Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/5959
Tipo documento: Dissertação
Título: Vulnerabilidades à prática do turismo no Mercado do Porto de Cuiabá - Mato Grosso
Autor(es): Marretto, Anselmo Roberto
Orientador(a): Bordest, Suise Monteiro Leon
Membro da Banca: Bordest, Suise Monteiro Leon
Membro da Banca: Vilarinho Neto, Cornélio Silvano
Membro da Banca: Guimarães, Solange Terezinha de Lima
Membro da Banca: Garcia Netto, Luiz da Rosa
Resumo : O objetivo central desta pesquisa foi o de levantar e analisar as principais vulnerabilidades que obstaculizam o desenvolvimento do turismo no Mercado do Porto de Cuiabá, na percepção dos atores sociais do lugar. Especificamente, buscou-se: a) Verificar se o local Mercado do Porto exerce atração turística; b) Dimensionar se a zona de prostituição presente nas cercanias do Mercado apresenta óbices ao fluxo de turistas na área em estudo; c) Levantar como a presença de adictos nas cercanias do Mercado influencia no fluxo de turistas; d) Avaliar as condições do saneamento básico no Mercado do Porto e seu entorno; e) Inquirir acerca das ações esperadas ao fomento da atividade turística no Mercado do Porto, considerando a preparação de Cuiabá para o Mundial de Futebol de 2014 (Copa do Pantanal). A orientação Metodológica da pesquisa se assentou na abordagem qualiquantitativa, empregando as ferramentas do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), que possibilitam a identificação e construção de sujeitos e discursos coletivos distintos, por meio da análise de material individual e da extração das ideias centrais (IC) que se articulam com o conteúdo das ideias centrais semelhantes, discursos-síntese que expressam as representações sociais de uma coletividade (Lefèvre & Lefèvre, 2003). Para a coleta de dados foi aplicado formulário diferenciado para cada segmento: policiais civis e militares, funcionários da Prefeitura de Cuiabá lotados no Mercado do Porto, moradores do Bairro do Porto, comerciantes e clientes do Mercado em situação de venda e compra. Os resultados alcançados indicam que uma parcela significativa dos entrevistados estigmatiza e segrega, de maneira pungente, as prostitutas e os adictos que atuam e circulam pelas suas cercanias. São críticos com relação ao abandono do local, sobremaneira no que se refere às condições da precariedade do saneamento básico da área do Mercado e adjacências, espaço tradicional e berço da cidade de Cuiabá, não poupando duras críticas à omissão dos poderes públicos locais e supra locais. No entanto, a despeito dos pontos negativos apontados, a maioria dos entrevistados considera o Mercado do Porto local que atrai os turistas que visitam Cuiabá, sendo que um número expressivo deles externou expectativas positivas de melhorias infraestruturais e estéticas no Mercado do Porto, bem como na cidade como um todo, elementos geradores de benefícios capazes de incrementar ainda mais o fluxo de turistas.
Resumo em lingua estrangeira: The main objective of this research was to collect and analyze key vulnerabilities that hinder the development of tourism in Port Market of Cuiabá, in the perception of social actors in place. Specifically aimed to: a) Verify if the location Market Port exerts tourist attraction b) Check if the prostitution zone on the outskirts of the existing market presents obstacles to the flow of tourists in the study area, c) Verify if the presence of addicts in Market neighborhoods, presents obstacles to the flow of tourists in the study area; d) Assess the conditions of sanitation in the area of Port Market and its surrounding e) Inquire about expected actions to promote tourism in Port Market, Cuiabá considering preparing for the World Cup in 2014. The methodological orientation of the research was a qualitative and quantitative approach, employing the Collective Subject Discourse (CSD), which enables identification and construction of different subjects and collective discourses, through the analysis of individual material and the extraction of the core ideas (IC), composing themselves with the contents of similar core ideas, synthetic discourses that express the social representations of a collectivity (Lefèvre & Lefèvre, 2003). To collect the data we applied a different form for each segment: civil and military police, employees of the City of Cuiabá in crowded Port Market, Market traders and residents of the Port District, Market customers in shopping situationº The results indicate that a significant portion of respondents stigmatize and segregate poignantly prostitutes and addicts who roam the act and its surroundings. They are critical of the abandonment of the site, above all, with regard to conditions of precarious sanitation of Market area and vicinity, a traditional space, birthplace of the city of Cuiabá, not sparing harsh criticism of the omission of the public authorities and local supra locations. However, despite the critical points indicated, the majority of respondents considered the Port Market a place that attracts tourists visiting Cuiabá and yet a significant number of survey reveals expectations of good structural and aesthetic improvements to the Port Market as well as the city as a whole, with its benefits to increase the flow of tourists in Port Market.
Palavra-chave: Cuiabá
Mercado do Porto
Turismo
Cultura
Palavra-chave em lingua estrangeira: Cuiabá
Port Market
Tourism
Culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Referência: MARRETTO, Anselmo Roberto. Vulnerabilidades à prática do turismo no Mercado do Porto de Cuiabá - Mato Grosso. 2013. 152 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/5959
Data defesa documento: 22-Apr-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - POSGEO – Dissertações de mestrado

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