Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/5983
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A ludicidade como estratégia no ensino de física no ensino fundamental |
Autor(es): | Fonseca, João Ferreira |
Orientador(a): | Oliveira Neto, Frederico Ayres de |
Membro da Banca: | Oliveira Neto, Frederico Ayres de |
Membro da Banca: | Barros, Marcelo Paes de |
Membro da Banca: | Pires, Marcelo Oliveira da Costa |
Membro da Banca: | Moraes, Mariuce Campos de |
Resumo : | Qualquer ação que requer uma concentração espontânea de energias com objetivos de proporcionar um bem estar, pode ser definida como lúdico. Como recurso pedagógico auxilia os estudantes a minimizar as dificuldades, potencializar novos conceitos, adotando uma aprendizagem ativa, harmônica, prazerosa e protagonizar seu aprendizado. Uma Alfabetização Científica lúdica, permite aos estudantes compreender seu universo, ter acesso a novas culturas e conhecimentos de maneira mais ativa. Muitos desafios precisam ser ainda superados em sala de aula: aulas maçantes, metodologias antiquadas, formação docente inadequada, a matematização da física. Apresentar aulas mais prazerosas, agradáveis e eficientes através de ferramentas facilitadoras da aprendizagem é um caminho. A ludicidade e o recurso pedagógico “Maleta Dinâmica”, são apresentados neste trabalho, onde pretende-se melhorar o interesse, o desempenho e o aprendizado nas aulas, principalmente de física. Vygotsky, Piaget, Wallon, Bruner e outros contemporâneos fundamentam a proposta trabalhada. Este trabalho discorre sobre a transversalidade da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem. Para consolidar o aprendizado, o brainstorming e mapas mentais foram apresentados e construídos ao longo das atividades. Os recursos lúdicos foram facilitadores do entendimento de conceitos de Cinemática. Com os estudantes do ensino fundamental Isaac Newton foi o protagonista. A comparação das respostas permitiu observar a evolução da aprendizagem sobre os conceitos, pois envolve o seu brincar no cotidiano. Com graduandos em licenciatura e professores da educação básica, a pesquisa buscou compreender o papel da utilização de recursos lúdicos em ambiente pedagógico. Arquimedes auxilia nos conceitos como centro de gravidade de figuras planas, equilíbrio, balanças e alavancas, corpos volumétricos. Propostas de elaboração com materiais de baixo custo, fazendo parte integrante da “maleta”. A análise das respostas aos questionários esclareceu que os recursos lúdicos e o produto educacional motivaram os estudantes do ensino fundamental e forneceu o processo de ensino e aprendizagem. |
Resumo em lingua estrangeira: | Any action that requires a spontaneous concentration of energies with the objective of providing well-being can be defined as playful. As a pedagogical resource, it helps students to minimize difficulties, potentiate new concepts, adopting an active, harmonious, pleasurable learning process and lead their learning. A playful Scientific Literacy, allows students to understand their universe, have access to new cultures and knowledge in a more active way. Many challenges still need to be overcome in the classroom: boring classes, outdated methodologies, inadequate teacher training, the mathematization of physics. Presenting more pleasant, pleasant and efficient classes through tools that facilitate learning is one way. The playfulness and the pedagogical resource "Maleta Dinâmica" are presented in this work, where it is intended to improve interest, performance and learning in classes, especially physics. Vygotsky, Piaget, Wallon, Bruner and other contemporaries support the proposed proposal. This work discusses the transversality of playfulness in the teaching and learning process. To consolidate learning, brainstorming and mind maps were presented and built throughout the activities. The playful resources facilitated the understanding of Kinematics concepts. With elementary school students Isaac Newton was the protagonist. Comparing the answers allowed us to observe the evolution of learning about the concepts, as it involves playing in everyday life. With undergraduate students and teachers of basic education, the research sought to understand the role of the use of recreational resources in a pedagogical environment. Archimedes helps with concepts such as the center of gravity of plane figures, balance, scales and levers, volumetric bodies. Proposals for elaboration with low-cost materials, forming an integral part of the “suitcase”. The analysis of the answers to the questionnaires clarified that the playful resources and the educational product motivated the elementary school students and provided the teaching and learning process. |
Palavra-chave: | Alfabetização científica Ludicidade Física Estratégia de ensino |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Scientific literacy Playfulness Physics Teaching strategy |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | FONSECA, João Ferreira. A ludicidade como estratégia no ensino de física no ensino fundamental. 2021. 168 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/5983 |
Data defesa documento: | 10-Dec-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2021_João Ferreira Fonseca - Prod. Educacional.pdf | 1.65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
DISS_2021_João Ferreira Fonseca.pdf | 5.69 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.