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Tipo documento: Dissertação
Título: Cultura maker e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem de geometria nos anos iniciais da educação básica
Autor(es): Espindola, Laura Cristini Ramos Dias
Orientador(a): Malavazi, Mazílio Coronel
Coorientador: Barbosa, Edson Pereira
Membro da Banca: Negreiros, Cláudia Landin
Membro da Banca: Feistel, Roseli Adriana Blümke
Membro da Banca: Barbosa, Edson Pereira
Resumo : Nesta pesquisa dedicou-se ao desenvolvimento de um Produto Educacional que contribua comas práticas dos professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, visando um ensino interdisciplinar de Geometria. Para isso foi realizada uma revisão da literatura sobre o ensino de Geometria nos Anos iniciais, análise de documentos oficiais que orientam a Educação Básica, identificação dos objetos de conhecimento e habilidades requeridas para esse nível escolar no que compete às áreas envolvidas na pesquisa e levantamento estatístico de proficiência em Matemática nos Anos Iniciais em nível Federal, Estadual e Municipal, com base em dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) dos anos de2017(Relatório) e 2019 (Planilhas). Com base no diagnóstico realizado, o Produto Educacional foi pensado e elaborado sob a perspectiva de trazer para seu contexto a ludicidade, uma vez que as pesquisas indicam seu potencial para motivar as crianças no processo de aprendizagem. Além disso, verificou-se, em artigos científicos, que o desenvolvimento de atividades lúdicas favorece o ensino interdisciplinar e, portanto, se constitui em elemento com potencial de colaborar com a proposta de interdisciplinaridade entre Geometria e Artes Plásticas e Literárias. Nesse contexto, o Produto Educacional é composto por um Livro Paradidático, associado a material didático manipulável (brinquedo pedagógico) e uma Sequência Didática, cujo processo de construção é detalhado neste trabalho. Compreende-se que apenas oportunizar materiais didáticos não é o suficiente para assegurar o aproveitamento devido, sendo importante articular estratégias eficientes para a sua aplicação. Dessa forma, considerando o contexto desta pesquisa e a importância atribuída ao aprendizado pautado na experimentação e manipulação de objetos, visando uma aprendizagem mais compreensível e prazerosa, possibilitando a formação de alunos autônomos, criativos e críticos, foi proposto, como viés metodológico, a Cultura Maker que preconiza uma aprendizagem “mão na massa”, ou seja, aprendizado a partir da prática. Por oportuno, a Cultura Maker comunga com os princípios de Lev Seminiovich Vygotysky, que presume o desenvolvimento cognitivo do indivíduo por meio da interação social e dá destaque à importância do(a) brinquedo/brincadeira no aprendizado das crianças. Além disso, como forma de aplicar e validar o Produto Educacional e sua contribuição aos professores que ensinam Matemática nos Anos iniciais do Ensino Fundamental, foi realizada uma Formação Continuada em formato de Projeto de Extensão, com carga horária de 40 horas, cujos dados produzidos são apresentados e discutidos no decorrer deste trabalho.
Resumo em lingua estrangeira: In this research was dedicated to the development of an Educational Product that contributesto the teachers practices who teach Mathematics in the Initial Years of ElementarySchool,aiming at an interdisciplinary teaching of Geometry. For this, a literature reviewabout theteaching of Geometry in the Early Years was carried out, analysis of official documentsthatguide Basic Education, identification of objects of knowledge and skills requiredfor thisschool level in relation to the areas involved in the research and statistical surveyofproficiency in Mathematics in the Initial Years at the Federal, State and Municipal levels,with based on data from the Basic Education Assessment System (SAEB) for the years2017(Report) and 2019 (Spreadsheets). Based on the diagnosis made, the Educational Productwas designed and elaborated under the perspective of bringing playfulness to its context,since the researches indicates its potential to motivate children in the learning process. Inaddition, it was found, in scientific articles, that the development of playful activities favorsinterdisciplinary teaching and, therefore, constitutes in element with the potential tocollaborate with the proposal of interdisciplinarity between Geometry and Visual andLiteraryArts. In this context, the Educational Product is composed by a Paradidactic Book, associatedwith handy didtic material (pedagogical toy) and a Didactic Sequence, which the constructionprocess is detailed in this work. It is understood that just providing didatic materialsisnotenough to ensure proper use, it being important to articulate efficient strategies for theirapplication. Thus, considering the research context and the importance attributedtolearningbased on experimentation and manipulation of objects, aiming at a more understandableandpleasant learning, enabling the formation of autonomous, creative and critical students, it wasproposed, as a methodological bias, the Culture Maker that advocates a "hands-on" learning,that is, learning from practice. Appropriately, Maker Culture shares the principles of LevSeminiovich Vygotysky, that assumes the individual's cognitive development throughsocialinteraction and highlights the importance of toys/play in children's learning. In addition, asaway of applying and validating the Educational Product and its contribution to teacherswhoteach Mathematics in the early years of Elementary School, a Continuing Educationwascarried out in the form of an Extension Project, with a workload of 40 hours, whichtheproduced data are presented and discussed in the course of this work.
Palavra-chave: Geometria espacial
Literatura infantil
Material didático manipulável
Interdisciplinaridade
Formação continuada
Palavra-chave em lingua estrangeira: Spatial geometry
Children's literature
Manipulating didactic material
Interdisciplinarity
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - PPGECM
Referência: ESPINDOLA, Laura Cristini Ramos Dias. Cultura maker e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem de geometria nos anos iniciais da educação básica. 2022. 378 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/6005
Data defesa documento: 16-Aug-2022
Aparece na(s) coleção(ções):CUS - ICNHS - PPGECM - Dissertações de mestrado

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