Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/593
Tipo documento: Dissertação
Título: Flash mob : práticas midiáticas e a intervenção urbana em tempos de cibercultura
Autor(es): Martins, Fernando Gil Paiva
Orientador(a): Gushiken, Yuji
Membro da Banca: Gushiken, Yuji
Membro da Banca: Osório, Patrícia Silva
Membro da Banca: Serpa, Angelo Szaniecki Perret
Resumo : Por meio da perspectiva da comunicação como ciência da cultura (LIMA, 2011), esta pesquisa evidencia, no início do século XXI, a dimensão midiática de flash mobs no uso do ciberespaço e na atualização de multidões organizadas para um acontecimento que faz diferença no cotidiano da experiência urbana globalizada. Flash mobs são entendidos como agrupamentos e dispersões instantâneos em praças, parques, estações, etc. com mobilização prévia em redes sociais. Para localizar flash mobs como intervenções contemporâneas, sete casos relevantes de vídeos (registros) do YouTube foram selecionados para compor um panorama descritivo de flash mobs, bem como a comparação a outros exemplos, como os happenings, nos anos 1960, cuja mobilização era anterior à internet. Os casos selecionados, no Brasil e em metrópoles do mundo, contribuem para formar um conceito de flash mob, situado desde sua criação, em 2003, Nova York, pelo jornalista Bill Wasik. Com isso, esta pesquisa interdisciplinar se constrói aportada pela comunicação, a partir de conceitos como: a cidade (Sennett); a performance (Schechner); a cibercultura (Lemos; Lévy); o não-lugar, o lugar e o entre-lugar (Augé; Serpa; Castrogiovanni; e Tuan); as trocas e a dádiva (Mauss; Simmel; e Lévi-Strauss); o espaço, o tempo e a pausa (Tuan); a globalização (Ianni), e outros.
Resumo em lingua estrangeira: Based on the perspective of communication as Science of Culture (LIMA, 2011), this research clarifies, in the beginning of the 21st century, the media dimension of flash mobs in the use of cyberspace and in the actualization of organized multitudes for something that makes difference in the daily urban globalized experience. Flash mobs can be understood as instantaneous gatherings and spreads in squares, parks, stations, etc. with a previous mobilization through social networks. To localize flash mobs as contemporary interventions, seven relevant cases of videos (registers) have been selected from YouTube to compose a descriptive panorama of flash mobs, as well as the comparison to other examples, as the happenings in the 1960‟s, which mobilization was pre-internet. The selected cases, in Brazil and some metropolises in the world, contribute to conceptualize flash mobs, situated since its creation, in New York, 2003, by journalist Bill Wasik. Furthermore, this interdisciplinary research, supported by communication, reunites some concepts like: the city (Sennett); the performance (Schechner); Cyberculture (Lemos; and Lévy); non-place, place and in-between (Augé; Serpa; Castrogiovanni; and Tuan); changes and gifts (Mauss; Simmel; and Lévi-Strauss); space, time and pause (Tuan); globalization (Octavio Ianni); etc.
Palavra-chave: Cibercultura
Flash mob
Práticas midiáticas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Cyberculture
Flash mobs
Media practices
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: MARTINS, Fernando Gil Paiva. Flash mob: práticas midiáticas e a intervenção urbana em tempos de cibercultura. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/593
Data defesa documento: 5-Apr-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Fernando Gil Paiva Martins.pdf2.58 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.