente, para o regime da pedagogia da alternância e uma análise a partir da intervenção em escolas de região campesina do Maranhão. A elaboração da sequência de ensino foi baseada na sequência desenvolvida pelo professor e pesquisador Augusto Nobre e a Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica. Após a elaboração da sequência, foi realizada uma aplicação em projeto piloto de 10 horas em três escolas, duas do município de Paulo Ramos e outra em São Luís Gonzaga do Maranhão, sendo dividida em discentes e docentes. Por fim, foi possível perceber que algumas etapas, da sequência didática desenvolvida, acabam coexistindo de maneira natural. Também foi evidenciada a preocupação na aquisição de folhetos para utilização e o acolhimento da proposta foi determinado pelo conhecimento dos folhetos e surpresa na utilização para o Ensino de Ciências. Diante da elaboração e aplicação, nota-se a necessidade de pesquisas futuras para preencher a lacuna que trata de folhetos de cordel no Ensino de Ciências, mais especificamente, no Ensino de Física em escolas do/no campo e que trabalham com Pedagogia da Alternância. |
Resumo em lingua estrangeira: | The teaching of physics, despite its significant advances, there is still a problem pointed out by Charles Percy Snow in 1950, who already reported that it was a problem from at least 50 years ago: scientific culture does not dialogue with humanistic culture, which entails damage to humanity as a whole and each culture remains dialoguing and producing in isolation. The cordel booklets, which have always had an educational function, mainly in the Brazilian northeast, and which use local knowledge to dialogue with their audience, this research sought to make notes about how the relationship between physics teaching occurs with cordel booklets in schools in the rural region of Maranhão. To develop a teaching sequence for the use of cordel booklets in Physics Teaching, mainly, for the alternation pedagogy regime and an analysis based on the intervention in schools in the rural region of Maranhão. The elaboration of the teaching sequence was based on the sequence developed by the teacher and researcher Augusto Nobre and the Theory of Critical Meaningful Learning. After preparing the sequence, a 10-hour pilot project was applied in three schools, two in the city of Paulo Ramos and another in São Luís Gonzaga, Maranhão, divided into students and teachers. Finally, it was possible to perceive that some stages of the developed didactic sequence end up coexisting in a natural way. Concern was also evident in the acquisition of leaflets for use and acceptance of the proposal was determined by knowledge of the leaflets and surprise in using them for Science Teaching. In view of the elaboration and application, there is a need for future research to fill the gap that deals with cordel booklets in Science Teaching, more specifically, in Physics Teaching in schools in/in the countryside and that work with Pedagogy of Alternation. |
Palavra-chave: | Interdisciplinaridade Ciências naturais Ciências humanas Folhetos de cordel Ensino de física |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Interdisciplinarity Natural sciences Human sciences Cordel booklets Physics teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM |
Referência: | SILVA, André Flávio Gonçalves. Folhetos de cordel no ensino de física: um estudo de caso em escolas dos municípios de Paulo Ramos e São Luís Gonzaga do Maranhão. 2023. 172 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5904 |
Data defesa documento: | 24-Apr-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2023_André Flávio Gonçalves Silva.pdf | 3.76 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.